Sumários
Capacidades Coordenativas – Ritmo (tempo motor)
24 Abril 2019, 10:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
A treinabilidade das capacidades coordenativas. O exemplo do ritmo. A noção de tempo motor próprio ou espontâneo. Situações de exercício para identificação da zona de conforto e dos seus limites. Utilização do metrónomo e das seguintes categorias:
largo, larghetto, adagio, andante, moderato, allegro, presto, prestíssimo. Exercícios a solo e a pares.
Bibliografia:
- Xarez, L. (2012).Treino em Dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 10).
- Xarez, L. (2013). Entrainment in Ballroom Dances: The Influence of the Pair in the Synchronization with the Music. International Symposium on Performance Science (ISPS), Vienna, Austria, 28-31 August. A. Williamon & W. Goebl (Eds). Proceedings of the ISPS 2013, pp.141-145. Brussels, Belgium: European Association of Conservatoires (AEC), Brussels, Belgium. ISBN 9782960137804.
- Xarez, L. (2011). Dances of Cape Verde: Tempo, Preferences and Entrainment. International Symposium on Performance Science (ISPS), Toronto, Canada, 24-27 August. A. Williamon, D. Edwards & L. Bartel (Eds). Proceedings of the ISPS 2011, pp.209-214. Utrecht, The Netherlands: Association Europpéenne des Conservatoires (AEC). ISBN 9789490306021.Capacidades coordenativas para dançar
24 Abril 2019, 09:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Identificação das capacidades coordenativas necessárias ao ato de dançar. Situações de dança exemplificativas de cada uma das suas componentes. O controlo motor nas habilidades motoras complexas do movimento dançado. A coordenação interpessoal nas danças a pares.
A treinabilidade dos equilíbrios em dança. O alinhamento dos segmentos corporais e a base de sustentação (ponta e meia ponta). Equilíbrios estáticos e dinâmicos. Coordenação dos segmentos corporais nas voltas e nos saltos. Alguns exemplos típicos: em retiré, attitude, arabesque; pirouettes e fouettés. A abordagem propriocetiva.
A treinabilidade do ritmo em dança. A noção de tempo motor próprio ou espontâneo. Situações de exercício para identificação da zona de conforto e dos seus limites. Utilização do metrónomo e das seguintes categorias: largo, larghetto, adagio, andante, moderato, allegro, presto, prestíssimo.
Bibliografia:
- Xarez, L. (2012).Treino em Dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 10).
- Xarez, L. (2013). Entrainment in Ballroom Dances: The Influence of the Pair in the Synchronization with the Music. International Symposium on Performance Science (ISPS), Vienna, Austria, 28-31 August. A. Williamon & W. Goebl (Eds). Proceedings of the ISPS 2013, pp.141-145. Brussels, Belgium: European Association of Conservatoires (AEC), Brussels, Belgium. ISBN 9782960137804.
- Xarez, L. (2011). Dances of Cape Verde: Tempo, Preferences and Entrainment. International Symposium on Performance Science (ISPS), Toronto, Canada, 24-27 August. A. Williamon, D. Edwards & L. Bartel (Eds). Proceedings of the ISPS 2011, pp.209-214. Utrecht, The Netherlands: Association Europpéenne des Conservatoires (AEC). ISBN 9789490306021.interrupção lectiva (páscoa)
17 Abril 2019, 10:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
interrupção lectiva (páscoa)
interrupção lectiva (páscoa)
17 Abril 2019, 09:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
interrupção lectiva (páscoa)
Capacidades Motoras - Força
12 Abril 2019, 13:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Introdução ao estudo da força aplicada a situações de dança. Nomenclatura. A sua importância para a execução de grande parte dos
skills/habilidades técnicas da dança. Factores que influenciam a produção de força. Idade, sexo e nível de atividade física. Tipos de força. Classificações existentes. Avaliação desta capacidade: testes comuns e testes específicos. Identificação de situações de dança (aulas, ensaios, espetáculos) em que esta qualidade se manifesta. Exemplos:
lifts,
developpés,
grand battements, impulsão nos saltos e desequilíbrios musculares.
Bibliografia:
- Xarez, L. (2012).Treino em Dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH.