Sumários

Desenvolvimento da aula anterior

26 Fevereiro 2019, 14:00 Elisabete Monteiro

Desenvolvimento, análise e reflexão das situações vivenciadas.Balanço final e esclarecimento de dúvidas.


Conhecimento e percepção do outro

26 Fevereiro 2019, 08:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Os estudantes espalhados pela sala tinham de fechar os olhos, ficar em posição bípede, sentiam casa parte do corpo sem se moverem. Começam a mobilizar as articulações, os segmentos corporais e depois o corpo todo. No seguimento do exercício anterior, os estudantes tinham de se mover de forma a ocupar o mínimo e o máximo de espaço possível. Em seguida, continuam a andar e tinham de imaginar que estavam a andar: - na "corda bamba", num chão de vidro muito fino, num chão de brasas, numa lata de mel, na rua à chuva, rodeados de muitas pessoas.


Jogo do reflexo: dois a dois, um move-se o outro imita os seus movimentos como se fosse a imagem refletida no espelho. Em seguida estabelecem um diálogo (movimento) em que 1 fala-o outro responde-falam os dois ao mesmo tempo, nenhum fala. Fixam alguns movimentos e constroem uma frase de movimento em grupo e mostram aos restantes. Reflexão e discussão sobre o resultado dos trabalhos de grupo.
Os alunos foram incentivados a escrever e incluir estímulos no portefólio, assim como foram lembrados da visita de estudo que tem de realizar.


Conclusão da aula anterior

19 Fevereiro 2019, 14:00 Elisabete Monteiro

Conclusão das tarefas realizadas na aula anterior. Análise e reflexão das situações vivenciadas. Balanço final e esclarecimento de dúvidas.


Continuação do tema: conhecimento do próprio e do outro

19 Fevereiro 2019, 08:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Andavam livremente pela sala, a docente dizia um nome e esse aluno tinha de cantarolar a sua música favorita e de mover-se de acordo com a sensação de a estar a ouvir. Os restantes alunos se conhecessem a música cantarolavam também e moviam-se de acordo com a sensação que estavam a vivenciar. 


A turma foi dividida em grupos de 3. Iniciaram uma tarefa individual  em que cada um tinha de responder às seguintes questões: " O que te faz lembrar a tua música favorita?"; "Ter êxito para mim é?"; "Tenho saudades de...?". Partilharam as suas respostas, sendo que tinham de construir 1 situação em que estivesse implicita a saudade, o êxito  e o que lhes faz lembrar a música favorita. No final todos dos grupos mostraram e os que observavam tinham de escrever, identificar  ou refletir sobre os 3 conceitos.
Reflexão sobre a aula. Partilha de opiniões e vivências. O estudantes foram alertados da necessidade de investir no portefólio, assim como na inclusão de estímulos no mesmo.


Desenvolvimento da aula anterior

12 Fevereiro 2019, 14:00 Elisabete Monteiro

Desenvolvimento, análise e reflexão das situações vivenciadas.

Balanço final e esclarecimento de dúvidas.