Sumários

As atividades da dança

28 Fevereiro 2018, 13:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

A polimorfia da dança e a necessidade da sua classificação. As classificações existentes: a classificação de Serre (1984) como exemplo. As categorias de Serre (arcaicas, clássicas, modernas, populares, popularizadas e contemporâneas) e outras tipologias existentes no uso corrente. Os casos particulares da dança teatral ocidental e a oferta dos estúdios de dança.

Bibliografia:
- Serre, J.C. & Rousier, C. (1983). Un Lieu Universitaire Pour la Danse. In J.C. Serre (Ed.) La Recherche en Danse, 2, 4-12. Paris: Ed. Chiron S.A.


Ações motoras em dança com objetos

22 Fevereiro 2018, 13:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Aula centrada nas ações motoras realizadas com bolas suíças. O contacto como constrangimento para identificar as diferentes ações. As diferentes ações motoras (saltos, deslocamentos, equilíbrios, quedas, etc.) realizadas a partir de diferentes partes do corpo em contacto com o objecto. Construção de frases de movimento individuais, a partir dessas ações motoras, realizadas sempre em contacto com o objecto. A classificação das ações motoras em dança.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. (CD-rom) Cruz Quebrada: FMH Edições.


Identificação do Movimento Dançado

21 Fevereiro 2018, 14:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Traços identificadores do ato de dançar. Características do movimento dançado: a organização temporal específica, o acento formal e a estrutura cinética. Identificação do ato de dançar pelas características do movimento ou pelas condições do contexto. O “andar” como exemplo. Situações do quotidiano, passagem de modelos, marcha atlética e da dança. A “forma” como palavra-chave para a identificação do movimento dançado. As produções convergentes e divergentes dos movimentos humanos.

Bibliografia:

- Rodrigues, L.X. (1999). Morfologia do Movimento Dançado. Lisboa: FMH. (Tese de Doutoramento)

- Xarez, L.; Alves, M.J.; Cruz, I. & Antunes, S. (1992). A Dança no 1º Ciclo do Ensino Básico. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 5/6, 97-106.

- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. (CD-rom) Cruz Quebrada: FMH Edições.


Noção de Dança, Dimensões e Profissões

21 Fevereiro 2018, 13:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

A natureza multidisciplinar da dança. Diferenças entre expressão, representação e comunicação. Caracterização da dança como atividade humana complexa. O problema da identidade do ato de dançar para além das obras coreográficas. Traços característicos fundamentais. Extensões do conceito de dança. Dimensões da dança: artística, educativa, lúdica e terapêutica. Factores de complexidade na atividade de dançar: biológicos, técnicos, históricos, estéticos, geográficos, morais, culturais, etc. Profissões da dança ligadas às diferentes dimensões e domínios da dança.

Bibliografia:
- Bresnahan, Aili, "The Philosophy of Dance", The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Fall 2015 Edition), Edward N. Zalta (ed.), URL = <http://plato.stanford.edu/archives/fall2015/entries/dance/>.

- Batalha, A.P., Xarez, L. & Alves, M.J. (1996). Profissões da Dança: a Universidade Face ao Mercado de Trabalho. Actas do Seminário “Como Projectar a Educação Artística em Portugal”, 4º Congresso ELIA, pp. 18-21. Lisboa: edições FMH.

- Serre, J.C. & Rousier, C. (1983). Un Lieu Universitaire Pour la Danse. In J.C. Serre (Ed.) La Recherche en Danse, 2, 4-12. Paris: Ed. Chiron S.A.


Ações motoras em dança – saltos

15 Fevereiro 2018, 13:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Sessão centrada nos Saltos: Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente o tipo de apoio à partida e à chegada e o tipo de figura na fase aérea. Noção de fase aérea como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras. Situações de exercício envolvendo a descoberta das principais componentes destas ações motoras. Construção de frases de movimento centradas nas ações motoras referidas.

Bibliografia:

- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. (CD-rom) Cruz Quebrada: FMH Edições.