Sumários

Desporto e Mobilidade

7 Dezembro 2021, 10:00 Ana Santos

1. Investigação e apresentação de um grupo de estudantes

Conceitos: Mobilidade

Questão:  Que espaço de jogo e brincadeira nas ruas das cidades?

Andar a pé e brincar na rua: exemplos que desenvolvem o gosto pela modalidade.

2. Arguência por parte de outro grupo.

3. Discussão alargada à turma. 

 

Furness, Z. (2010). One less car: Bicycling and the politics of automobility. Temple University Press.

Santos, A. (2019). “Desporto e Mobilidade.” In Gestão Do Desporto Compreender Para Gerir, edited by Correia and Biscaia, 295–316. Cruz Quebrada: FMH.

Sheller, M., & Urry, J. (2006). The new mobilities paradigm. Environment and planning A38(2), 207-226.


Desporto e Mobilidade

6 Dezembro 2021, 15:00 Ana Santos

1. Investigação e apresentação de um grupo de estudantes

Conceitos: Mobilidade

Questão:  Que espaço de jogo e brincadeira nas ruas das cidades?

Andar a pé e brincar na rua: exemplos que desenvolvem o gosto pela modalidade.

2. Arguência por parte de outro grupo.

3. Discussão alargada à turma. 

 

Furness, Z. (2010). One less car: Bicycling and the politics of automobility. Temple University Press.

Santos, A. (2019). “Desporto e Mobilidade.” In Gestão Do Desporto Compreender Para Gerir, edited by Correia and Biscaia, 295–316. Cruz Quebrada: FMH.

Sheller, M., & Urry, J. (2006). The new mobilities paradigm. Environment and planning A38(2), 207-226.


Desporto e Mobilidade

6 Dezembro 2021, 13:00 Ana Santos

1. Investigação e apresentação de um grupo de estudantes

Conceitos: Mobilidade

Questão:  Que espaço de jogo e brincadeira nas ruas das cidades?

Andar a pé e brincar na rua: exemplos que desenvolvem o gosto pela modalidade.

2. Arguência por parte de outro grupo.

3. Discussão alargada à turma. 

 

Furness, Z. (2010). One less car: Bicycling and the politics of automobility. Temple University Press.

Santos, A. (2019). “Desporto e Mobilidade.” In Gestão Do Desporto Compreender Para Gerir, edited by Correia and Biscaia, 295–316. Cruz Quebrada: FMH.

Sheller, M., & Urry, J. (2006). The new mobilities paradigm. Environment and planning A38(2), 207-226.


Surf

3 Dezembro 2021, 13:00 Ana Santos

Apresentação da investigação realizada por um grupo  sobre Surf tendo como guias de orientação, na análise sócio-histórica o seguinte:

  1.  A tecnologia de suporte. Que materiais e símbolos se inventam? Os novos materiais induzem alguma inovação ao nível das técnicas de corpo? 
  2. O aparecimento de novos bem materiais: equipamentos, instalações, etc. e, por exemplo, a sua relação com o bater de recordes; 
  3. Inovação e/ou invenção de bens simbólicos: por exemplo, recordes e suas hierarquias, as medalhas e a chama olímpica, as insígnias das Associações e dos clubes, etc.

Referências e Bibliografia: para além da existente na biblioteca do Módulo os estudantes exploram outras fontes (tendo em linha de conta a sua fiabilidade e credibilidade).

  1. Tecnologia e Treino dos corpos - comparação com outras modalidades e com outros países.
  2. Existe uma Antropometria dos corpos para cada modalidade / especialidade / posição em campo?
  1. A tecnologia de suporte e sucesso olímpico e nos Campeonatos do Mundo - comparar com outros países com igual população.
  2. O aparecimento de novos bem materiais: equipamentos, instalações, etc. e, por exemplo, a sua relação com o bater de recordes; 
  3. Gráfico dos recordes analisar quebras (H e M) em função tecnologias de suporte (materiais usados nas pranchas para deslizarem mais rápido), inovação nas técnicas de execução (exemplo: Fosbury Flop no salto em altura)  Os novos materiais induzem alguma inovação ao nível das técnicas de corpo? Geografia da prática desportiva - lugares icónicos, países singulares em determinados desportos.
  4. Competição desportiva e discriminação social (positiva e negativa).


Vela

3 Dezembro 2021, 09:30 Ana Santos

Apresentação da investigação realizada por um grupo  sobre Atletismo tendo como guias de orientação, na análise sócio-histórica o seguinte:

  1.  A tecnologia de suporte. Que materiais e símbolos se inventam? Os novos materiais induzem alguma inovação ao nível das técnicas de corpo? 
  2. O aparecimento de novos bem materiais: equipamentos, instalações, etc. e, por exemplo, a sua relação com o bater de recordes; 
  3. Inovação e/ou invenção de bens simbólicos: por exemplo, recordes e suas hierarquias, as medalhas e a chama olímpica, as insígnias das Associações e dos clubes, etc.

Referências e Bibliografia: para além da existente na biblioteca do Módulo os estudantes exploram outras fontes (tendo em linha de conta a sua fiabilidade e credibilidade).

  1. Tecnologia e Treino dos corpos - comparação com outras modalidades e com outros países. 
  2. Existe uma Antropometria dos corpos para cada modalidade / especialidade / posição em campo?
  1. A tecnologia de suporte e sucesso olímpico e nos Campeonatos do Mundo - comparar com outros países com igual população. 
  2. O aparecimento de novos bem materiais: equipamentos, instalações, etc. e, por exemplo, a sua relação com o bater de recordes; 
  3. Gráfico dos recordes analisar quebras (H e M) em função tecnologias de suporte (materiais usados nas pranchas para deslizarem mais rápido), inovação nas técnicas de execução (exemplo: Fosbury Flop no salto em altura)  Os novos materiais induzem alguma inovação ao nível das técnicas de corpo? Geografia da prática desportiva - lugares icónicos, países singulares em determinados desportos.
  4. Competição desportiva e discriminação social (positiva e negativa).