Sumários
As atividades da dança
28 Fevereiro 2018, 13:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
A
polimorfia da dança e a necessidade da sua classificação. As classificações
existentes: a classificação de Serre (1984) como exemplo. As categorias de
Serre (arcaicas, clássicas, modernas, populares, popularizadas e
contemporâneas) e outras tipologias existentes no uso corrente. Os casos
particulares da dança teatral ocidental e a oferta dos estúdios de dança.
Bibliografia:
-
Serre, J.C. & Rousier, C. (1983). Un Lieu Universitaire Pour la Danse. In
J.C. Serre (Ed.) La Recherche en Danse, 2, 4-12. Paris: Ed. Chiron S.A.
Ações motoras em dança com objetos
22 Fevereiro 2018, 13:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Aula
centrada nas ações motoras realizadas com bolas suíças. O contacto como
constrangimento para identificar as diferentes ações. As diferentes ações
motoras (saltos, deslocamentos, equilíbrios, quedas, etc.) realizadas a partir
de diferentes partes do corpo em contacto com o objecto. Construção de frases
de movimento individuais, a partir dessas ações motoras, realizadas sempre em
contacto com o objecto. A classificação das ações motoras em dança.
Bibliografia:
-
Xarez, L. (2001). Dança na Escola. (CD-rom) Cruz Quebrada: FMH Edições.
Identificação do Movimento Dançado
21 Fevereiro 2018, 14:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Traços
identificadores do ato de dançar. Características do movimento dançado: a organização
temporal específica, o acento formal e a estrutura cinética. Identificação do
ato de dançar pelas características do movimento ou pelas condições do
contexto. O “andar” como exemplo. Situações do quotidiano, passagem de modelos,
marcha atlética e da dança. A “forma” como palavra-chave para a identificação
do movimento dançado. As produções convergentes e divergentes dos movimentos
humanos.
Bibliografia:
-
Rodrigues, L.X. (1999). Morfologia do Movimento Dançado. Lisboa: FMH. (Tese de
Doutoramento)
- Xarez, L.; Alves, M.J.; Cruz, I. & Antunes, S. (1992). A Dança no 1º Ciclo do Ensino Básico. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 5/6, 97-106.
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. (CD-rom) Cruz Quebrada: FMH Edições.Noção de Dança, Dimensões e Profissões
21 Fevereiro 2018, 13:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
A
natureza multidisciplinar da dança. Diferenças entre expressão, representação e
comunicação. Caracterização da dança como atividade humana complexa. O problema
da identidade do ato de dançar para além das obras coreográficas. Traços
característicos fundamentais. Extensões do conceito de dança. Dimensões da
dança: artística, educativa, lúdica e terapêutica. Factores de complexidade na
atividade de dançar: biológicos, técnicos, históricos, estéticos, geográficos,
morais, culturais, etc. Profissões da dança ligadas às diferentes dimensões e
domínios da dança.
Bibliografia:
- Bresnahan, Aili, "The Philosophy
of Dance", The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Fall
2015 Edition), Edward N. Zalta (ed.), URL =
<http://plato.stanford.edu/archives/fall2015/entries/dance/>.
- Batalha, A.P., Xarez, L. & Alves, M.J. (1996). Profissões da Dança: a Universidade Face ao Mercado de Trabalho. Actas do Seminário “Como Projectar a Educação Artística em Portugal”, 4º Congresso ELIA, pp. 18-21. Lisboa: edições FMH.
- Serre, J.C. & Rousier, C. (1983). Un Lieu Universitaire Pour la Danse. In J.C. Serre (Ed.) La Recherche en Danse, 2, 4-12. Paris: Ed. Chiron S.A.
Ações motoras em dança – saltos
15 Fevereiro 2018, 13:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Sessão
centrada nos Saltos: Componentes críticas
das ações estudadas, nomeadamente o tipo de apoio à partida e à chegada e o
tipo de figura na fase aérea. Noção de fase aérea como critério chave para a
identificação deste tipo de ações motoras. Situações de exercício envolvendo a
descoberta das principais componentes destas ações motoras. Construção de
frases de movimento centradas nas ações motoras referidas.
Bibliografia:
-
Xarez, L. (2001). Dança na Escola. (CD-rom) Cruz Quebrada: FMH Edições.