Sumários
Conhecimento do próprio e do outro (continuação)
28 Fevereiro 2018, 16:00 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
A andar livremente na sala um a um completam a seguinte frase com palavras dadas pela docente: Para mim é (....)
A andar livremente na sala e em simultâneo respondem à seguinte questão: O que te faz lembrar.... (a tua música favorita, um mergulho no oceano, a ausência, um abraço) todos respondiam às diferentes frases e movem-se com a sensação de cada uma destas palavras.
Depois, escolhiam um local/ espaço do estúdio que se sentissem mais confortáveis e escrevem “qual é para ti o teu espaço ideal...”, em seguida escrevem “qual é para ti o tempo certo ou perfeito”.
Imaginam que estão o seu lugar ideal e seu tempo certo e criam movimento individual que para eles reflita essas duas condições. Podem ou não partilhar com outro colega o seu texto.
Cada aluno volta a ocupar ao seu lugar preferido do estúdio e 1 a 1 vão mostrar a sua frase de movimento baseada no lugar ideal e tempo certo, os restantes imitam como convidados a vivenciar o espaço e tempo dos colegas.
Breve reflexão das situações vividas.
Percepção, conhecimento próprio e do outro
22 Fevereiro 2018, 16:00 • Elisabete Monteiro
Jogo do reflexo, como se de uma imagem de espelho se tratasse (2x2).
Movimento vs Som
21 Fevereiro 2018, 16:00 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
Os estudantes escreveram num papel 3 sensações de estar nos esteiros ou meio envolvente da FMH e 3 objetos pessoais.
Em seguida, escreveram um texto onde constam as 6 palavras (3 sensações e 3 objetos pessoais). Deste texto destacam três palavras.
Escolheram 1 palavra e exploram diferentes formas de a dizer (som, entoação, dinâmica) e de se movimentar. Fixam uma frase de som e de movimento. (no mínimo 5 formas diferentes).
Em seguida, 2x2 com as três palavras de cada destacadas no testo ( total 6 palavras ) criam uma 4ª palavra juntando as sílabas das palavras, sendo que não tinham de usar todas as sílabas).
A mesma parceria, define o significado da "nova palavra" e criam uma sequência de som e movimento com a mesma. Sendo que de seguida, individualmente exploram 3 formas diferentes de criar movimento e respetivo som tendo como ponte de partida o som e o movimento criados pela dupla.
Mostram à turma, iniciando pela frase de som e movimento criada em conjunto, seguido das 3 frases individuais.
Reflexão e balanço sobre os exercícios realizados na aula.
Conhecimento próprio e do outro
15 Fevereiro 2018, 16:00 • Elisabete Monteiro
Jogo das afinidades - entre o 'gosto' e o 'não gosto'.
Continuação da aula anterior: palavra vs movimento
14 Fevereiro 2018, 16:00 • Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas
Os estudantes usaram o texto da aula anterior: um lê o seu texto em voz alta normal, de trás para a frente, a saltar uma palavra, sendo que os restantes movem-se de acordo com o que ouvem. Em seguida, 2x2 trocam os textos, ao mesmo tempo que leem o texto do outro movem-se com diferentes entoações, dinâmicas, terminam sem o texto e movem-se apenas de acordo com o que ficou na memória (palavra e movimento). Tarefa individual. Partilham a experiência com o par mostrando-lhe o movimento, posteriormente diz as palavras escolhidas como ponto de partida do movimento. Referência a possíveis tarefas ou exercícios com o intuito de desenvolver e criar movimento expressivo e criativo. A aula terminou com a realização do jogo das diferenças que tem como objetivo chamar a atenção para o pormenor o saber-olhar o saber-ver. Foi solicitado aos estudantes que fizessem uma reflexão critica sobre a conferência que vão assistir na aula de amanhã (quinta-feira dia 15.2) e o respetivo anexo no portfólio. |