Sumários
Aula 1 DCTP - Aprendizagem das coreografias tradicionais, Patuscada em Linha e Patuscada em Roda
23 Setembro 2016, 11:30 • margarida moura
a) Apresentação do programa específico da disciplina e do modulo – Danças e Coreografias Tradicionais Portuguesas. Referência ao processo de avaliação. Orientação bibliográfica.
b) Referência à organização da disciplina e do módulo (documentação e materiais de apoio à consecução das aulas dos módulos, programa e notícias divulgados no SGA da FMH).
c) Explicitação das regras de funcionamento (password de acesso ao SGA, pontualidade, assiduidade, saia como material de apoio nas aulas).
d) Explicação da barra de dança tradicional, existente no início de todas as aulas.
e) Início à aprendizagem da coreografia tradicional (CT) Patuscada (Raízes, Diabo do Belho) em linha. Passos: marcado no lugar com a perna direita e com a perna esquerda; passeio descrevendo um círculo pela direita e pela esquerda (realizam um “8” espacial); saltitado cruzado (no lugar) com a direita e com a esquerda; saltitado descrevendo um quadrado espacial pela direita e pela esquerda. Posição dos braços: posição básica, nível superior ondulantes. Espaço: filas mistas laterias-faciais desalinhadas. Evoluções espaciais: “oitos” pela direita e pela esquerda; quadrados pela direita e pela esquerda.
f) Início à aprendizagem da coreografia tradicional (CT) Patuscada (Raízes, Diabo do Belho) em roda. Passos: cumprimento com a direita, cumprimento com a esquerda, marcado no lugar com a direita e com a esquerda; passeio rodado com o par pela direita e pela esquerda de mãos dadas; saltitado em frente trocando de lugar com o par com os braços em posição básica. Posição dos braços: nível inferior facial mão dada (direita-esquerda), posição básica, nível inferior facial mãos dadas. Espaço: roda dupla facial-concêntrica/excêntrica, roda dupla lateral-lateral sentido inverso e direto.
Bibliografia:
Moura, M. (2015). Danças e coreografias tradicionais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – TDS 1.
Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.
Sumários de TDSI – DCTP. SGA-TDS IObservações: Leitura atenta do programa específico do módulo DCTP
Danças Internacionais 2
21 Setembro 2016, 15:00 • Maria João Alves
Revisão: An Dro (Europa Central – região da Bretanha – França), Hanter Dro (Europa Central – região da Bretanha – França) e Fjaskern (Europa – Dinamarca e Suécia). Ensino-Aprendizagem das danças tradicionais: Havermeuleke (Europa Central – região da Flandres - Bélgica), Five Foot Two (América do Norte – EUA) e Steppin’out (América do Norte – EUA) Bibliografia |
Alves, M. J. (2013). Five Foot Two [Sistema de gestão de aprendizagem FMH]. Retrieved from www.fmh.ulisboa.pt/elearning/file.php?file=%2F145%2Fdescricoes%2FFive_foot_two.pdf Korf, E. (1991). Stepping’Out (USA) [website]. Retrieved from http://www.mts.net/~jinks/fd/stepping.htm Danskant [Danskantvzw]. (2009, março 19). Stepping Out (USA) [Video file]. Retrieved from https://www.youtube.com/watch?v=r0HoWrpZBYk |
Apresentação do programa e do módulo de Danças Internacionais (DI). Aprendizagem do Andro, Hanter Dro, Havermeuleke e Fjaskern.
19 Setembro 2016, 15:00 • Maria João Alves
Reflexão sobre o programa de Danças Internacionais e em especial sobre o processo avaliativo.
Ensino-Aprendizagem das danças tradicionais: An Dro (Europa – região da Bretanha – França), Hanter Dro (Europa – região da Bretanha – França) e Fjaskern (Europa – Dinamarca e Suécia).Atividades de recepção aos estudantes de 1º ano de 1º Ciclo - Reunião com os coordenadores da Licenciatura em Dança
16 Setembro 2016, 11:30 • margarida moura
O dia foi preenchido com atividades de recepção ao estudante de 1º ano do 1º Ciclo.
Reunião com os coordenadores da Licenciatura em Dança, Margarida Moura e Maria João Alves sobre: Serviços da FMH, Instalações, Plano de estudos, Regulamentos de: avaliação de conhecimentos; disciplinar e de boas práticas na UL-FMH.