Sumários
16 Março 2022, 10:30
•
Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira
Aquecimento
Apresentações dos trabalhos de grupo (baseados na abstração do gesto) e sua desconstrução a partir de diversos elementos de composição: espaço - níveis, distanciamento, direções, organização espacial do grupo; foco - intenção e movimento; ritmos e pausas; partes do corpo; toque e a incorporação de movimento.
Breve introdução ao Laban Movement Analysis.
11 Março 2022, 11:30
•
Elisabete Monteiro
De acordo com os conteúdos teóricos transmitidos, os estudantes forma incentivados à procura do 'motivo', para o seu trabalho individual a apresentar no final do mês, respeitando a fundamentação para a sua construção e exploração.
Divididos a pares, procederam a uma primeira exploração para a construção de uma frase de movimento, e posteriormente à sua apresentação, análise e discussão.
Procederam ainda ao registo gravado para poderem selecionar, desenvolver, refinar este trabalho nas próximas aulas práticas.
11 Março 2022, 10:30
•
Elisabete Monteiro
Procedeu-se a uma breve revisão da aula anterior e abordou-se o processo criativo e as fases da criatividade.
Quanto aos Métodos de construção coreográfica, iniciou-se a abordagem pelo esclarecimento do conceito de 'motivo', o que implica a sua exploração, desenvolvimento e variação.
Finalizou-se a aula com o conceito de 'frase de movimento'. Em ambos os conceitos, de 'motivo' e 'frase', os estudantes visionaram um vídeo ilustrativo de cada um.
Esclarecimento de dúvidas.
9 Março 2022, 10:30
•
Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira
Aquecimento
Exploração do gesto: abstração de um movimento gestual explorando a sua transposição para diferentes partes do corpo, e para os três planos de movimento.
Criação individual de uma sequência de movimento a partir da exploração anterior.
Exemplificação prática sobre desconstrução e recriação da sequência numa relação entre dois e quatro interpretes: uso de pausas, integração do movimento do outro, repetição de movimento, uso do espaço na relação com parceiros, adaptação de ritmos e qualidades de movimento deixando-se influenciar pelo parceiro.
Discussão de grupo sobre possibilidades e leituras coreográficas do exercício.
Instrução sobre trabalho autónomo a apresentar na próxima aula: composição coreográfica em grupos de 3 e 4 elementos: recriar e reconstruir sequência do gesto partindo do exemplo praticado em aula.
4 Março 2022, 11:30
•
Elisabete Monteiro
Após o aquecimento, foram trabalhados alguns dos conceitos alvo da aula teórica, essencialmente em termos de som/voz e explorando a descoberta do movimento de cada um, precisamente pelo som.
Em pequenos grupos foi criada uma breve composição, com base no realizado individualmente. Como condição dessa criação conjunta, tinha de ser respeitado o conceito de 'imprevisibilidade', um dos abordados na aula teórica.
Esclarecimento de dúvidas.