Sumários

Escuta e escrita do movimento - conclusão

15 Março 2018, 16:00 Elisabete Monteiro

Com base das tarefas realizadas na aula anterior procedeu-se ao seu desenvolvimento, em pequenos grupos, resultando no final pequenos trabalhos de composição coreográfica.

Balanço final do realizado e esclarecimento de dúvidas.
Voltou-se a acentuar a necessidade de um registo periódico e reflexivo no diário de bordo.


Introdução aos estímulos auditivos

14 Março 2018, 16:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

- Exercícios de escuta, os estudantes individualmente e em simultâneo tinham de seguir a música. Escutar os diferentes sons e reagir executando movimento com diferentes partes do corpo.

- A espelho (2 a 2),  um executa o movimento e o outro segue-o ao mesmo tempo que emite sons. Troca. Em seguida, estabelece um diálogo (pergunta-resposta) com movimento e som. Continuam o mesmo exercicio movem-se e fazem som mas sem emitir o som. 

- Individualmente cada estudante imagina um objeto. Em seguida tinham de criar um som proveniente desse objeto.

- A turma foi dividida em 3 grupos, cada grupo constrói uma frase de som com os sons  criados no exercício anterior. Memorizam  a frase. Individualmente cada um tem de escrever a frase no seu portfólio. Os mesmos grupos: enquanto o grupo 1 cria sons improvisando, o grupo 2 move-se,  e o grupo 3 desenha o movimento dos que se movem.

 Os estudantes foram lembrados que têm de trazer o portfólio para todas as aulas. 



Escuta e escrita do movimento

8 Março 2018, 16:00 Elisabete Monteiro

A pares e na base dos gestos criados na aula anterior os estudantes em grupos de 2 teriam de 'manipular' o colega provocando-lhe ou levando-o a desempenhar os gestos pretendidos. A seguir quem foi manipulado teria de demonstra, pela sua interpretação, mas também memória da sensação do movimento no corpo. Finalmente a sensação e o movimento realizado seria ilustrado com um desenho livre. 

No final e depois de trocar entre o par. todos os desenhos foram colocados num círculo e teriam de a sua interpretação.
Breve reflexão final.


Introdução aos estímulos tateis

7 Março 2018, 16:00 Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas

Sentados no chão formam um círculo, passamos três objetos e de olhos fechados manipulam os objetos através do tato, escrevem sobre a forma, textura, cor, temperatura.

Individualmente representam em movimento cada um destes objetos, incluindo as 4 características mencionadas no exercício anterior. (memorizam os movimentos)

Percepção táctil com os pés. Os alunos sentados formam 3 meias luas, enquanto uns manipulam o objeto e tentam adivinhar o que é descrevendo também a sensação do toque, os outros apenas observam. Ainda de olhos fechados, o grupo que manipulou o objeto, levanta-se e move-se com a sensação que teve quando explorava o objeto. Os que observaram, tinham de imitar os colegas, podendo escolher e trocar seguindo vários.( memorizam os movimentos)

(Troca)

Com o material obtido nos exercícios anteriores, exploram a abstração do objeto. Escrevem num papel o pormenor/perspectiva que querem destacar em cada objeto. desenvolvem uma frase de movimento baseada na exploração desses pormenores.

Os estudantes tiveram tempo de escrever nos seus diários. Reflexão sobre e feedback dos exercícios desenvolvidos na aula.




Conclusão da aula anterior

1 Março 2018, 16:00 Elisabete Monteiro

Conclusão da aula anterior pelas tarefas que ficaram por terminar.

Reflexão sobre as duas últimas aulas e esclarecimento de dúvidas quanto à visita a realizar e respetivo relatório a entregar dia 4.4..