Sumários

Corpo e Espaço

8 Outubro 2018, 10:00 Elisabete Monteiro

Vivência de duas aulas com a preocupação de organizar por grau de complexidade, de duas aulas, de cada um dos fatores, evidenciando como se adaptaria a diferentes idades. Discussão do trabalho vivenciado.

No final as estudantes e apesar do background que transportam em termos de Desenvolvimento Motor e de Controlo e Aprendizagem, manifestaram dificuldades em entendera adequação das atividades relativamente a idades mais baixas.
Assim, decidiu-se que em vez de se realizar uma abordagem transversal, se adoptaria a partir da próxima aula por uma abordagem horizontal.


Estádios de desenvolvimento

4 Outubro 2018, 11:30 Elisabete Monteiro

Uma vez que as estudantes não realizaram a tarefa solicitada, houve necessidade de realizar um enquadramento conceptual relativamente aos estádios de desenvolvimento relativamente ao que pode ser determinante aquando do planeamento de uma aula de dança criativa, idades, 1-4; 5-7; 8-12; adolescentes; adultos, seniores.

Foi ainda apresentada uma listagem de objetivos de natureza: cognitiva, afetiva, motora, social. Após isto os estudantes escolheram (em grupo) um objetivo de cada e foram desafiados a analisar se teriam (ou não) sido abordados nos conteúdos já abordados.
Pretendeu-se assim sublinhar que os conteúdos deverão servir os objetivos, como intenções de aprendizagem e que esta está depende dos estágios de desenvolvimento da população alvo.
No final houve ainda necessidade de esclarecer algumas dúvidas. As estudantes foram ainda incentivadas a relembrar o que foi dado no âmbito do Desenvolvimento Motor e do Controlo e Aprendizagem. 

Bibliografia
Gilbert, A. G. (2015). Creative Dance for all ages. Human Kinetic Publishers (2nd edition)


T1. Progressão pedagógica

2 Outubro 2018, 10:30 Maria João Alves

Continuação do trabalho em pequenos grupos de construção da progressão de dança teatral, acompanhada pela docente nomeadamente a nível da organização dos conteúdos, interligação entre os movimentos e adequação ao acompanhamento musical.


Jogo de movimento - identidade

1 Outubro 2018, 10:00 Elisabete Monteiro

Vivenciaram-se 2 jogos: o 'Nome e Movimento' pretendendo-se que a uma apresentação correspondesse a caracterização de cada elemento implicado, conhecendo e dando-se a conhecer, tendo portanto, além do carácter psicomotor um objetivo essencialmente de natureza afetiva; o 'Agarra e foge' que incidiu essencialmente em competências do ponto de vista social, de cooperação entre si.

As estudantes foram solicitadas a apresentar dois desenvolvimentos/variantes de cada jogo.
No final foi solicitado que os estudantes respondessem na próxima aula a duas questões: que pré requisitos seriam necessários para realizar as variantes do jogo definidas; que objetivos, de que natureza foram definidos para serem trabalhados com os conteúdos propostos.


T1. Progressão pedagógica

28 Setembro 2018, 11:00 Maria João Alves

Continuação do trabalho em pequenos grupos de construção da progressão de dança teatral, acompanhada pela docente nomeadamente a nível da organização dos conteúdos, interligação entre os movimentos e adequação ao acompanhamento musical.