Sumários
TRANSFERENCIAS
22 Março 2018, 08:00 • Augusto Gil Pascoal
Transferencias da Cadeira de Rodas para a Cama e vice-versa
Transferencias da Cadeira de Rodas para a Cadeira Comum e vice-versa
Transferencias da Cadeira de Rodas para o Chão e vice-versa
Atitudes face á diferença
20 Março 2018, 12:30 • Maria Leonor Frazao Moniz Pereira Silva
Sumário 8 (3ºf 20 de março)
O Conceito de: atitude, estereótipo, preconceito e discriminação. Antecedentes históricos: Crenças e mitos sobre pessoas com deficiência. Atitudes associadas à deficiência. Evolução histórica: perspetivas atuais: Igualdade de Direitos e o direito à diferença. A mudança de atitudes: Estratégias para a mudança. Situação-problema: apresentação e debate.
Bibliografia
- Ajzen, I. (1988). Attitudes, personality and behavior. Bristol: Open University Press
- Moniz Pereira, L.; Simões, C. (2005) Atitudes face à diferença. Cruz Quebrada: Edições FMH.
- Moniz Pereira, L. (1988). Evolução histórica da Educação Especial. Revista O Professor, nº 105, março. pág. 18 a 26.
- Sherrill, C. (2004). Adapted physical activity, recreation, and sport: crossdisciplinary and lifespan (6th ed.), CAP.5 e 9. Boston, Mass.: WCB/McGraw-Hill.
- Special Eurobarometer 54.2 (2002) Attitudes of Europeans towards disability. Brussels: EU.
http://www.hss.state.ak.us/gcdse/history/html_content_main.htm
Domínio da Cadeira de Rodas
15 Março 2018, 12:30 • Augusto Gil Pascoal
Competências Elementares de Utilização de Cadeiras de Rodas
Domínio da Cadeira de Rodas
15 Março 2018, 11:00 • Augusto Gil Pascoal
Competências Elementares de Utilização de Cadeiras de Rodas
Disturbios emocionais e comportamentais
15 Março 2018, 10:00 • Maria Leonor Frazao Moniz Pereira Silva
Sumário 7 (5ºf 15 de março)
Distúrbios emocionais e comportamentais: conceito e natureza e causas, etiologia e prognóstico. Características motoras, cognitivas e afetivas. Alterações de conduta e caracterização do seu comportamento motor a partir da análise dos movimentos: a) não locomotores e de estabilidade (incluem postura, movimentos duma parte do corpo em relação ás outras, equilíbrio); b) locomotores (incluem a orientação e deslocação de um local para outro); c) manipulação (incluem movimentos finos como tamborilar e cortar e globais lançar receber e pontapear). Avaliação e Implicações para a Atividade Física. Desenvolver uma responsabilidade social positiva. O tipo de apoio e de ajuda.
Bibliografia
Winnick, J. P. (2011). Adapted physical education and sport. Champaign, Ill.: Human Kinetics. CAP: 6 behaviour Management e 9 Behavioural disabilities.
Vídeos
· Inclusive Class Design
https://www.youtube.com/watch?v=swplZzvkhWk
· Physical activity program IMPACTs lives of children with special needs
https://www.youtube.com/watch?v=-NtJozTP97E
· Special Educational Needs: Working with children on physical activities
https://www.youtube.com/watch?v=bAc8uVlSfcA