Sumários
Aula 9 - A coreografia do texto e o texto da coreografia
5 Abril 2017, 16:30 • margarida moura
A coreografia do texto e o texto da coreografia
Recursos:
personagens, textos, palavras que dançam, registos diferentes,
reinterpretação coreográfica. Voz e texto com e sem recurso à personagem. Trabalho em aula conducente à avaliação individual a decorrer na próxima aula.
Aquecimento
- BARQUEIRINHO e VELHINHA falado e cantado em diferentes registos. Trabalho em pequenos grupos.
O estudante traz o
figurino da coreografia do texto para ser avaliada na próxima aula. Devem ter
em atenção: a) ousarem nas dinâmicas do texto coreografado, b) incluir a/o
personagem; c) ousarem, arriscar, sair da zona de conforto, ser verdadeiro na
interpretação; d) utilizarem registos diferentes do "normal"; e) reproduzirem o movimento com e sem texto.
BIbliografia:
Payne, H. (1990). Creative movement & dance in groupwork. Bicester: Winslow Press. (FMH/DAN – 220).
Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.
Aula 8 - Texto em movimento
29 Março 2017, 16:30 • margarida moura
- Exercícios de voz e texto
.. Aquecendo a voz (“Barqueirinho” e
“Velhinha” soletrada, falada, muito devagar; sons mais profundos e mais
superficiais com e sem significado).
.. Explorar sentimentos opostos: Amor-Raiva; Autoridade-Medo; Felicidade-Desespero; Paixão-Ódio, com recurso exclusive da frase “os ovos são de chocolate”. Trabalho em pequenos grupos.
.. Texto sentido. Interpretação dos textos individuais com diferentes registos, alto, baixo, lento e rápido.
- Inicio à construção do texto em movimento e do movimento do texto
Tarefa formativa para a próxima aula: Criar a “COREOGRAFIA DO TEXTO e o texto da coreografia”, apenas um fragmento, 1 parágrafo organizando uma sequência integradora de 3 estímulos diferentes: 1) texto e movimento em sincronização, 2) só o movimento do texto, 3) texto e movimento num registo diferente do "normal". A forma como se ligam (1-2-3, 1-3-2, 2-1-3, 2-3-1, ...) os 3 estímulos fica à decisão do estudante
Aula 7 - Experimentação e vivência da personagem
22 Março 2017, 16:30 • margarida moura
Experimentação e vivência da personagem em contexto real de interação com o outro e com o envolvimento circundante. Espaço exterior à sala de aula.
Reflexão conjunta sobre os aspectos mais e menos conseguidos na realização do exercício de vivência da personagem.
Os estudantes enviam por e-mail 3 aspectos positivos e 3 aspectos menos conseguidos neste exercício da personagem.
Aula 6 - Palavras que dançam e conhecimento da personagem
15 Março 2017, 16:30 • margarida moura
O
processo de criação e de improvisação do personagem em movimento através de
temas, textos, ideias, frases e conceitos. A distinção entre 2 tipos de
projetos: criativo e de criação adaptado ao personagem.
- Conhecimento da caraterização da personagem: identificação, gostos,
experiências, limitações, possibilidades, etc. Apresentação das personagens aos
colegas.
A – JOGOS DE APRESENTAÇÃO – com o objetivo de facilitar o contexto para a expressão dramática e teatral.
SORRISOS E CARETAS – ... EM RODA, altera-se sempre sorriso e careta.
Atenção: manterem-se sérios durante o jogo fazendo pequenas pausas entre o colocar e o retirar dos sorrisos e caretas. Todo o movimento feito deve ser muito claro e pode ser aumentado.
B – JOGOS DE CRIAÇÃO / INTERPRETAÇÃO
PALAVRAS QUE DANÇAM:
Recordam a sequência
criada, na aula anterior - voz e
movimento. Incluem o refrão SEM PALAVRAS (mãos tapam a cara, palmas para fora
(SEM) brs alongam pendem sobre o corpo com as palmas das mãos para fora, cabeça
para o chão e joelhos fletidos.
Tarefa avaliativa e formativa para a próxima aula: Trazer figurino da personagem (para vivência da personagem em contexto de aula).
Referências bibliográficas:
Fontes, Martins (2001). Manual do ator. C. Stanislavski. S. Paulo.
Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.
Aula 5 - Palavras que Dançam, Texto, Criação da Personagem
8 Março 2017, 16:30 • margarida moura
A
mensagem organizada. As características e os significados das mensagens não
verbais. Codificação e descodificação da mensagem. O significado da mensagem. O
intérprete e o interpretante. Interação simbólica.
O corpo portador de mensagem. O corpo narrativo. Construção e desconstrução da
mensagem.
- A expressão vocal (duração de um som, sustentação, aceleração e retardamento
de sons diferentes). Qualidades do som e de emissão sonora. Sons espontâneos e
intencionais. A respiração, a altura do som, o volume da voz, a velocidade da
emissão. A entoação. Efeitos da alternância. Silêncio e emissão sonora.
- Consciencialização do movimento realçando a postura e naturalidade de
expressão.
- Exploração de diferentes espaços: próprio, partilhável, coletivo.
JOGOS DE APRESENTAÇÃO (com o objetivo de facilitar o contexto para a expressão
dramática e teatral) - sem contacto e com evidente utilização do factor
"C" (concentração): "sorrisos e caretas" e "olho-te e troco de lugar".
JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEPÇÕES
(com o objetivo de apelar ao desenvolvimento sensorial e ás capacidades
de atenção e concentração privilegiando-se a comunicação não verbal,
conducentes a uma relação de confiança e cumplicidade com os outros): "objetos criativos".
JOGOS DE RESPIRAÇÃO, VOZ E HISTÓRIAS (com o objetivo de desenvolver a oralidade
e estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de partida,
explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e coletiva):
"aquecendo as cordas vocais", "respiração com texto e em movimento" de acordo com diferentes registos (textos individuais e "velhinha".
JOGOS DE CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO / MOVIMENTO (com o objetivo de relacionar o
movimento e sua interpretação com a expressão e comunicação - movimento
expressivo): “palavras que dançam, com e sem inclusão da palavra. Inicio da
"construção da personagem".
Referências bibliográficas:
Fontes, M. (2001). Manual do ator. C. Stanislavski. S. Paulo.
Rooyackers, P. (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.
Stanislavki, C. (1986). A construção da personagem. 4ª ed. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro.
Spolin, V. (2001a). Improvisação para o Teatro. Col. Estudos. Editora Perspectiva. S. Paulo, Brasil.
Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.