Sumários

Observação e registo do movimento dançado

20 Março 2019, 09:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Características da observação científica. Quadros de referência. Níveis de Sistematização. Níveis de Formalização. A observação como processo deliberativo, sistemático, seletivo e instrumental. A recolha de informação orientada para a produção de natureza científica. A observação e as ciências (astronomia, zoologia, botânica, etologia, psicologia, etc.). Funções da observação: descritiva, avaliativa e heurística. A notação de movimentos: as funções de auxílio à composição coreográfica, de disseminação das obras coreográficas, de preservação de uma identidade e de estabelecimento de uma autoria legal (direitos de autor). Os principais sistemas de notação de movimento: Feuillet (1700), Laban (1928), Benesh (1956), Eshkol & Wachmann (1958). Os sistemas de notação e as outras metodologias de preservação das danças: tradição oral e registos em vídeo e filmes. Sistemas de notação e a sua evolução para sistemas de observação e de análise do movimento dançado.

Bibliografia:

- Anguera, M.T. (1978). Metodología de la Observación en las Ciencias Humanas. Madrid: Cátedra.

 - Xarez, L. & Carvalheiro, S. (2004). Observar as Danças. Estudos em Dança, 7/8, Jan./Dez. (pp.43-50) Ed. A.P. Batalha. Cruz Quebrada: FMH Edições.

- Xarez, L. (2011). The Notation of Movements in Contemporaneity. 2nd International Musical Itineraries Forum “Music and Gesture”. Lisboa (Centro Cultural de Belém), 28-30 October. Abstracts Book, p.30-31.


Ações motoras em dança – gestos e posturas

15 Março 2019, 13:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Gestos: O isolamento dos diversos segmentos corporais, a partir de um apoio fixo. Noção de movimento segmentar como critério chave para a identificação destas ações motoras. Componentes críticas dos Gestos. A dinâmica.
- Posturas: Noção de imobilidade sobre apoio estável (posturas) como critério para a identificação destas ações motoras. Componentes críticas das posturas. Estabilidade dos apoios. O papel da respiração na manutenção dos momentos de imobilidade.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. (CD-rom) Cruz Quebrada: FMH Edições.


Avaliação - teste

13 Março 2019, 10:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Teste escrito para avaliação na disciplina.


Revisões da matéria leccionada

13 Março 2019, 09:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Aula de revisão da matéria e preparação para o teste.


Ações motoras em dança - deslocamentos e passos

8 Março 2019, 13:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Deslocamentos: o ritmo dos apoios, o tipo dos apoios e a exploração do andar. Noção de apoios cíclicos como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.

- Passos: Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente as transferências de apoio de dois para um pé, de um para dois pés, de um para o outro, tendo em conta as partes do pé (apoio total, meia-ponta, etc.). Noção de transferência de peso típica como critério chave para a identificação destas ações motoras.

- Situações de exercício envolvendo a descoberta das principais componentes destas ações motoras. Construção de frases de movimento centradas nas ações motoras referidas.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. (CD-rom) Cruz Quebrada: FMH Edições.