Sumários

Barra na Água

29 Março 2022, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

Aquecimento utilizando o andar e o nadar. Aula centrada nos skills básicos e fundamentais da barra da técnica de dança clássica: demi-plié, battement tendu, battement glissé (dégagé), rond de jambé à terre, battement frappé, battement fondu, petit battement sur le cou-de-pied, rond de jambé en l’air, développé, grand battement.

A utilização da resistência da água para fortalecimento muscular específico, pela realização dos gestos técnicos referidos. Avaliação da intensidade (nomeadamente pela velocidade e amplitude de execução) e duração dos exercícios.


(aula realizada na Piscina do Estádio Nacional)


Dispêndio Energético em Dança e Nutrição

22 Março 2022, 09:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

-Os estudos pioneiros de Cohen. et al (1982) e de Schantz & Astrand (1984) na caracterização das variáveis fisiológicas do treino em dança. Caracterização do dispêndio energético. Os dados dos compendiums (ACSM). Intensidade e duração das atividades da dança: aulas, ensaios e espetáculos. Caracterização em METs, de um ensaio da CNB, análise de 4 coreografias em situação de ensaio e de performance, comparando duas intérpretes diferentes. Análise do gasto energético em aulas de Moderno, Contemporâneo, Hip-Hop, Danças Latinas, Composição Coreográfica. Relação do dispêndio energético obtido pelo sensewear e os dados da análise do movimento (número de ações por minuto, tipo de apoio das ações motoras utilizadas). A questão do nível técnico e o gasto energético. Comparação do dispêndio em situações de aula, ensaio e de performance.

- Nutrição e dispêndio energético. Revisão dos conceitos básicos: pirâmide da orientação alimentar. Macro e micronutrientes. Requisitos energéticos do treino em dança, em diferentes formas de dança e diferentes contextos (aulas, ensaios e performances). Gasto energético para além da actividade física: metabolismo basal, regulação da temperatura corporal, efeito termogénico da digestão. Apresentação de estudos sobre a composição corporal dos bailarinos e hábitos alimentares. Problemas frequentes na nutrição dos bailarinos: a restrição calórica crónica, o desequilíbrio nos macronutrientes, a insuficiência de alguns micronutrientes e a questão da hidratação. Controlo do peso: intensidade e duração do exercício e do aporte calórico. A questão do balanço energético. Desordens alimentares e comportamentos desviantes. A alimentação em situações específicas (dias de espetáculo e viagens). A alimentação antes e depois de um episódio de stress (espetáculos, ensaios e aulas). O índice glicémico como indicador do tipo de glúcidos (açucares lentos e rápidos) e sua associação com esses episódios.


Bibliografia:

- Chmelar, R. D. & Fitt, S. S. (1990). Diet for dancers: a Complete Guide to Nutrition and Weight Control. Hightstown: Princeton Book Company Publishers.

- Cohen, J.L., Segal, K.R., Witriol, & MacArdle, W.D. (1982). Cardiorespiratory responses to ballet exercise and the VO2max of elite ballet dancers. Medicine Science of Sports Exercise,14(3):212-217.

- Mastin, Z. (2009). Nutrition for the Dancer. Alton, Hampshire: Dance Books Lda.

- Schantz, P.G., Astrand, P.O. (1984). Physiological characteristics of classical ballet. Medicine Science of Sports Exercise,16(5):472-476.

- Pereira, F. & Rodrigues, L.X. (2007). Monitoring energy expenditure in dance, motor actions, and lifestyle. Journal of Dance Medicine & Science, 11, 1, 15.

- Xarez, L., Pereira, F., & Mendonça, G. (2009). Monitoring work and rest during performance and life-style: a study case with a principal ballet dancer. International Symposium on Performance Science, Auckland, New Zealand, p. 537-542.

- Xarez, L. (2009). Dance Training: the art and the science of finding balance between work and rest.Conference Proceedings of the 19th Annual Meeting of IADMS (International Association for Dance Medicine & Science),The Hague, Holanda, p.100-101.

- Xarez, L. (2012).Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 6 e 7).




Força: Trabalho abdominal

22 Março 2022, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Aula centrada na problemática do trabalho abdominal. Tipos de exercícios. Avaliação da força abdominal. Problemas relacionados. Contributos da biomecânica e da análise postural. Respiração. Identificação dos grupos musculares em atividade em determinados exercícios. Isolamento da participação dos flexores da coxa (iliopsoas). Participação dos oblíquos, recto e transverso. 

- Continuação do trabalho em circuito, a pares, com acréscimo de algumas estações.


Rastreios e Prevenção de Lesões

15 Março 2022, 09:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Rastreios em Dança. Avaliação diagnóstico da condição física dos praticantes de dança. Tipos de testes e sua especificidade. Variáveis técnicas, físicas, biológicas e outras. Modelos existentes: o exemplo da Universidade de Cleveland (https://dancewellness.case.edu.) Testes de laboratório e testes de terreno. Protocolos. Apresentação de exemplos que permitem a caracterização morfo-funcional de praticantes de dança. Métodos de avaliação da força e da flexibilidade. Avaliação do dispêndio energético. Avaliação qualitativa e quantitativa da técnica. O estado nutricional e os testes psicológicos. A documentação do treino.

- Fatores identificados na origem das lesões em dança. Apresentação dos questionários mais utilizados na deteção das lesões em dança e elaboração de fichas de registo das mesmas, tendo em conta os estudos existentes, realizados a nível nacional e internacional. Lesões agudas e crónicas. O problema do sobretreino em dança. Sinais identificadores de sobretreino. A especificidade de algumas dessas lesões e a sua relação com o treino e os diferentes estilos de dança. Consulta do site do Harkness Center. Mecanismos de prevenção de lesões associados à monitorização do treino.

Bibliografia

- Arnheim,D. (1991).Dance Injuries: Their Prevention and Care. (2ª ed.) St-Louis: The C.V. Mosby Company.

- Azevedo, A. P. Oliveira, R. e Fonseca, J.P. (2007). Lesões no Sistema Músculo-Esquelético em Bailarinos Profissionais, em Portugal, na Temporada 2004/2005. Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto, 1, 1, 32-37.

- Clippinger, K. (1997). Dance screening. Journal of Dance Medicine and Science. 1(3): 84.

- Harkness Center for Dance Injuries (sd). Common Dance Injuries.

- Potter K., Kimmerle M., Grossman G., Rijven M., Liederbach M., e Wilmerding (2008). Screening in a Dance Wellness Program. IADMS Resource Paper. Acesso: www.iadms.org

- Solomon, R. Solomon, J. & Minton S. (2005). Preventing Dance Injuries. Champaign, Illinois: Human Kinetics.

- Xarez, L. (2012).Treino em dança: Questões pouco Frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 4 e 5).


Força: avaliação e prescrição (membros inferiores)

15 Março 2022, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

A força de determinados grupos musculares dos membros inferiores e a sua relação com a execução de determinadas habilidades técnicas. A noção de uma repetição máxima. Utilização dos equipamentos da sala de exercício para trabalho individualizado de avaliação e prescrição de força para determinados grupos musculares.



Bibliografia:

Xarez, L. (2012). Treino em Dança: Questões pouco frequentes. Lisboa: Edições FMH. (cap. 8).