Sumários
4 Março 2022, 10:30
•
Elisabete Monteiro
Procedeu-se à apresentação da disciplina, nomeadamente quanto à organização, planeamento, funcionamento e avaliação.
Os estudantes foram informados das tarefas e momentos e de avaliação e aconselhados a consulta-te o Programa no SGA.
Esclarecimentos de dúvidas.
25 Fevereiro 2022, 11:30
•
Elisabete Monteiro
Após um breve aquecimento, foram criadas as condições para uma improvisação livre de toda a turma, para diagnóstico do grupo quanto à experiência e atitude perante este desafio, uma vez que é composto por 6 novos elementos, 4 estudantes Erasmus e outros 2 vindos de outro curso.
No final a improvisação foi realizada em pequenos grupos, sendo a conexão entre o grupo o leitmotiv para a improvisação.
Balanço final da aula com fb dos estudantes perante o vivenciado.
25 Fevereiro 2022, 10:30
•
Elisabete Monteiro
Iniciou-se a aula por desafiar os estudantes, de forma individual, a encontrarem 3 palavras -chave que associem ou que represente a improvisação. A seguir, a pares partilharam-nas e encontraram eventualmente um consenso para as palavras-chave mais representativas.
Seguidamente toda a turma foi informada e tentou-se estabelecer uma relação com os conteúdos a seguir transmitidos pela docente.
Iniciou-se por referir que a palavra 'Improviso' deriva do latim 'In Promptu' e que significa 'estado de atenção', 'pronto para agir'. Prontidão.
Foi ainda apresentado o jogo da improvisação como um momento de profunda criação, pois criar é entregar-se ao risco, abrindo 'possibilidades de expressão'.
Os estudantes foram alertados que na aula teórico-prática se procederia ao trabalho de algum dos conceitos referidos em aula.
Esclarecimento de dúvidas.
23 Fevereiro 2022, 10:30
•
Cecília de Lima Honório Gouveia Teixeira
Apresentação das linhas gerais da UC: criação artística contemporânea em dança.
A discussão de turma sobre noções de criação artística: a expressão enquanto desconstrução e reconfiguração de sentidos, o sentido aberto da criação e interpretação, a transgressão enquanto o desafio de hábitos, clichés e convenções. A criação artística não apenas como algo que causa emoção, com o virtuosismo técnico ou simplesmente com uma ideia pré-concebida do belo.
Discussão de turma sobre a noção de criação artística contemporânea em dança. O corpo plástico com formações diversas. A linguagem de movimento característica de cada criador/ obra coreográfica. O corpo e seu movimento como linguagem expressiva, não encerrada em códigos já estabelecidos, em linguagens coreográficas e estéticas de movimento já utilizadas anteriormente, mas que tenta ir mais longe.