Sumários
Técnica e Expressão
14 Fevereiro 2018, 14:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
As
relações contraditórias entre técnica e expressão. A ideia popularizada de que
a dança é sinónimo de expressão, criatividade e sensibilidade estética. A
expressão e a técnica no contexto da dança teatral. O expressionismo e o
tecnicismo como polos atrativos dessa contradição e o difícil equilíbrio entre
meios e fins. A expressão e a técnica no contexto do desenvolvimento humano.
Predominância de um dos lados da contradição ao longo da vida. Alguns exemplos.
A aquisição da linguagem e a diminuição da expressividade das crianças.
Bibliografia:
- Mauss, M. (1947/1972). Manual de Etnografia. Lisboa: Editorial Pórtico.
- Mauss, M. (1950/1974). Sociologia e Antropologia. São Paulo: EPU Lda.
- Xarez, L. (2006). O problema da expressão é a técnica. Dança e Movimento Expressivo. Actas do Seminário “Dança e Movimento Expressivo”. Cruz Quebrada: FMH.A Dança no contexto da Motricidade Humana
14 Fevereiro 2018, 13:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Polimorfia,
polissemia e outros factores de complexidade presentes no estudo da atividade
de dançar. Semelhanças e diferenças entre a dança e outras atividades
predominantemente motoras como o desporto ou a mímica. As diferenças nos
espetáculos e na sua preparação a partir das noções de tarefas abertas e
fechadas. Incerteza do resultado e guião do espetáculo. Regras e liberdade
criativa. Os "aesthetics sports": ginástica rítmica, natação
sincronizada e patinagem artística, e a aproximação da dança. No sentido
contrário o caso da desportivização das danças de salão ou "dança
desportiva". A comunicação direta e indireta com o público. A expressão de
ideias, sentimentos e emoções. A classificação dos jogos segundo R. Callois e a
sua aplicação na análise das diferenças entre dança e desporto, utilizando as
categorias do autor (competição, sorte, mimica/representação e vertigem).
Bibliografia:
-
Boilès, C. (1995). Dança. In R. Romano (ed): Soma/Psique-Corpo, Enciclopédia
Eunadi, 32, 291-303. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
- Callois, R. (1958). Les Jeux et les Hommes: la Masque et le Vertige. Paris : Ed. Galimard.
- Serre, J.C. (1984). La danse parmi les autres formes de la motricité. La Recherche en Danse, 3, 135-156
- Xarez, L.; Alves, M.J.; Cruz, I. & Antunes, S. (1992). A Dança no 1º Ciclo do Ensino Básico. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 5/6, 97-106.Introdução às Ações Motoras em Dança
8 Fevereiro 2018, 13:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Sessão
prática centrada nas ações motoras em dança (passos, deslocamentos, saltos,
quedas, posturas, equilíbrios, voltas e gestos) e na noção de frase de
movimento. Exercícios a dois a partir do contacto periférico (jogos do toque e
da pinça). Composição de frases de movimento na continuação dos exercícios
referidos.
Bibliografia:
- Rodrigues, L.X. (1992). A Classificação dos Movimentos Observáveis nas Diferentes Formas de Dança. Lisboa: F.M.H.. (PAPCC - Relatório de Aula)
- Rodrigues, L.X. (1999). Morfologia do Movimento Dançado. Lisboa: FMH. (Tese de Doutoramento)
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. (CD-rom) Cruz Quebrada: FMH Edições.Noções básicas de Sistemática
7 Fevereiro 2018, 14:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- As origens da sistemática nas ciências biológicas e sua transposição para as ciências humanas.
- Conceitos básicos e definições operacionais: sistemática, metaclassificação, taxinomia, taxóne, categoria, critérios e princípios taxinómicos.
- Processos de classificação e nomenclatura. As categorias como unidades funcionais.
- O trabalho pioneiro de Bloom (1956) e de Krathwohl (1964) para os domínios cognitivo e afectivo, respectivamente. A problemática da proliferação de classificações no domínio psicomotor.
Bibliografia:
- Rodrigues, L.X. (1992). A Classificação dos Movimentos Observáveis nas Diferentes Formas de Dança. Lisboa: F.M.H.. (PAPCC - Relatório de Aula)
- Rodrigues, L.X. (1999). Morfologia do Movimento Dançado. Lisboa: FMH. (Tese de Doutoramento)
- Simpson, G. (1989). Princípios de Taxonomia Animal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Dança e Sistemática da Motricidade Humana
7 Fevereiro 2018, 13:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Introdução ao estudo da Sistemática. A análise de movimento e as possíveis sistematizações dos conteúdos das danças.
- Objectivos, conteúdos e formas de avaliação neste bloco.
- Enquadramento do bloco na disciplina e no plano de estudos.
- A origem da sistemática nas ciências biológicas e sua adaptação nas ciências humanas. A necessidade de as ciências terem uma sistemática: nomenclatura e comunicação.
- Sistemática da Motricidade Humana e áreas de estudo: as atividades (dança clássica, dança moderna, etc.), as ações motoras (passos, voltas, saltos, etc.), as capacidades de suporte (força, flexibilidade, etc.) e as habilidades técnicas (battement, developpé, espiral, etc.).
Bibliografia:
- Programa da disciplina
- Rodrigues, L.X. (1992). A Classificação dos Movimentos Observáveis nas Diferentes Formas de Dança. Lisboa: F.M.H.. (PAPCC - Relatório de Aula)
- Rodrigues, L.X. (1999). Morfologia do Movimento Dançado. Lisboa: FMH. (Tese de Doutoramento)