Sumários
2 Abril 2019, 14:00
•
Elisabete Monteiro
Continuação da aula anterior. Existiu a necessidade de suporte ao grafismo do movimento e á relação entre o o o+bservar e ser observado. Trabalho a pares.
Balanço final e esclarecimento,ento de dúvidas.
2 Abril 2019, 08:00
•
Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
A docente efetuou uma seleção prévia da imagem de 4 obras de arte, nomeadamente pinturas de Salvador Dali, Picasso, Monet e de 3 frases do escritor português José Luis Peixoto.
A turma foi agrupada por imagens (4 grupos), tarefa de realização individual, os estudantes tinham de numa 1ª fase observar a imagem e captar a primeira impressão, escrevem. De seguida, tinham de continuar a observação captando e absolvendo o máximo possível da imagem.
A partir do momento que deixam de olhar para a imagem movem-se, interpretando-a como quiserem. Após a interpretação da imagem através do movimento, os estudantes liam tinham de dar a sua interpretação à frase escrita.
Em conjunto, os elementos de cada grupo partilham as diferentes perspectivas e interpretação do mesmo estimulo e tinham de construir uma instalação.
Os estudantes foram alertados para a realização da visita, assim como da data de entrega do respetivo relatório (23.4), via SGA.
26 Março 2019, 14:00
•
Elisabete Monteiro
Desenvolvimento, análise e reflexão das situações vivenciadas.Balanço final e esclarecimento de dúvidas.
26 Março 2019, 08:00
•
Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
A turma foi dividida em 3 grupos. A docente passava um odor diferente por cada grupo, e individualmente e de olhos fechados os estudantes tinham de sentir e vivenciar esse odor. Tinham de fixar esse odor, e assim que a docente passava pelo grupo todo, estes tinham de responder às seguintes questões: Qual a sensação?; Que memórias te trazem? Que cor tem? Qual a forma do teu odor? (nesta última tinham de desenhar a forma).
Em seguida com base nas sensações e na memória, os estudantes moviam-se livremente. Durante esta tarefa tinham como "obstáculo" a colocação de música e a sua ausência (1ª sem música- 2º com música-3º sem música). Após esta experiência, pensavam e memorizavam o movimento residual e a sensação que ficou depois de se moverem livremente.
Tendo como ponto de partida os movimentos residuais, desenvolvem esta frase dando-lhe forma e cor (recorrer à forma e cor escolhida no 1º exercício).
Juntam-se os elementos de cada grupo e mostram em simultâneo as frases que cada um desenvolveu individualmente. Este exercício permite-nos ver como é que com um mesmos estimulo e mesma tarefa os estudantes escolhem e apresentam produtos muito distintos, conforme os seus diferentes pontos de vista.
Os estudantes tiveram tempo para escrever nos diários de bordo.
19 Março 2019, 14:00
•
Elisabete Monteiro
Conclusão das tarefas realizadas na aula anterior. Análise e reflexão das situações vivenciadas. Balanço final e esclarecimento de dúvidas.