Sumários

Treino da Flexibilidade para Dançar

19 Abril 2022, 09:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Teoria e metodologia do treino da flexibilidade. Conceitos básicos. Diferença entre flexibilidade e alongamento. Factores que influenciam a flexibilidade. Flexibilidade funcional. Hipermobilidade e hipomobilidade. Papel do tecido muscular e sua elasticidade. As estruturas não elásticas (ligamentos, tendões, articulações). Idade, sexo e nível de actividade física. Temperatura e efeitos do warm-up. Tipos de flexibilidade. Avaliação da flexibilidade. Métodos de treino desta capacidade. Exercícios exemplificativos dos métodos passivo, dinâmico e PNF. Desenho de programas de desenvolvimento da flexibilidade específicos para a dança (en dehors, cou de pied, cambré).

Bibliografia:

- Deighan, M. (2005). Flexibility in Dance. Journal of Dance Medicine and Science, 9, 1, 13-17. - Desfor, F.G. (2003). Assessing Hypermobility in Dancers. Journal of Dance Medicine and Science, 7, 1, 17-23. - DiTullio, M., Wilczek, L., Paulus, D. et al (1989) Comparison of Hip Rotation in Female Classical Ballet Dancers versus Female Nondancers. Medical Problems of Performing Artists, 4, 4, 154-158 - Freitas, S. R. (2010). Flexibilidade e Alongamento: um Modelo Taxonómico. Santo António dos Cavaleiros: Gnosies. - McCormack, M. (2010). Teaching the Hypermobile Dancer. The IADMS Bulletin for Teachers, 2, 1, 5-8. - Xarez, L. (2012). Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 9).


Barra na Água

19 Abril 2022, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Aquecimento utilizando o andar e o nadar. Aula centrada nos skills básicos e fundamentais da barra da técnica de dança clássica: demi-plié, battement tendu, battement glissé (dégagé), rond de jambé à terre, battement frappé, battement fondu, petit battement sur le cou-de-pied, rond de jambé en l’air, développé, grand battement.

A utilização da resistência da água para fortalecimento muscular específico, pela realização dos gestos técnicos referidos. Avaliação da intensidade (nomeadamente pela velocidade e amplitude de execução) e duração dos exercícios. Comparação com os mesmos exercícios realizados na barra e no centro.


Treino da Força para Dançar

5 Abril 2022, 09:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Teoria e metodologia do treino da força. Conceitos básicos. Ações estáticas (isométricas) e dinâmicas (concêntricas e excêntricas). Ciclo de alongamento-encurtamento. Recrutamento de unidades motoras. A via “nervosa” e a via “hipertrófica” para desenvolvimento da força. Relações com variáveis de crescimento e maturação: morfologia e composição corporal. Métodos para desenvolver os diferentes tipos de força: resistência, máxima e explosiva. Variáveis do treino da força: repetições, séries, intervalos, intensidade, frequência e volume. Limites do desenvolvimento da força. Especificidade do desenvolvimento da força: grupos musculares solicitados, padrões de movimento, amplitude de movimento articular, velocidade de contração e tipo de ação muscular. Alguns exemplos de situações de dança.

 

Bibliografia:

- Rodrigues, L.X. e Carvalheiro, S. (2008). Supplemental training to improve dance technique: The example of “frontal fall” skill. Proceedings of the ECSS – European College of Sports Sciences (p.277). - Watkins, A. & Clarkson, P. (1998). Dancing Longer Dancing Stronger: a Dancer’s Guide to Improving Technique and Preventing Injury.: Princeton Book Company Publishers. - Xarez, L. (2012).Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 8).


Aquecimento e Trabalho Individualizado

5 Abril 2022, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Apresentação e avaliação dos trabalhos das alunas, com exercícios para promover o aquecimento para uma sessão de dança (aula, ensaio ou performance). Análise dos exercícios apresentados. - Apresentação dos skills escolhidos individualmente e início da análise para prescrição do treino individualizado em relação ao skill técnico escolhido. - Continuação do trabalho em circuito para desenvolvimento da força genérica e específica.

 

Bibliografia:

Xarez, L. (2012). Treino em Dança: Questões pouco frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 3).


Avaliação de Conhecimentos

29 Março 2022, 09:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Avaliação dos conhecimentos adquiridos através da realização de teste escrito.