Sumários

Continuação do Brockport Physical Fitness Test

8 Março 2018, 11:00 Rui Sousa Damas

Bateria de testes para a avaliação do Funcionamento musculoesquelético –  Flexibilidade e amplitude de movimento.

Adaptações para as populações com deficiência motora.

Bibliografia: Winnick, J. P., & Short, F. (2014). Brockport Physical Fitness Test manual – A health related Assessment for youngsters with disabilities (2nd ed.). Champaign: Human Kinetics.


Dificuldades de desenvolvimento e deficiência intelectual

8 Março 2018, 10:00 Maria Leonor Frazao Moniz Pereira Silva

Sumário 5 (5ºf 8 de março 2018)

O desenvolvimento atípico das crianças com atrasos de desenvolvimento e / ou com deficiência Intelectual com enfoque no desenvolvimento motor. Caracterização do seu comportamento motor a partir da análise dos movimentos: a) não locomotores e de estabilidade (incluem postura, movimentos duma parte do corpo em relação ás outras, equilíbrio); b) locomotores (incluem a orientação e deslocação de um local para outro); c) manipulação (incluem movimentos finos como tamborilar e cortar e globais lançar receber e pontapear). Características cognitivas e afetivas. Atrasos de desenvolvimento e deficiência intelectual: conceitos e classificação.

 

Bibliografia

Sherril, C. (1998). Adapted physical activity, recreation and sport: crossdisciplinary and lifespan. New York: McGraw-Hill (EER 419)

Winnick, J. P. (2011). Adapted physical education and sport. Champaign, Ill.: Human Kinetics. CAP: 8 Intellectual Disabilities.

 

Bibliografia de Extensão

Horvart, M. (1990). Physical Education and Sport for Exceptional Students. Brown publishers (EER 418)

Kirk E. Gallagher, James Gallagher (1996). Educação da Criança Excepcional (3ª Edição)

Morato, P.  & Santos, S. (2007). Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais – a mudança de paradigma  na concepção da deficiência mental. Revista de Educação Especial. IV Série. Vol. 14. pp. 51-55. 

www.specialolympics.org

•         https://www.youtube.com/watch?v=sbLSUVqMEk8&feature=em-subs_digest-vrecs

•        https://www.youtube.com/watch?v=xEdumMx6AM4

•         https://www.youtube.com/watch?v=KqKu54fUWdQ

              


Dominio da Cadeira de Rodas & Transferencias

8 Março 2018, 10:00 Augusto Gil Pascoal

Dominio da Cadeira de Rodas

Salon em Cadeira de Rodas
Transferencias da Cadeira de Rodas para Cadeira Comum, Cama e Solo


Continuação do Brockport Physical Fitness Test

8 Março 2018, 08:00 Rui Sousa Damas

Bateria de testes para a avaliação do Funcionamento musculoesquelético –  Flexibilidade e amplitude de movimento.

Adaptações para as populações com deficiência motora.

Bibliografia: Winnick, J. P., & Short, F. (2014). Brockport Physical Fitness Test manual – A health related Assessment for youngsters with disabilities (2nd ed.). Champaign: Human Kinetics.


As necessidades específicas das crianças com capacidade auditiva nula ou muito reduzida

6 Março 2018, 12:30 Maria Leonor Frazao Moniz Pereira Silva

Sumário 4 (3ºf 6 de março 2018)

O desenvolvimento atípico das crianças com capacidade auditiva nula ou muito reduzida de estabelecimento precoce com enfoque no desenvolvimento motor. Caracterização do seu comportamento motor a partir da análise dos movimentos: a) não locomotores e de estabilidade (incluem postura, movimentos duma parte do corpo em relação ás outras, equilíbrio); b) locomotores (incluem a orientação e deslocação de um local para outro); c) manipulação (incluem movimentos finos como tamborilar e cortar e globais lançar receber e pontapear). Características cognitivas e afetiva. O sistema Auditivo e a localização das perdas neuro sensoriais. Causas etiologia e prognostico. A capacidade de ouvir e a sua avaliação (frequência: hertzes e intensidade: decibéis). A intensidade da fala. As pessoas cegas surdas.

Implicações para a Atividade Física; Estratégias de orientação usando diferentes tipos de informação sensorial - Visão, Audição, Olfato, Tato, Cinestesia / Proprioceção, Gosto.

 

Bibliografia

Sherril, C. (1998). Adapted physical activity, recreation and sport: crossdisciplinary and lifespan. New York: McGraw-Hill (EER 419) Pag. 670-684

Winnick, J. P. (2011). Adapted physical education and sport. Champaign, Ill.: Human Kinetics. CAP. Hard of Hearing, Deaf or deafblind

•        https://www.youtube.com/watch?v=GEqryHTTyeY

•        Blind and Visually Impaired Texans Can Still Play Tennis

•        https://www.youtube.com/watch?v=51lSXBZCBeA&feature=em-subs_digest

•        Disability Awareness: Sensory Disability ( surdo futebol comunicação)

•        https://www.youtube.com/watch?v=LU0dQXJ-YQM

•        just ask (ginasta  surda)