Sumários

BLOCO DELUTA - 2ª aula: O regulamento de arbitragem na luta e o sistema de pontuação no desporto escolar.

27 Setembro 2016, 08:00 Paulo Jorge Martins

  • Trabalho de grupo: Padrão Mecânico Comum das Técnicas como forma de critério de sequência das atividades. Modelo Mecânico das Técnicas como forma de identificar a ênfase dos exercícios


Caracterização dos desportos de deslize

27 Setembro 2016, 08:00 Miguel Antonio de Almeida Garcia Moreira

  1. Desportos de Natureza
  2. Desportos de deslize
  3. Exemplo do surf (treino de mar; treino em seco)
  4. Caracterização do envolvimento
  5. Caracterização das pranchas
  6. As técnicas
  7. Estrutura da competição

Referências bibliográficas:

Alderson, W. (1996) Surfing. A beginner’s manual. Fernhurst, West Sussex.

Butt, T.; Russel, P. (2002). Surf Science. An introduction to waves for Surfing. Alison Hodge, Cornwall.

Moreira, M (2009). Surf: Da ciência à prática. Cruz Quebrada: Edições FMH.                         

Orbelian, G. (1987). Essential surfing. San Francisco, California: Orbelian Arts.


BLOCO DELUTA - 1ª aula: Caracterização da estrutura e estudo do fator técnico em pé e no solo, considerando níveis de prática e os escalões etários.

22 Setembro 2016, 08:00 Paulo Jorge Martins

Programa Curricular e Avaliação

•          Padrão Mecânico Comum das Técnicas em pé e no solo quanto aos grupos técnicos.

•          Modelo Mecânico das técnicas por “grupo técnico”

•          Trabalho de grupo: Identificação e seleção da dimensão do conteúdo num ano letivo com vista ao planeamento das sessões.


Desporto Escolar e Treino Desportivo

22 Setembro 2016, 08:00 Jorge Manuel Castanheira Infante

- Enquadramento do Desporto Escolar no processo de Treino Desportivo e nos quadros competitivos próprios.

- Princípios gerais do Treino Desportivo aplicados ao Desporto Escolar.
- Particularidades no treino dos Desportos Colectivos em contexto de Desporto Escolar.


apresentação da disciplina

20 Setembro 2016, 08:00 César Peixoto

Organização da disciplina

desenvolvimento da matéria
Avaliação da disciplina
SGA