Sumários
Os estímulos visuais
19 Abril 2018, 16:00 • Elisabete Monteiro
Turma dividida em grupos de 3 a 4 pessoas, mas com realização individual, teriam de observar a mesma imagem (por grupo), captar a 1ª impressão e, seguidamente, absorver o máximo de informação e, a partir do momento que deixam de olhar, teriam de reagir a essa imagem, por movimento e depois por escrito. Construiriam uma frase de movimento e teriam de mostrar depois ao seu grupo.
Continuação dos estímulos olfativos
18 Abril 2018, 16:00 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
Os estudantes recordaram a sensação e o movimento residual criados na aula anterior. Em seguida, trocaram de papéis de forma aleatória (tarefa da aula anterior) e tinham de seguir os 4 dos 5 passos descritos no papel com a sensação e movimento
residual.
No exterior do edifício, tinham de captar um odor da natureza (se possível trazem os objetos, ou tiram foto ou descrevem o objeto de onde retiraram o odor) e um gesto de uma pessoa desconhecida no seu quotidiano.
De volta à sala, desenvolvem uma pequena sequência 5º passo, tendo como ponto de partida o odor e o movimento que captaram no exterior.
Individualmente mostram à turma os 5 passos seguidos.
Os estímulos olfativos - continuação
12 Abril 2018, 16:00 • Elisabete Monteiro
Desenvolvimento e aferição/exploração das tarefas relativas aos estímulos olfativos.
Introdução dos estímulos olfativos
11 Abril 2018, 16:00 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
A turma foi dividida em 3 grupos, sendo que foi atribuído a cada grupo 2 odores (objetos) diferentes. Os estudantes de olhos fechados, vivência o odor fixando-o, em seguida escrevem num papel qual a sensação e que memória lhe trazem.
Na tarefa seguinte, de acordo com a sensação movem-se livremente (sem música-com música-sem música),sendo que memorizam os movimentos residuais e a sensação.
Juntaram-se nos grupos formados na primeira tarefa e em simultâneo mostraram os movimentos residuais e as sensações que tiveram como ponto de partida os mesmos odores.
Em seguida fizeram o jogo Aventura ao Acaso baseado no autor Keri Smith, tinham de escrever 5 passos/ ações/ percursos (estilo pedi-paper do movimento e sensações) cujo tema é o odor. O 5º passo ficou em aberto (continuar na próxima aula).