Sumários

Continuação do Brockport Physical Fitness Test

1 Março 2018, 08:00 Rui Sousa Damas

Bateria de testes para a avaliação do Funcionamento musculoesquelético, Força muscular e resistência.

Adaptações para as populações com deficiência motora.

Bibliografia: Winnick, J. P., & Short, F. (2014). Brockport Physical Fitness Test manual – A health related Assessment for youngsters with disabilities (2nd ed.). Champaign: Human Kinetics.


As necessidades específicas das crianças com capacidade visual muito reduzida - o funcionamento visual

27 Fevereiro 2018, 12:30 Maria Leonor Frazao Moniz Pereira Silva

Sumário 3 (3ºf 27 de fevereiro)

 Breve descrição da estrutura e funcionamento do sistema visual.  As 7 funções visuais do Espectro do funcionamento Visual: Acuidade Visual para perto e para longe, Campo Visual, Sensibilidade ao Contraste e à Luz (uma boa perceção da profundidade requer uma boa sensibilidade ao contraste); Discriminação da Cor, Controlo Oculo-motor (Uso coordenado de ambos os olhos e Motilidade Ocular); Acomodação. A Classificação funcional e desportiva da Deficiência Visual. Breve descrição do funcionamento visual atencional. As diferenças de perspetiva dos diferentes profissionais no que respeita a classificação.

bibliografia

- Corn, A. L.; Koenig, A. J. (1996). Foundations of Low Vision: Clinical and functional perspectives.New York: AFB Press, American Foundation for the Blind.

- Colenbrander, Fletcher (2003) Low Vision Rehabilitation http://www.ski.org/Colenbrander/Images/JCAHPO_Manual.pdf

- Lueck, Amanda Hall Ed. (2004) Functional vision A pratitioner’ Guide to Evaluation and Intervention. New York: AFB Press, American Foundation for the Blind.

- National Eye Health Education Program - Low Vision http://www.nei.nih.gov/nehep/lowvis.asp

- Sherril, C. (1998). Adapted physical activity, recreation and sport: crossdisciplinary and lifespan. New York: McGraw-Hill (EER 419).

- Winnick, J. P. (2011). Adapted physical education and sport. Champaign, Ill.: Human Kinetics. Cap. Visual Impairments.


Introdução ao Brockport Physical Fitness Test.

27 Fevereiro 2018, 11:00 Rui Sousa Damas

Introdução ao Brockport Physical Fitness Test.

Procedimentos para a avaliação da aptidão física das pessoas com deficiência.

Bateria de testes para a avaliação do funcionamento aeróbio

Adaptação da instrução e outra adaptações para as populações com deficiência visual e intelectual.

Bibliografia: Winnick, J. P., & Short, F. (2014). Brockport Physical Fitness Test manual – A health related Assessment for youngsters with disabilities (2nd ed.). Champaign: Human Kinetics.


Introdução ao Brockport Physical Fitness Test.

27 Fevereiro 2018, 09:30 Rui Sousa Damas

Introdução ao Brockport Physical Fitness Test.

Procedimentos para a avaliação da aptidão física das pessoas com deficiência.

Bateria de testes para a avaliação do funcionamento aeróbio

Adaptação da instrução e outra adaptações para as populações com deficiência visual e intelectual.

Bibliografia: Winnick, J. P., & Short, F. (2014). Brockport Physical Fitness Test manual – A health related Assessment for youngsters with disabilities (2nd ed.). Champaign: Human Kinetics.


As necessidades especificas crianças com capacidade visual nula ou muito reduzida de estabelecimento precoce

22 Fevereiro 2018, 12:30 Maria Leonor Frazao Moniz Pereira Silva

Sumário 2 (5ºf 22 de fevereiro 2018)

O desenvolvimento motor atípico das crianças com capacidade visual nula ou muito reduzida de estabelecimento precoce: desenvolvimento percetivo motor, caracterização do seu comportamento motor a partir da análise das competências motoras fundamentais: a) movimentos não locomotores e de estabilidade (incluem postura, movimentos duma parte do corpo em relação ás outras, equilíbrio); b) Movimentos locomotores (incluem a orientação e deslocação de um local para outro); c) movimentos de manipulação (incluem movimentos finos como tamborilar e cortar e globais lançar receber e pontapear).

Bibliografia

- ADELSON, E. (1976) - The effects of blindness and other impairments on early development, American Foundation for the Blind, New York.

- Ferrell, K. A. (2000). Growth and Development of Young Children. In M. C. Holbrook, & A. J. - -- Koening (Edits.), Foundations Of Education: History and Theory of Teaching Children and Youth with Visual Impairments (2ª ed., Vol. I, pp. 111-134). New York: AFB Press.

- Kerr, Beth (1976) – Vision, kinesthesis , Conscenciousness, and Skills, Journal of Physical Education, and Recreation 47 (9) Nov. Dez.

- Moniz-Pereira, L. (1993) Estruturação Espacial e Equilíbrio . Estudo com crianças de visão nula ou residual.  Lisboa: INIC Imprensa Nacional Casa da Moeda

- Sherril, C. (1998). Adapted physical activity, recreation and sport: crossdisciplinary and lifespan. New York: McGraw-Hill (EER 419) Cap. Visual Impairments.

- Winnick, J. P. (2011). Adapted physical education and sport. Champaign, Ill.: Human Kinetics. Cap. Visual Impairments.