Sumários

As qualidades de esforço

25 Março 2022, 11:30 Elisabete Monteiro

Trabalho das qualidades de esforço fazendo uso das estratégias de repetição e de acumulação.

Prática supervisionada pela docente, com acompanhamento de feedback individualizado.
Balanço final da sessão com esclarecimento de dúvidas.


Preparação da dinamização

25 Março 2022, 10:30 Elisabete Monteiro

Preparação da dinamização dos coreógrafos, em pequenos grupos. Acompanhamento por parte da docente.

Esclarecimento de dúvidas.


Exploração de elementos de Esforço de LMA

23 Março 2022, 10:30 Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira

Aquecimento

Introdução geral aos elementos de esforço de Laban Movement Analysis.
Exploração individual e em pares de elementos relativos ao movimento de esforço: direto, indireto, urgente e suspenso e suas combinações.


A frase de movimento - como construir?

18 Março 2022, 11:30 Elisabete Monteiro

Dando seguimento ao iniciado na aula anterior e na base do motivo encontrado por cada um, os estudantes procederam à criação e exploração de duas frases de movimento, através de duas estratégias: de adicionar (ações dadas, exploradas e depois selecionadas pelo estudantes; de repetir (a primeira ação escolhida, de 3 formas distintas), e em ambas as estratégias com a utilização da voz, no âmbito das ações sugeridas (pela descoberta de eventuais nova fisicalidade com as nuances que esta última pode ter.

No final os estudantes mostraram as duas frase criadas, para observação da turma. Porém, para adicionar o fator de adaptabilidade, foram introduzidos, em cada grupo, pequenos constrangimentos, para abrir novas possibilidades.
A aula terminou com a análise do observado e vivenciado pelo coletivo da turma.


Coreógrafos Portugueses

18 Março 2022, 10:30 Elisabete Monteiro

Após o esclarecimento dos aspetos organizai-vos relativos à tarefa sobre os coreógrafos portugueses, aos critérios a respeitar e à consulta de um livro de entrevistas que constam no SGA e que poderá ajudar à escolha de cada grupo, procedeu-se à apresentação de dois coreógrafos portugueses: Vitor Hugo Pontes e Marlene Freitas, não só pela sua importância no panorama  nacional, mas essencialmente por se distinguirem em termos de processos de criação.

Apresentaram-se vídeos relativos a entrevistas dadas pelos coreógrafos, assim como alguns extratos das suas obras mais emblemáticas.