Sumários

Conhecimento do próprio e do outro (continuação)

28 Fevereiro 2018, 16:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

A andar livremente na sala um a um completam a seguinte frase com palavras dadas pela docente: Para mim é (....)

A andar livremente na sala e em simultâneo respondem à seguinte questão: O que te faz lembrar.... (a tua música favorita, um mergulho no oceano, a ausência, um abraço) todos respondiam às diferentes frases e movem-se com a sensação de cada uma destas palavras.


Depois, escolhiam um local/ espaço do estúdio que se sentissem mais confortáveis e escrevem “qual é para ti o teu espaço ideal...”, em seguida escrevem “qual é para ti o tempo certo ou perfeito”.

Imaginam que estão o seu lugar ideal e seu tempo certo e criam movimento individual que para eles reflita essas duas condições. Podem ou não partilhar com outro colega o seu texto.


Cada aluno volta a ocupar ao seu lugar preferido do estúdio e 1 a 1 vão mostrar a sua frase de movimento baseada no lugar ideal e tempo certo, os restantes imitam como convidados a vivenciar o espaço e tempo dos colegas.

Breve reflexão das situações vividas. 


Percepção, conhecimento próprio e do outro

22 Fevereiro 2018, 16:00 Elisabete Monteiro

Jogo do reflexo, como se de uma imagem de espelho se tratasse (2x2).

Estabelecimento de diálogo através do movimento (mesmo dueto). Eventual desenvolvimento para situações de contacto. Escrita individual sobre a experiência. Desse texto retiram uma frase possível de partilhar com a turma.
Ao ouvirem as frases lidas pela docente 1º teriam de se movimentar de acordo com a sensação tida e, depois terão de adivinhar de quem se tratava. Em dueto estabelecimento de diálogo pelo movimento.
Breve reflexão do vivido na aula.


Movimento vs Som

21 Fevereiro 2018, 16:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Os estudantes escreveram num papel 3 sensações de estar nos esteiros ou meio envolvente da FMH  e 3 objetos pessoais.

Em seguida, escreveram um texto onde constam as 6 palavras (3 sensações e 3 objetos pessoais). Deste texto destacam três palavras.

Escolheram 1 palavra e exploram diferentes formas de a dizer (som, entoação, dinâmica) e de se movimentar. Fixam uma frase de som e de movimento. (no mínimo 5 formas diferentes).

 Em seguida,  2x2 com as três palavras de cada destacadas no testo ( total 6 palavras )  criam uma 4ª palavra juntando as sílabas das palavras, sendo que não tinham de usar todas as sílabas). 

A mesma parceria, define o significado da "nova palavra" e criam uma sequência de som e movimento com a mesma. Sendo que de seguida, individualmente exploram 3 formas diferentes de criar movimento e respetivo som tendo como ponte de partida o som e o movimento criados pela dupla.

Mostram à turma, iniciando pela frase de som e movimento criada em conjunto, seguido das 3 frases individuais.

Reflexão e balanço sobre os exercícios realizados na aula.


Conhecimento próprio e do outro

15 Fevereiro 2018, 16:00 Elisabete Monteiro

Jogo das afinidades - entre o 'gosto' e o 'não gosto'.

Na parte do 'não gosto' teriam de adicionar um gesto que pensem característico.
Os estudantes foram solicitados a se recordarem das opções ditas por cada um. Devido à grande dimensão da turma houve necessidade de adoptar uma estratégia inclusiva relativamente à afinidades e sua memorização (em pequenos grupos).
Com os gestos anteriormente criados, passaram à construção de uma frase de movimento.
À frase construída e tendo sido dividia a turma em 3, foi solicitado que combinassem as respetivas frases e, uma vez que tinham partido de palavras específicas que adicionassem som aos gestos criados.
Breve reflexão das situações vividas.


Continuação da aula anterior: palavra vs movimento

14 Fevereiro 2018, 16:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Os estudantes usaram o texto da aula anterior: um lê o seu texto em voz alta normal, de trás para a frente, a saltar uma palavra, sendo que os restantes movem-se de acordo com o que ouvem.

Em seguida, 2x2 trocam os textos, ao mesmo tempo que leem o texto do outro movem-se com diferentes entoações, dinâmicas, terminam sem o texto e movem-se apenas de acordo com o que ficou na memória (palavra e movimento). Tarefa individual.

Partilham a experiência com o par mostrando-lhe o movimento, posteriormente diz as palavras escolhidas como ponto de partida do movimento. Referência a possíveis tarefas ou exercícios com o intuito de desenvolver e criar  movimento expressivo e criativo.

A aula terminou com a realização do  jogo das diferenças que tem como  objetivo chamar a atenção para o pormenor o saber-olhar o saber-ver. 

Foi solicitado aos estudantes que fizessem uma reflexão critica sobre a conferência que vão assistir na aula de amanhã (quinta-feira dia 15.2) e o respetivo anexo no portfólio.