Sumários

Técnica e Expressão

14 Fevereiro 2018, 14:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

As relações contraditórias entre técnica e expressão. A ideia popularizada de que a dança é sinónimo de expressão, criatividade e sensibilidade estética. A expressão e a técnica no contexto da dança teatral. O expressionismo e o tecnicismo como polos atrativos dessa contradição e o difícil equilíbrio entre meios e fins. A expressão e a técnica no contexto do desenvolvimento humano. Predominância de um dos lados da contradição ao longo da vida. Alguns exemplos. A aquisição da linguagem e a diminuição da expressividade das crianças.

Bibliografia:

- Mauss, M. (1947/1972). Manual de Etnografia. Lisboa: Editorial Pórtico.

- Mauss, M. (1950/1974). Sociologia e Antropologia. São Paulo: EPU Lda.

- Xarez, L. (2006). O problema da expressão é a técnica. Dança e Movimento Expressivo. Actas do Seminário “Dança e Movimento Expressivo”. Cruz Quebrada: FMH.


A Dança no contexto da Motricidade Humana

14 Fevereiro 2018, 13:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Polimorfia, polissemia e outros factores de complexidade presentes no estudo da atividade de dançar. Semelhanças e diferenças entre a dança e outras atividades predominantemente motoras como o desporto ou a mímica. As diferenças nos espetáculos e na sua preparação a partir das noções de tarefas abertas e fechadas. Incerteza do resultado e guião do espetáculo. Regras e liberdade criativa. Os "aesthetics sports": ginástica rítmica, natação sincronizada e patinagem artística, e a aproximação da dança. No sentido contrário o caso da desportivização das danças de salão ou "dança desportiva". A comunicação direta e indireta com o público. A expressão de ideias, sentimentos e emoções. A classificação dos jogos segundo R. Callois e a sua aplicação na análise das diferenças entre dança e desporto, utilizando as categorias do autor (competição, sorte, mimica/representação e vertigem).

Bibliografia:
- Boilès, C. (1995). Dança. In R. Romano (ed): Soma/Psique-Corpo, Enciclopédia Eunadi, 32, 291-303. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

- Callois, R. (1958). Les Jeux et les Hommes: la Masque et le Vertige. Paris : Ed. Galimard.

- Serre, J.C. (1984). La danse parmi les autres formes de la motricité. La Recherche en Danse, 3, 135-156

- Xarez, L.; Alves, M.J.; Cruz, I. & Antunes, S. (1992). A Dança no 1º Ciclo do Ensino Básico. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 5/6, 97-106.


Introdução às Ações Motoras em Dança

8 Fevereiro 2018, 13:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Sessão prática centrada nas ações motoras em dança (passos, deslocamentos, saltos, quedas, posturas, equilíbrios, voltas e gestos) e na noção de frase de movimento. Exercícios a dois a partir do contacto periférico (jogos do toque e da pinça). Composição de frases de movimento na continuação dos exercícios referidos.

Bibliografia:

- Rodrigues, L.X. (1992). A Classificação dos Movimentos Observáveis nas Diferentes Formas de Dança. Lisboa: F.M.H.. (PAPCC - Relatório de Aula)

- Rodrigues, L.X. (1999). Morfologia do Movimento Dançado. Lisboa: FMH. (Tese de Doutoramento)

- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. (CD-rom) Cruz Quebrada: FMH Edições.


Noções básicas de Sistemática

7 Fevereiro 2018, 14:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- As origens da sistemática nas ciências biológicas e sua transposição para as ciências humanas.

- Conceitos básicos e definições operacionais: sistemática, metaclassificação, taxinomia, taxóne, categoria, critérios e princípios taxinómicos.

- Processos de classificação e nomenclatura. As categorias como unidades funcionais.

- O trabalho pioneiro de Bloom (1956) e de Krathwohl (1964) para os domínios cognitivo e afectivo, respectivamente. A problemática da proliferação de classificações no domínio psicomotor.


Bibliografia:

- Rodrigues, L.X. (1992). A Classificação dos Movimentos Observáveis nas Diferentes Formas de Dança. Lisboa: F.M.H.. (PAPCC - Relatório de Aula)

- Rodrigues, L.X. (1999). Morfologia do Movimento Dançado. Lisboa: FMH. (Tese de Doutoramento)

- Simpson, G. (1989). Princípios de Taxonomia Animal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.


Dança e Sistemática da Motricidade Humana

7 Fevereiro 2018, 13:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Introdução ao estudo da Sistemática. A análise de movimento e as possíveis sistematizações dos conteúdos das danças.

- Objectivos, conteúdos e formas de avaliação neste bloco.

- Enquadramento do bloco na disciplina e no plano de estudos.

- A origem da sistemática nas ciências biológicas e sua adaptação nas ciências humanas. A necessidade de as ciências terem uma sistemática: nomenclatura e comunicação.

- Sistemática da Motricidade Humana e áreas de estudo: as atividades (dança clássica, dança moderna, etc.), as ações motoras (passos, voltas, saltos, etc.), as capacidades de suporte (força, flexibilidade, etc.) e as habilidades técnicas (battement, developpé, espiral, etc.).

 
Bibliografia:

- Programa da disciplina

- Rodrigues, L.X. (1992). A Classificação dos Movimentos Observáveis nas Diferentes Formas de Dança. Lisboa: F.M.H.. (PAPCC - Relatório de Aula)

- Rodrigues, L.X. (1999). Morfologia do Movimento Dançado. Lisboa: FMH. (Tese de Doutoramento)