Sumários

Jogo de movimento - 3 folhas de papel

27 Setembro 2018, 11:30 Elisabete Monteiro

O jogo de movimento trabalhou não só a coordenação, como o tempo (lento e rápido) e, mais tarde a cooperação quando foi desenvolvido a pares ou em trio.

Existiu sempre o suporte musical, determinando quer a cadência, como a textura e, ainda, a correspondência entre a frase musical e a frase de movimento solicitada. Pretendeu-se assim consciencializar para a importância da acuidade musical e do próprio ritmo aliada ao gesto, determinando uma maior ou menor complexidade da tarefa.
Foi ainda solicitado que em pequenos grupos criassem uma progressão pedagógica para a situação vivenciada. No final após apresentação, procedeu-se a uma breve discussão do trabalho realizado.


T1. Progressão pedagógica

25 Setembro 2018, 10:30 Maria João Alves

Continuação do trabalho em pequenos grupos de construção da progressão de dança teatral, acompanhada pela docente nomeadamente a nível da organização dos conteúdos, interligação entre os movimentos e adequação ao acompanhamento musical.


Jogo de Movimento - folha de papel

24 Setembro 2018, 10:00 Elisabete Monteiro

Vivência de um jogo de movimento 'Palmas de Papel', na sua versão original e depois exemplificando com diferentes variações, complexidades a desenvolver ao longo de várias aulas, incidindo sobre: o corpo; o ritmo/tempo; o contacto.

Foi ainda explorado a noção da 'memória' do movimento realizado com o objeto, como uma das formas possíveis de desenvolvimento da capacidade criativa.
As estudantes individualmente construíram uma pequena sequência de movimento, observada, analisada e apreciada pelas restantes colegas, mediante critérios fornecidos pela docente.
Esclarecimento de dúvidas.


Início da Tarefa 1

21 Setembro 2018, 11:00 Maria João Alves

A organização dos conteúdos em sequências de movimento que reflitam objetivos operacionais da dança teatral ocidental, nomeadamente de dança contemporânea/moderna.

A noção de progressão pedagógica.

Explicação da tarefa de construção de exercícios para aplicação na fase de climax de uma aula de dança contemporânea, segundo a noção de progressão e através dos fatores de movimento (dinâmica, espaço, tempo e interrelações.

Adequação da atividade e conteúdos (skills de dança sequenciados) de acordo com o âmbito de intervenção, a população alvo e os objectivos a alcançar.



A dança criativa - contextualização e enquadramento conceptual

20 Setembro 2018, 11:30 Elisabete Monteiro

Alguns dos principais conceitos envolvidos no âmbito da dança criativa. Especial destaque para o papel dos mediadores expressivos/estímulos.

A educação expressiva e o conceito de jogo, como 'um estado potencial de experimentação e criatividade constante'.
Exemplo de algumas das atividades expressivas e a sua natureza lúdica.
A Arte como um meio de expressão: enquanto expressões integradas, arte-educação e educação artística.
Apresentação da estrutura de uma aula de movimento criativo. Apresentação das diferentes partes constituintes. Reflexão conjunta e esclarecimento de dúvidas.
Apresentação de algumas fontes de movimento dançado.
Introdução às áreas de conteúdo a trabalhar no âmbito da dança criativa. Pretende-se colocar a ênfase nos processos criativos, da experimentação e da descodificação da linguagem da dança.
Visionamento de alguns exemplos no contexto da dança criativa para diferentes grupos etários: crianças, jovens, adultos e idosos. Apresentado ainda um exemplo relativo a uma população com necessidades especiais e de como essa intervenção foi realizada.
As alunas foram ainda desafiadas a visionar quer um site (http://dancecreative.org), assim como um documentário no âmbito de um projeto europeu).