Sumários

Exploração de sons provenientes de objetos

19 Março 2019, 08:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Os estudantes deslocavam-se pela sala e iam mobilizando as articulações,  alongavam como de estivessem a espreguiçar ao mesmo tempo que emitiam o som como se estivessem a bocejar. Em seguida escolhiam 3 partes diferentes do corpo, e pensavam num som para cada uma dessas partes, sendo que inicialmente executa o movimento com o respetivo som mas ainda em silêncio, aos poucos vão exteriorizar o som (começa baixinho e vai aumentando o volume).

Foi solicitado que, sem exteriorizar, pensassem em vários sons, do dia-a-dia, explorados no exercício anterior. Depois tinham de escolher 5 sons e transcrevê-los (mnemónica ) com o objetivo de  criar uma frase individual de sons. Praticaram diferentes formas de cantarolar/ dizer, enquanto um diz/canta a sua frase os restantes movem-se de acordo com o que ouvem. 

A turma foi dividida em 3 grupos, e atribuído a cada grupo um objeto. Os grupos tinham de explorar o potencial sonoro do objeto, de forma a captar e transcrever as várias possibilidades de sons  (exploradas no momento da tarefa). 
O grupo criava uma frase de sons provenientes  a exploração do objeto, assim como, incluíam  o próprio objeto/ som. Partilharam com a turma as suas frases.
Feedback sobre as tarefas desenvolvidas na aula. Foco incidiu na exploração de sons, e como é que estes podem ser um ponto de partida para a exploração de movimento.


Desenvolvimento da aula anterior

12 Março 2019, 14:00 Elisabete Monteiro

Desenvolvimento, análise e reflexão das situações vivenciadas relativo ao seu impacto do ponto de vista da formação pessoal como grupal.

Balanço final e esclarecimento de dúvidas.


Introdução aos estímulos sonoros

12 Março 2019, 08:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

A docente coloca várias músicas e os estudantes tinham de se mover de acordo com a música (seguir batidas, melodia, letra....). Sentados, ouvem 9 músicas, identificaram cada música e tinham de escrever a 1ª impressão/sensação/palavra relativamente a cada uma. Em seguida, com base na  1ª impressão/sensação/palavra atribuíram um gesto a cada uma (9 gestos). Mostraram todos em simultâneo.  Foi solicitado que destacassem a música que mais se identificavam  (+) e a que menos se identificavam (-). Espalhados pela sala, sentados, a docente pela mesma ordem coloca novamente as músicas. Só se levantavam quando tocava a música (+) e (-), sendo que na (+) não se mexiam, por sua vez, na (-), moviam-se iniciando com o gesto que escolheu anteriormente, desenvolvendo-o (podendo incluir ou não os restantes gestos).

Em grupos de 3, os estudantes partilhavam com os elementos do grupo os gestos que tinham escolhido (total 27 gestos 9x3). Tinham de escolher 12 gestos e criar uma frase de movimento que tem como ponto de partida estes gestos. Tinham de pensar como é que um movimento se seguia ao outro.

Reflexão sobre a aula. Feedback da docente relativamente à relação das tarefas, das experiências vividas e partilhadas na aula com os objetivos estipulados.


Conclusão da aula anterior

5 Março 2019, 14:00 Elisabete Monteiro

Análise e reflexão das situações vivenciadas.Balanço final e esclarecimento de dúvidas.


Interrupções letivas

5 Março 2019, 08:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Interrupções letivas-CARNAVAL