Sumários
Hormonas
18 Novembro 2016, 08:00 • Cristina Paula Fidalgo de Negreiros Monteiro Bento
Hormonas como mensageiros químicos. Estrutura química de algumas hormonas: hormonas peptídicas, hormonas esteróides, hormonas derivadas do ácido araquidónico e hormonas derivadas de aminoácidos. Relação entre a estrutura química e o modo de actuação das hormonas. Mecanismos de acção hormonal. Noção de receptor, especificidade hormona-receptor, processos de transdução da mensagem: o cAMP, o IP3 e o cálcio como segundos mensageiros. Controlo por retroacção ou "feedback".
Aula prática: Determinação de pH – Soluções Tampão (Turno 2)
17 Novembro 2016, 11:00 • Ana Catarina Francisco Nunes Matias
Os organismos vivos desenvolveram sistemas tampão (tampão de fosfatos) que permitem minimizar as variações de pH no organismo.
Discussão dos resultados obtidos na aula prática.
Aula prática: Determinação de pH – Soluções Tampão (Turno 2)
16 Novembro 2016, 13:30 • Ana Catarina Francisco Nunes Matias
Os organismos vivos desenvolveram sistemas tampão (tampão de fosfatos) que permitem minimizar as variações de pH no organismo.
Discussão dos resultados obtidos na aula prática.
Enzimas como marcadores de lesão
11 Novembro 2016, 08:00 • Cristina Paula Fidalgo de Negreiros Monteiro Bento
O aparecimento de enzimas intracelulares em elevadas concentrações em circulação pode ser indicador de lesões ao nível dos tecidos. A identificação da forma (isoenzima) presente em circulação pode permitir a identificação do órgão lesado, se a distribuição dos vários isoenzimas pelos órgãos for diferente. Modelo explicativo do mecanismo de libertação de enzimas dos tecidos para o plasma: peroxidação dos lípidos de membrana, diminuição da concentração de ATP, aumento da concentração de sódio e de cálcio no citoplasma; relação entre estes factores, hidratação celular.
Aula prática: Determinação de pH – Soluções Tampão (Turno 1)
10 Novembro 2016, 11:00 • Ana Catarina Francisco Nunes Matias
Os organismos vivos desenvolveram sistemas tampão (tampão de fosfatos) que permitem minimizar as variações de pH no organismo.
Discussão dos resultados obtidos na aula prática.