Sumários

TRANSFERENCIAS

22 Março 2018, 08:00 Augusto Gil Pascoal

Transferencias da Cadeira de Rodas para a Cama e vice-versa
Transferencias da Cadeira de Rodas para a Cadeira Comum e vice-versa

Transferencias da Cadeira de Rodas para a Sanita e vice-versa
Transferencias da Cadeira de Rodas para o Chão e vice-versa


Atitudes face á diferença

20 Março 2018, 12:30 Maria Leonor Frazao Moniz Pereira Silva

Sumário 8 (3ºf 20 de março)

O Conceito de: atitude, estereótipo, preconceito e discriminação. Antecedentes históricos: Crenças e mitos sobre pessoas com deficiência. Atitudes associadas à deficiência. Evolução histórica: perspetivas atuais: Igualdade de Direitos e o direito à diferença. A mudança de atitudes: Estratégias para a mudança. Situação-problema: apresentação e debate.

Bibliografia

- Ajzen, I. (1988). Attitudes, personality and behavior. Bristol: Open University Press

- Moniz Pereira, L.; Simões, C. (2005) Atitudes face à diferença. Cruz Quebrada:  Edições FMH.

- Moniz Pereira, L. (1988). Evolução histórica da Educação Especial. Revista O Professor, nº 105, março. pág. 18 a 26.

- Sherrill, C. (2004). Adapted physical activity, recreation, and sport: crossdisciplinary and lifespan (6th ed.), CAP.5 e 9. Boston, Mass.: WCB/McGraw-Hill.

- Special Eurobarometer 54.2 (2002) Attitudes of Europeans towards disability. Brussels: EU.

http://www.hss.state.ak.us/gcdse/history/html_content_main.htm

 


Domínio da Cadeira de Rodas

15 Março 2018, 12:30 Augusto Gil Pascoal

Competências Elementares de Utilização de Cadeiras de Rodas


Domínio da Cadeira de Rodas

15 Março 2018, 11:00 Augusto Gil Pascoal

Competências Elementares de Utilização de Cadeiras de Rodas


Disturbios emocionais e comportamentais

15 Março 2018, 10:00 Maria Leonor Frazao Moniz Pereira Silva

Sumário 7 (5ºf 15 de março)

Distúrbios emocionais e comportamentais: conceito e natureza e causas, etiologia e prognóstico. Características motoras, cognitivas e afetivas. Alterações de conduta e caracterização do seu comportamento motor a partir da análise dos movimentos: a) não locomotores e de estabilidade (incluem postura, movimentos duma parte do corpo em relação ás outras, equilíbrio); b) locomotores (incluem a orientação e deslocação de um local para outro); c) manipulação (incluem movimentos finos como tamborilar e cortar e globais lançar receber e pontapear). Avaliação e Implicações para a Atividade Física. Desenvolver uma responsabilidade social positiva. O tipo de apoio e de ajuda.

Bibliografia

Winnick, J. P. (2011). Adapted physical education and sport. Champaign, Ill.: Human Kinetics. CAP: 6 behaviour Management e 9 Behavioural disabilities.

Vídeos

·       Inclusive Class Design

https://www.youtube.com/watch?v=swplZzvkhWk

·       Physical activity program IMPACTs lives of children with special needs

https://www.youtube.com/watch?v=-NtJozTP97E

·       Special Educational Needs: Working with children on physical activities

https://www.youtube.com/watch?v=bAc8uVlSfcA