Sumários
Aula 4 DCTP - INÍCIO AO PROCESSO DE COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA
7 Outubro 2016, 11:30 • margarida moura
- Revisão das danças dadas até ao momento: Patuscada em linha e em roda, Sopa de passos parte A e parte B e Regadinho.
- Organização da turma em 2 grupos conducentes ao trabalho de composição coreográfica.
Grupo 1 – “AGORA É QUE É”: Andréa Ponte, Mariana Prata, Cláudia Landeiro, Micaela Piedade, Ana Salsinha, Maria Inês Vilhena.
Grupo 2 – “FADO DANÇADO”: Regina Durães, Carla Mello, Maria Costa, Inês Raposo, Alexandra Onica, Marta Cranmer.
- Seleção musical para o trabalho de composição coreográfica – coreografia tradicional portuguesa: “AGORA É QUE É” e “FADO DANÇADO”(Ana Moura – Moura)Observações: Consultar SGA da unidade curricular TDS I – programa, sumários, músicas.
Danças Internacionais 4 | Troika e CC
3 Outubro 2016, 15:00 • Maria João Alves
Revisão: Haderiansschottish
(Europa – Suécia) e Sept Sauts
(Europa – França e País Basco). Ensino-Aprendizagem das danças tradicionais: Troika (Europa do Norte – Rússia). Composição coreográfica (CC) sobre a dança Troika (Europa do Norte – Rússia). Escolha da música e início do trabalho sobre a música da Composição Coreográfica de grupo. |
Alves, M. J. (2013). Troika [Sistema de gestão de aprendizagem FMH]. Retrieved from http://sga.fmh.ulisboa.pt/pluginfile.php?file=/6934/course/section/1534/TROIKA.pdf |
No SGA encontram outras versões em vídeo da Troika. |
Danças Internacionais 3
30 Setembro 2016, 11:30 • Maria João Alves
Revisão: Five foot Two (América do Norte – EUA) e Steppin’out (América do Norte – EUA). Ensino-Aprendizagem das danças tradicionais: Haderiansschottish (Europa – Suécia), Troika (Europa do Norte – Rússia) e Sept Sauts (Europa – França e País Basco). |
Alves, M. J. (2013). Haderiansschottish [Sistema de gestão de aprendizagem FMH]. Retrieved from http://sga.fmh.ulisboa.pt/pluginfile.php?file=/6934/course/section/1534/haderiansschottis.pdf Alves, M. J. (2013). Sept Sauts [Sistema de gestão de aprendizagem FMH]. Retrieved from http://sga.fmh.ulisboa.pt/pluginfile.php?file=/6934/course/section/1534/sept_saults.pdf Alves, M. J. (2013). Troika [Sistema de gestão de aprendizagem FMH]. Retrieved from http://sga.fmh.ulisboa.pt/pluginfile.php?file=/6934/course/section/1534/TROIKA.pdf Battilani, J. C. [Juancarlos Battilani]. (2009, março 19). Sept sauts by maurizio diamantini & giancarlo battilani [Video file]. Retrieved from https://www.youtube.com/watch?v=--bYwpPDijI&feature=related Danskant [Danskantvzw]. (2009, março 19). Troika (Het Driespan) Rusland [Video file]. Retrieved from https://www.youtube.com/watch?v=hBJHGvRinhA |
No SGA encontram outras versões em vídeo dos Sete Saltos e da Troika. |
Aula 3 DCTP - Aprendizagem da coreografia tradicional "Sopa de Passos" parte B
28 Setembro 2016, 15:00 • margarida moura
- Revisão e aperfeiçoamento da CT Sopa de Passos (parte A) e aprendizagem da parte B.
Sopa de Passos - parte B
Passos e posição dos membros superiores/braços: tacão e bico a avançar e a recuar; vira na diagonal direita-frente e esquerda-frente. MS: posição básica, nível superior ondulantes em sincronização com o passo e para o mesmo lado do p. vira.
Espaço: filas mistas laterais-faciais desalinhadas com enfoque nas direções: frente, trás, diagonais direita frente e esquerda frente.
- Revisão e aperfeiçoamento das CT, Patuscada em linha, e Sopa de Passos (parte A).Bibliografia:
Moura, M. (2015). Danças e coreografias tradicionais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – TDS 1.
Observações: Leitura atenta do programa específico do módulo DCTP
Aula 2 DCTP - Aprendizagem da coreografia tradicional "Sopa de Passos" parte A e da dança tradicional "Regadinho" (Minho)
26 Setembro 2016, 15:00 • margarida moura
- Revisão e aperfeiçoamento das coreografias tradicionais; Patuscada em Linha e em Roda (Raízes, Diabo do Belho).
- Aprendizagem da coreografia tradicional, Realejo-Maragato Son, "Sopa de Passos" (parte A). Passos e posição dos membros superiores/braços (MS): passeio, marcha picado, gingão lateral, malhão. MS: posição básica, nível superior e nível inferior descontraídos.
Espaço: filas mistas laterais-faciais desalinhadas com enfoque nas direções: frente, trás, lado direito, lado esquerdo diagonais direita frente e esquerda frente, rodado no lugar, com e sem alternância de frente.
- Aprendizagem da dança tradicional, Regadinho (Minho). Passos e posição dos membros superiores/braços: passeio em sentido inverso e direto com braços em posição de braço dado (lateral); saltitado cruzado com braços a nível superior ondulantes; saltitado a trocar de lugar com braços em posição de braço dado oposta (facial). Espaço: roda dupla lateral-lateral sentido inverso e direto; roda dupla facial-concêntrica/excêntrica com “marias” no exterior da roda.Bibliografia
Moura, M. (2015). Danças e coreografias tradicionais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – TDS 1.
Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.
Observações: Leitura atenta do programa específico do módulo DCTP