Sumários
Hormonas e Neurotransmissores
3 Dezembro 2018, 08:00 • Cristina Paula Fidalgo de Negreiros Monteiro Bento
Hormonas e Neurotransmissores como mensageiros químicos. Estrutura química de algumas hormonas: hormonas peptídicas, hormonas esteróides, hormonas derivadas do ácido araquidónico e hormonas derivadas de aminoácidos. Relação entre a estrutura química e o modo de actuação das hormonas. Mecanismos de acção hormonal. Noção de receptor, especificidade hormona-receptor, processos de transdução da mensagem: o cAMP, o IP3 e o cálcio como segundos mensageiros. Controlo por retroacção ou "feedback".
enzimas
29 Novembro 2018, 15:00 • Ana Catarina Francisco Nunes Matias
Enzimas são proteínas com actividade catalítica. Propriedades dos enzimas. Algumas noções de cinética enzimática - definição e interpretação da velocidade máxima e da constante de Michaelis (KM). Factores que influenciam a velocidade das reacções enzimáticas: concentração de enzimas, concentração de reagente, pH, temperatura, força iónica, presença de modificadores. Grupos de enzimas. Tipos de inibidores, mecanismos de acção e consequência nas constantes da cinética enzimática. Utilização do KM para prever a velocidade relativa de reacções químicas em condições não saturantes na presença de 2 enzimas catalisadores de duas reacções diferentes a partir do mesmo substrato ou na presença de 1 enzima catalisador de duas reacções a partir de dois substratos diferentes. Noções de coenzima e de cofactor. Noção de isoenzimas. Como exemplos de isoenzimas a CKMB e a CKMM.
As proteínas como como fonte energética.
26 Novembro 2018, 12:00 • Cristina Paula Fidalgo de Negreiros Monteiro Bento
As proteínas como como fonte energética. Degradação das proteínas - hidrólise das proteínas. Desaminação oxidativa dos aminoácidos resultantes: libertação de amónia e de ácidos cetónicos. Necessidade de eliminação do grupo amina - ciclo da ureia ou ciclo da ornitina (fígado). Relação com o metabolismo glicídico - ciclo dos ácidos tricarboxílicos. Regulação pela presença de oxigénio. A degradação de nucleótidos também fornece energia e está envolvida na síntese de ácido úrico.
Enzimas
26 Novembro 2018, 08:00 • Cristina Paula Fidalgo de Negreiros Monteiro Bento
Enzimas são proteínas com actividade catalítica. Propriedades dos enzimas. Algumas noções de cinética enzimática - definição e interpretação da velocidade máxima e da constante de Michaelis (K M). Factores que influenciam a velocidade das reacções enzimáticas: concentração de enzimas, concentração de reagente, pH, temperatura, força iónica, presença de modificadores. Grupos de enzimas. Tipos de inibidores, mecanismos de acção e consequência nas constantes da cinética enzimática. Utilização do K M para prever a velocidade relativa de reacções químicas em condições não saturantes na presença de 2 enzimas catalisadores de duas reacções diferentes a partir do mesmo substrato ou na presença de 1 enzima catalisador de duas reacções a partir de dois substratos diferentes. Noções de coenzima e de cofactor. Noção de isoenzimas. Como exemplos de isoenzimas a CK MB e a CK MM. Exemplos de patologias resultantes de alterações enzimáticas congénitas.
quimica fisica
22 Novembro 2018, 15:00 • Ana Catarina Francisco Nunes Matias
Química Física em Bioquímica: A água e soluções. A água está presente em todos os compartimentos do organismo. Ela é o agente dispersante das biomoléculas. Pressão osmótica e tonicidade – principais conceitos e definições. A água e soluções.