Sumários
Capacidades Motoras - Flexibilidade
10 Abril 2019, 10:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Introdução ao estudo da flexibilidade aplicada a situações de dança. Nomenclatura. Hipermobilidade e hipomobilidade. A sua importância para a execução de grande parte dos skills/habilidades técnicas da dança. Factores que influenciam a flexibilidade. Papel do tecido muscular e sua elasticidade. As estruturas não elásticas (ligamentos, tendões, articulações). Idade, sexo e nível de atividade física. Tipos de flexibilidade. Classificações existentes.
Bibliografia:
- Xarez, L. (2012).Treino em Dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH.
- Freitas, S. R. (2010). Flexibilidade e Alongamento: um Modelo Taxonómico. Santo António dos Cavaleiros: Gnosies.Capacidades de suporte das ações motoras
10 Abril 2019, 09:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Delimitação conceptual e classificações mais comuns das capacidades motoras. Os critérios bioenergéticos. Factores condicionantes. A treinabilidade das capacidades. As componentes (determinantes) da condição física. As capacidades físicas e as capacidades psicomotoras, segundo Fleishman (1982). Conceito de condição física e de
fitness e suas componentes. Revisão das classificações existentes.
Bibliografia:
Avaliação – Frases de Movimento e Componentes das ações motoras
5 Abril 2019, 13:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Análise do comportamento motor em dança
3 Abril 2019, 10:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Observação e registo de comportamento motor de intérpretes da dança teatral ocidental, no que respeita aos seguintes grupos de variáveis: frases de movimento, ações motoras e componentes das ações motoras. Exercícios práticos e discussão de situações de dúvida quanto à classificação dos comportamentos observados.
Frases, ações e componentes
3 Abril 2019, 09:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
A estruturação do comportamento motor em dança através dos conceitos de frase de movimento, ação motora e componente da ação motora. Conceito de unidade estrutural do discurso coreográfico. Analogias com as frases musicais e literárias. Os critérios para a divisão de coreografias em frases de movimento: lógica cinética, pausa respiratória e ponto alto. Observação de frases de movimento em dança. Formas de registo e alguns exemplos através do visionamento de videogramas. Utilização do SOCMD para registo, notação e análise das frases realizadas.
Apresentação das principais componentes das ações motoras em dança. As variáveis de Laban: corpo, espaço, tempo e energia. A diversidade das componentes como critério para distinguir duas ações da mesma categoria. Exemplos: tipo de apoio, nível espacial, rotação externa membros inferiores, direção, configuração, número e tipo de segmentos nos gestos, dinâmica dos gestos, complexidade, etc. A associação entre determinadas componentes e os géneros e estilos coreográficos.
Bibliografia: