Sumários

Programa / Modelo Nacional de Formação de Treinadores  e Ética e deontologia profissional do treinador

30 Novembro 2016, 08:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Apresentação dos temas acima referidos por dois grupos de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão colectiva acerca dos mesmos (argumentação e contra-argumentação).

 

Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão e balanço geral dos temas objecto de estudo.

Bibliografia

(s.a.) (2010). Programa Nacional de Formação de Treinadores. Lisboa: Instituto de Desporto de Portugal

Bento, J. (2006). “Formação e Desporto“. In G. Tani, J. Bento & R. Petersen. Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., pp. 41-57

Bento, J. (2006). “Desporto e Princípio do Rendimento” In G. Tani, J. Bento & R. Petersen. Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A., pp. 58-90


O Ensino da Técnica Desportiva  e O Modelo Desenvolvimental de Rink - parte A e parte

23 Novembro 2016, 09:30 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Apresentação dos temas acima referidos por dois grupos de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão colectiva acerca dos mesmos (argumentação e contra-argumentação).

 

Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão e balanço geral dos temas objecto de estudo.

Bibliografia

Rosado, A. & Mesquita, I. (2009). Melhorar a aprendizagem, melhorando a instrução. In: A. Rosado & I. Mesquita (Eds). Pedagogia do Desporto. Cruz Quebrada: Edições FMH, pp. 69-130.

Rink. J. E. (1993). Teaching Physical Education for Learning. St. Louis, Missouri: Mosby-Year Book, Inc


O Ensino da Técnica Desportiva  e O Modelo Desenvolvimental de Rink - parte A e parte

23 Novembro 2016, 08:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Apresentação dos temas acima referidos por dois grupos de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão colectiva acerca dos mesmos (argumentação e contra-argumentação).

 

Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão e balanço geral dos temas objecto de estudo.

Bibliografia

Rosado, A. & Mesquita, I. (2009). Melhorar a aprendizagem, melhorando a instrução. In: A. Rosado & I. Mesquita (Eds). Pedagogia do Desporto. Cruz Quebrada: Edições FMH, pp. 69-130.

Rink. J. E. (1993). Teaching Physical Education for Learning. St. Louis, Missouri: Mosby-Year Book, Inc



Ensino por pares

16 Novembro 2016, 09:30 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Apresentação do tema acima referido (parte 2, capítulo 11, parte 2, ‘Peer Teaching Model: I teach You, You teach me’, pp. 286 – 308) por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão colectiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

 

Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão e balanço geral do tema objecto de estudo.

Bibliografia

Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA


Ensino por pares

16 Novembro 2016, 08:00 Vitor Manuel dos Santos Silva Ferreira

Apresentação do tema acima referido (parte 2, capítulo 11, parte 2, ‘Peer Teaching Model: I teach You, You teach me’, pp. 286 – 308) por um grupo de trabalho (em suporte power point) seguido de discussão colectiva acerca do mesmo (argumentação e contra-argumentação).

 

Balanço acerca do trabalho desenvolvido durante a sessão e balanço geral do tema objecto de estudo.

Bibliografia

Metzler, M. W. (2000). Instructional Models for Physical Education. Allyn & Bacon. Needham Heights. Massachusetts: USA