Sumários

Os estímulos visuais

19 Abril 2018, 16:00 Elisabete Monteiro

Turma dividida em grupos de 3 a 4 pessoas, mas com realização individual, teriam de observar a mesma imagem (por grupo), captar a 1ª impressão e, seguidamente, absorver o máximo de informação e, a partir do momento que deixam de olhar, teriam de reagir a essa imagem, por movimento e depois por escrito. Construiriam uma frase de movimento e teriam de mostrar depois ao seu grupo.

Depois todos os grupos veriam o trabalho de cada grupo (mostra simultânea mas mantendo o trabalho de cada um), evidenciando como partindo do mesmo estímulo - e assaz objetivo ou pelo menos mais (pseudo) evidente porque visual - a leitura, exploração/resolução é tão diferente para cada um.

Depois, individualmente e com a mesma imagem, todos, teriam de escrever um texto, no seu local preferido do estúdio, interpretando esta frase "Nós somos o sítio que nos faz falta".
Juntando a esta questão solicitou-se que começassem a fazer a ligação com a frase de Álvaro de Campos : "Eu que me aguente comigo e com os comigo de mim", que serviriam de leitmotiv para o trabalho final, individual 'Quem sou eu? /who are you?'


Continuação dos estímulos olfativos

18 Abril 2018, 16:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Os estudantes recordaram a sensação e o movimento residual criados na aula anterior. Em seguida, trocaram de papéis de forma aleatória (tarefa da aula anterior) e tinham de seguir os 4 dos 5 passos descritos no papel com a sensação e movimento residual.

No exterior do edifício, tinham de captar um odor da natureza (se possível trazem os objetos, ou tiram foto ou descrevem o objeto de onde retiraram o odor) e um gesto de uma pessoa desconhecida no seu quotidiano.


De volta à sala, desenvolvem uma pequena sequência 5º passo, tendo como ponto de partida o odor e o movimento que captaram no exterior.

Individualmente mostram à turma os 5 passos seguidos.

 


Os estímulos olfativos - continuação

12 Abril 2018, 16:00 Elisabete Monteiro

Desenvolvimento e aferição/exploração das tarefas relativas aos estímulos olfativos.

Análise, discussão e balanço final, relativamente ao potencial dos estímulos olfativos.


Introdução dos estímulos olfativos

11 Abril 2018, 16:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

A turma foi dividida em 3 grupos, sendo que foi atribuído a cada grupo 2 odores (objetos) diferentes. Os estudantes de olhos fechados, vivência o odor fixando-o, em seguida escrevem num papel qual a sensação e que memória lhe trazem.  

Na tarefa seguinte, de acordo com a sensação movem-se livremente (sem música-com música-sem música),sendo que memorizam os movimentos residuais e a sensação.

Juntaram-se nos grupos formados na primeira tarefa e em simultâneo mostraram os movimentos residuais e as sensações que tiveram como ponto de partida os mesmos odores.

Em seguida  fizeram o jogo Aventura ao Acaso baseado no autor Keri Smith, tinham de escrever 5 passos/ ações/ percursos (estilo pedi-paper do movimento e sensações) cujo tema é o odor. O 5º passo ficou em aberto (continuar na próxima aula).



Assembleia Geral de Estudantes

5 Abril 2018, 16:00 Elisabete Monteiro

Não foi dada aula