Sumários
Danças Internacionais 7 | Revisões
19 Outubro 2016, 15:00 • Maria João Alves
Revisão das danças transmitidas mais recentemente: The Lucky Seven (América do Norte – EUA), Balecito – “Pilo-Pilo” (América do Sul - Bolívia, Peru e norte da Argentina) e Troika (Europa do Norte – Rússia).
Revisões das danças anteriormente aprendidas e esclarecimento de dúvidas.
Danças Internacionais 6 | Lucky 7, Balecito e Yankee Doodle
17 Outubro 2016, 15:00 • Maria João Alves
Revisão: Troika (Europa do Norte – Rússia). Ensino-Aprendizagem das danças tradicionais: The Lucky Seven (América do Norte – EUA), Balecito – “Pilo-Pilo” (América do Sul - Bolívia, Peru e norte da Argentina) e Ensino-Aprendizagem da dança tradicional: Yankee Doodle (América do Norte – EUA). |
Alves, M. J. (2010). The Lucky Seven [Sistema de gestão de aprendizagem FMH]. Retrieved from sga2015.fmh.ulisboa.pt/file.php?file=%2F145%2Fdescricoes%2FLUCKY_SEVEN.pdf Alves, M. J. (2013). Balecito Pilo-Pilo [Sistema de gestão de aprendizagem FMH]. Retrieved from sga2015.fmh.ulisboa.pt/file.php?file=%2F145%2Fdescricoes%2FBalecito.pdf Alves, M. J. (2013). Yankee Doodle [Sistema de gestão de aprendizagem FMH]. Retrieved from sga2015.fmh.ulisboa.pt/file.php?file=%2F145%2Fdescricoes%2Fyankee_doodle.pdf Jujuynativo [jujuynativo]. (2008, junho 23). Bailecito Completo [Video file]. Retrieved from https://www.youtube.com/watch?v=yYjDdxuMzFE&feature=related Pago Donde Nací [Pago Donde Nací]. (2011, novembro 21). Aprendiendo a bailar el bailecito en pdn tv [Video file]. Retrieved from https://www.youtube.com/watch?v=oA2bU5m1ous Romano, A. [Annie Romano]. (2014, maio 13). Danza Bailecito norteño [Video file]. Retrieved from https://www.youtube.com/watch?v=bZ8tUde1vZY |
Danças Internacionais 5 . CC continuação
14 Outubro 2016, 11:30 • Maria João Alves
Continuação do trabalho de grupo de Composição coreográfica (CC), sobre uma música escolhida pelos estudantes a partir de várias propostas da docente.
Grupo 2 – “The Chieftains -11- Cotton-Eyed Jo”: Regina Durães, Carla Mello, Maria Costa, Inês Raposo, Alexandra Onica, Marta Cranmer.
Aula 6 DCTP - APRENDIZAGEM DO MALHÃO DO DOURO
12 Outubro 2016, 15:00 • margarida moura
- Revisão e aperfeiçoamento da CT Sopa de
Passos (parte A e B) e aprendizagem da parte C.
Sopa de Passos - parte C
Passos: rosinha (no lugar para a direita e para a esquerda; saltitado e repenicado (progredindo para a direita e para a esquerda); escovinha (no lugar) e gingão saltado.
Espaço: filas mistas laterais-faciais desalinhadas com enfoque nas direções: direita e esquerda com ou sem mudança de direção (1/4v).
Membros Superiores (MS): nível superior em sincronização com o passo, posição básica.
- Revisão e aperfeiçoamento da dança tradicional: Rosinha (Minho).
- Revisão e aperfeiçoamento da CT, Sr. Vinho (Mariza, Fado em Mim).
- Aprendizagem da dança tradicional, Malhão Malhão (Douro).
Passos e posição dos membros superiores: serrar simples com braços a nível inferior descontraídos; malhão a avançar e a recuar ( em direção ao par com MS a nível superior e recuando do par com MS a nível inferior com batimento de palmas); malhão a rodar com o par pela dta e pela esq com MS a nível inferior facial mãos dadas; malhão marcado e rodado no lugar seguido de troca de lugar com o par com braços a nível superior.
Espaço: filas simples faciais-laterais (dta da “maria” para o público); roda dupla facial-concêntrica/excêntrica, “marias” no exterior.
Tronco: naturalmente na vertical e inclinado à frente.
Bibliografia:
Moura, M. (2015). Danças e coreografias tradicionais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – TDS 1
|
|
Aula 5 DCTP - APRENDIZAGEM DAS DANÇAS, SR. VINHO E ROSINHA
10 Outubro 2016, 15:00 • margarida moura
- Revisão e aperfeiçoamento da CT Sopa de Passos (parte A e B).
Sopa de Passos - parte B
Passos: tacão e bico a avançar e a recuar; vira na diagonal direita-frente e esquerda-frente.
Espaço: filas mistas laterais-faciais desalinhadas com enfoque nas direções: frente, trás, diagonais direita frente e esquerda frente.
MS: posição básica, nível superior ondulantes em sincronização com o passo.
- Aprendizagem da dança tradicional: Rosinha (Minho). Passos e posição dos membros superiores: serrar simples com braços a nível inferior descontraídos; rosinha com braços a nível superior com inclinação a nível inferior do braço do lado da perna do gesto; saltitado rodado e batido no último apoio com braços a nível superior. Espaço: filas simples faciais-laterais.
- Aprendizagem da CT, Sr. Vinho (Mariza, Fado em Mim). Passos e posição dos membros superiores: serrar simples com braços a nível inferior descontraídos seguido de nível médio com palmas; malhão a avançar em sentido inverso e direto com braços a nível inferior mão dadas entrelaçadas; malhão à volta do par pela direita (dta) e pela esq (esq) com braços a nível superior; malhão a rodar com o par pela dta e pela esq com braços a nível inferior facial mãos dadas. Espaço: roda dupla lateral-lateral sentido inverso e direto, roda dupla facial-concêntrica/excêntrica.Bibliografia:
Moura, M. (2015). Danças e coreografias tradicionais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – TDS 1
Observações: Leitura atenta do programa.