Sumários
Avaliação do Trabalho Abdominal
10 Maio 2022, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Apresentação dos exercícios propostos pelos alunos para desenvolvimento dos grupos musculares da parede abdominal. Análise e avaliação dos exercícios apresentados. Posição de segurança da coluna (lombar e cervical). Anulação da participação do psoas-iliaco. Nível de dificuldade dos exercícios propostos, permitindo a progressão e a prescrição individualizada.
Treino Técnico e Capacidades Coordenativas
3 Maio 2022, 09:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Treino técnico e desenvolvimento das habilidades motoras. Contributos da biomecânica e da aprendizagem motora para a descrição e compreensão das técnicas corporais específicas do comportamento motor em dança. A coreografia como campo de experimentação técnica. Os modelos orientadores e a resolução de problemas. Os objectivos do treino técnico. Especialização e formação multidisciplinar. Limites da adaptabilidade motora. Etapas da preparação técnica. Aquisição, aplicação e aperfeiçoamento. O virtuosismo técnico. Noção de habilidade motora em dança. Observação do movimento e análise de erros. A questão do alinhamento postural (pé, joelho e pé, bacia, caixa toráxica e bacia) em dança. Identificação (dance screening) e análise dos principais desvios em termos de alinhamento postural. Métodos de treino e desenvolvimento das habilidades motoras. Treino das capacidades coordenativas. A avaliação da técnica através da análise de habilidades-critério.
Bibliografia:
- Attikov, A. (1997). La Voie du Perfectionnement en Danse Classique. Paris: Editions Chiron. - Bläsing, B., Puttke, M. & Schack, T. (2010). The Neurocognition of Dance. Hove, East Sussex: Psychology Press. - Cadopi, M. & Bonnery, A. (1990). Apprentissage de la Danse. Joinville-le-Pont: Éditions Actio. - Häfelinger, U. & Scuba, V. (2010). La Coordinación y el Entrenamiento Propioceptivo. Badalona: Editorial Paidotribo. - Laane. R.M. (1983). Danse Classique et Mécanismes Corporels. Paris: Éditions Amphora. - Laws. K. (1984). The Physics of Dance. New York: Scchirmer Books. - Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões pouco frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 10 e 11).
Alinhamento postural
3 Maio 2022, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Observação de posturas e análise dos principais desvios em termos de alinhamento postural. Observação do movimento e análise de erros. Propostas de correção e princípios a seguir. Análise do apoio do pé (desvios laterais), da relação pé/joelho em determinadas ações (plié e recepção após salto), alinhamento das cinturas pélvica e escapular, posição da cabeça.
Bibliografia:
Xarez, L. (2012). Treino em Dança: Questões pouco frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 12).
Postura em Dança
26 Abril 2022, 09:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
A postura como alinhamento correto e configuração dos segmentos corporais. Vantagens de uma boa postura: evitar lesões, obter máxima funcionalidade, reduzir tensões e o gasto energético. Fatores que influenciam os problemas posturais: fadiga, defeitos congénitos, excesso ou défice de peso, problemas psicológicos e fatores ambientais (mobiliário, vestuário, calçado, etc.). Alinhamento postural para dançar. Observação de posturas e análise dos principais desvios em termos de alinhamento postural. Desvios da coluna (hiperlordose lombar, hipercifose dorsal, escoliose). distribuição do peso do corpo (inclinações laterais e antero-posteriores do corpo). Projeção da cabeça (à frente, atrás e lateral). Projeção dos ombros (elevação, à frente, atrás e desalinhamento). Hiperextensão, hiperflexão, valgismo e varismo dos joelhos. Pronação e supinação dos pés. Postura estática e postura dinâmica. Gestos (plié, etc.) e nas ações de saltar e de rodar. aquisição de equilíbrio estático e dinâmico. Papel dos recetores sensoriais (visual, auditivo, muscular, tendinoso, cutâneo). Alinhamentos biomecânicos eficientes para dançar: joelhos sobre o centro dos pés, arcos verticais dos pés, verticalidade da cintura pélvica (sem retroversão nem anteversão da bacia) e alinhamento da cintura pélvica com a cintura escapular.
Bibliografia
- Clippinger, K. (2007). Dance Anatomy and Kinesiology. Champaign, Illinois: Human Kinetics. - Kendall, F.P., McCreary, E.K., Provance, P.G., Rodgers, M.M. & Romani, W.A. (2005). Muscles: Testing and Function with Posture and Pain (5ed). Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins. - Krasnow, D., Monasterio, R. & Chatfield, S.J. (2001). Emerging Concepts of Posture and Alignement. Medical Problems of Performing Artists, 16, 1, 8-16. - Welsh, T. (2009). Conditioning for Dancers. Gainesville, University Press of Florida. - Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 12).
Tema: Avaliação e Treino da Flexibilidade
26 Abril 2022, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
Avaliação diagnóstico da condição física dos bailarinos. A flexibilidade de determinadas articulações. Noções de goniometria. A flexibilidade do pé, do joelho e da coxo-femural. Medição do Turnout (en dehors, rotação externa dos membros inferiores). Treino da flexibilidade através do treino técnico. Os exemplos de alguns exercícios normalmente utilizados em sessões de barra de chão (grand battement, developpé, etc.) e na técnica Graham (contract-release) para desenvolvimento desta qualidade motora.