Sumários

Atividade Motora Adaptada Evolução Histórica

8 Maio 2018, 12:30 Maria Leonor Frazao Moniz Pereira Silva

O que se entende por Atividade Motora adaptada. Porquê este tema na Licenciatura Ciências do Desporto. A falta equidade entre pessoas com e sem deficiência em áreas fundamentais como acesso a instalações desportivas e oportunidades de participação nas atividades recreativas e desportivas. A história e evolução da Atividade Física Adaptada e sua relação com a evolução dos direitos humanos. A população alvo.

Bibliografia

- Moniz Pereira, L. (1988). Evolução histórica da Educação Especial. Revista O Professor, nº 105, março. pág. 18 a 26.

- Organização das Nações Unidas [ONU] (1994). Normas sobre Igualdade de Oportunidades para Pessoas com Deficiência. Lisboa: SNR 1995.

- Winnick, J. P. (2011). Adapted physical education and sport. CAP. 1 Introduction to Adapted physical education pp. 3-20. Champaign, Ill.: Human Kinetics.


Trabalho de avaliação final do módulo 4

8 Maio 2018, 11:00 Filipa João

Realização em grupo do trabalho de avaliação final do módulo 4: elaboração de pequeno relatório de marcha, através da análise de vídeo de marcha nos planos sagital e frontal e dos resultados do exame físico do estudo de caso.


Trabalho de avaliação final do módulo 4

8 Maio 2018, 09:30 Filipa João

Realização em grupo do trabalho de avaliação final do módulo 4: elaboração de pequeno relatório de marcha, através da análise de vídeo de marcha nos planos sagital e frontal e dos resultados do exame físico do estudo de caso.


Exame físico como complemento da análise de marcha

4 Maio 2018, 12:30 Filipa João

O exame físico como complemento da análise de marcha. 

Avaliação goniométrica (deformações ósseas e comprimento muscular), de espasticidade, força muscular e controlo motor seletivo.
Trabalho em grupos: avaliação da anteversão femoral, torsão tibial, teste de Silverskiold e ângulo popliteo.


Modelo Clinico e o Modelo Social

3 Maio 2018, 10:00 Maria Leonor Frazao Moniz Pereira Silva

Perspetivas atuais: Igualdade de Direitos e o direito à diferença: O conceito de integração física, funcional e social. A normalização da vida das pessoas com deficiência. Da integração á inclusão. O continuum de atendimento e os modelos que sintetizam não só o pensamento ao longo dos tempos como os atuais. Modelo Clínico:  Enquadramento, definição, pressupostos e implicações; o Modelo Social: Enquadramento, definição, pressupostos e implicações. Os paradigmas de estudo e principais debates nestes modelos. A Atividade física e desportiva adaptada neste contexto.

 

Bibliografia

Organização das Nações Unidas - ONU (1983). Programa Mundial de Ação Relativo às Pessoas Deficientes.  Nova Iorque. Tradução do Secretariado Nacional de Reabilitação (SNR).

Organização das Nações Unidas [ONU] (1994). Normas sobre Igualdade de Oportunidades para Pessoas com Deficiência. Lisboa: SNR 1995.

OMS (1976). Classificação Internacional das Deficiências, Incapacidades e Desvantagem (Handicaps). Lisboa: SNR. Pp. 35-54

Winnick, J. P. (2011). Adapted physical education and sport. Champaign, Ill.: Human Kinetics. CAP. 3.