Sumários
Aprendizagem da dança de iniciação Slow Rhythm
15 Fevereiro 2017, 08:00 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
Aquecimento específico de acordo com a temática a lecionar.
Revisão das danças sociais: LDD, Merengue, Cha-Cha-Cha.
Abordagem ao Slow Rhythm (Foxtrot Social), estilo, dinâmica, ritmo, relação com o par, posturas, pegas.
Iniciação ao Slow Rhythm (Foxtrot Social). Aprendizagem dos passos: básico, time step, e promenade e promenade com volta e canto.
Referência às componentes críticas e erros a evitar na execução do Slow Rhythm.
Referência à lógica e sequência do trabalho final (TF). Retorno à calma.
Foi sugerido às estudantes a visualização da peça “Kontakthof”, de Pina
Bausch, de onde podem tirar ideias conducentes ao trabalho final (baseados no
vídeo).
Revisão das danças LDD, CCC e Merengue. Exercício coreográfico de LDD e CCC
13 Fevereiro 2017, 08:30 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
Aquecimento específico realizado pelos alunos de acordo com a temática, orientado pela docente.
Esclarecimento de dúvidas relativamente às danças dadas até ao momento. Revisão geral.
Suportes sonoros escolhidos pelos alunos de uma pré-seleção cedida pela docente ou propostos pelos estudantes com aprovação da docente.
Exercício de composição coreográfica (CC) – mínimo 64 tps da coreografia de LDD + 64 tps da coreografia de Cha-Cha-Cha (CCC) usando o suporte sonoro correspondente, sob a orientação da docente.
(2 grupos de trabalho: G1 – LDD e G2 – CCC).Aprendizagem da dança latina Cha Cha Cha
10 Fevereiro 2017, 08:00 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
Aquecimento específico de acordo com a temática a lecionar.
Revisão do LDD e do Merengue.
Abordagem ao Cha-Cha-Cha, estilo, dinâmica, ritmo, relação com o par, posturas, pegas.
Iniciação ao Cha-Cha-Cha. Aprendizagem dos passos: time step, close basic movement (básico), new york, hand to hand, three cha chas e spot turn.
Descrição e importância do chassé e locksteps no chachacha.
Referência às componentes críticas e erros a evitar na execução do Cha-Cha cha. Retorno à calma.
Solicitar aos grupos 1 ou 2 suportes sonoros de acordo com o género coreográfico a trabalhar na próxima aula nos exercícios de composição coreográfica.Aprendizagem da dança de Novidade Merengue
8 Fevereiro 2017, 08:00 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
Aquecimento específico de acordo com a temática a lecionar.
Revisão da coreografia, Line Dance Disco.
Abordagem ao Merengue, estilo, dinâmica, ritmo, relação com o par, posturas, pegas.
Iniciação ao Merengue. Aprendizagem dos passos: básico no lugar, a avançar e a recuar; básico ao lado - laterais (double hold-pega dupla); Básico a trocar de lugar (double hold-pega dupla); mambo no lugar, mambo com volta, shoulders shake (“tremer dos ombros”), Semi- círculos desenhados com os braços (nível superior); básico na diagonal (esq do cavalheiro- dta do cavalheiro); Underarm turn - volta da senhora pela direita e pela esquerda (individualmente); Moldura com 1/4 volta dta do cavalheiro (esq. dama) e esq do cavalheiro (dta. dama); Moldura (volta completa para a dta e esq do cavalheiro); avançar com braços entrelaçados e Underarm turn- da senhora continuando a rotação em torno do par (double hold).
Referência às componentes críticas e erros a evitar na execução do Merengue. Retorno à calma.
Organização da turma em grupos de trabalho para Composição Coreográfica (CC) – Atribuição do género coreográfico.Apresentação do programa geral da unidade curricular no módulo de dança social/ dança de salão. Aprendizagem da Line Dance Disco.
6 Fevereiro 2017, 08:30 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
Reflexão sobre o programa de Danças Sociais e em especial sobre o processo avaliativo.
Caracterização geral das danças sociais a transmitir no bloco.
Abordagem ao Line Dance Disco, estilo, dinâmica, ritmo, relação com o par, posturas, pegas.
Aquecimento específico de acordo com a temática a lecionar.
Aprendizagem da coreografia, Line Dance Disco. Aprendizagem da sequência de passos: Andares-Avançar e recuar com tap; Andares- laterais cruzados para a direita e esquerda com tap; Andares- laterais com volta para a direita e esquerda com tap; Kick Ball Change com Twist; Braços alongados- braços tipicamente usados na Disco; Sequência de Braços; Volta da dama em torno do par e troca de par.
Referência às componentes críticas e erros a evitar na execução do LDD. Retorno à calma.