Sumários

Aula 14 (MM+MJA) - Reflexão sobre as planificações pedagógicas

18 Abril 2022, 09:30 margarida moura


Reflexão avaliativa sobre o trabalho projeto de planificação pedagógica de 2 aulas de dança para uma população alvo específica,  elaborada pelos estudantes. Incidência sobre os aspetos mais relevantes e que têm repercussão na elaboração dos planos de aula específicos, a saber: objetivos dos alunos (gerais, específicos), do professor; atividades; avaliação; modelos de instrução, estilos e estratégias a utilizar nas aulas.


Aula 13 (MM) - Observação e relatório de aula

8 Abril 2022, 09:30 margarida moura

Fichas de observação de aulas de dança. Dimensões de ensino: Instrução e feedback, gestão, disciplina e clima de aula.

Modelos de relatórios de aula (simplificado para os relatórios aula a aula e mais completo e pormenorizado para os relatórios de final de prática pedagógica).

Trabalho em grupo sobre a elaboração de novas categorias de observação específicas a cada dimensão de ensino.


Bibliografia

Alves, M. J., & Moura, M. (2020). Estratégias para o Ensino e Aprendizagem de Dança Strategies for Teaching and Learning Dance. Revista Portuguesa de Educação Artística, 10(1), 7-32. https://doi.org/10.34639/rpea.v10i1

 


Aula 11 (MM) - Apoio tutorial à elaboração dos planos de aula

1 Abril 2022, 09:30 margarida moura

Apoio tutorial à elaboração dos planos de aula, específicos ao exercício de prática pedagógica.


Destaque para os aspetos a incluir nos planos de aula: Identificação, objetivos (do professor e dos alunos), conteúdos, materiais, acompanhamentos sonoros, atividades, estilos de ensino, modelos de instrução / estratégias de comunicação, avaliação e anexos.


Aula 9 (MM) - Apoio à planificação pedagógica

25 Março 2022, 09:30 margarida moura

Apoio tutorial à planificação pedagógica de 2 aulas de dança a serem lecionadas pelos estudantes no âmbito do exercício de prática pedagógica em especial sobre:

1 - Contextualização educativa, caracterização da população alvo (desenvolvimento psicomotor, sócio-afetivo e cognitivo; experiências anteriores, possibilidades e limitações).

2 - Objetivos gerais (OG), específicos (OE) e operacionais (OO) / atividades. Estilos e estratégias de instrução e de ensino. Avaliação pedagógica.

2 - Quadro síntese de Conteúdos - OG - OE - OO / Atividades - Avaliação


Aula 7 MED (MM) - Avaliação pedagógica

18 Março 2022, 09:30 margarida moura

Avaliação pedagógica em Dança.

  • Avaliação versus classificação.

  • Variáveis inerentes à avaliação educativa: Contexto, Produto, Entrada (inputs) e Processo.

  • Avaliação do processo Ensino-Aprendizagem: Variáveis políticas, económicas, sociais, culturais e institucionais (aluno, professor, especialista, família e comunidade).

  • Avaliação do Ensino (Conteúdo, Método, Organização, Instalações/equipamentos, Custo).

  • Avaliação da Aprendizagem (comportamentos cognitivos, comportamentos afetivos e comportamentos psicomotores).

  • Tipos e funções da avaliação pedagógica: diagnóstico, formativa, sumativa e prognóstica.

  • Relação dos diferentes tipo de avaliação com os objetivos específicos a cada uma delas.

  • CRITÉRIOS na escolha das categorias de avaliação no processo de ensino-aprendizagem.  Exemplos concretos.


Tarefa formativa (TF) - Melhoramento da tarefa  de planificação pedagógica com o apoio da aula sobre avaliação pedagógica.


Bibliografia

Gough, M. (1993). In touch with dance. Lancaster: Whitethorn.

Kimmerle, M., & Côté-Laurence, P. (2003). Teaching dance skills: A motor learning and development approach. Andover, N.J: J. Michael Ryan Pub.

Purcell, T. M. (1994). Teaching children dance: Becoming a master teacher. Champaign, Ill: Human Kinetics.

Metzler, M. W. (2005). Instructional models for physical education. Scottsdale, Ariz: Holcomb Hathaway, Publishers.

Murphy R. & Espeland M. (2007). Making connections in assessment and evaluation in arts education. In L. Bresler, (Ed.). International handbook of research in arts education. Dordrecht, The Netherlands: Springer. Vol 16 (pp. 337-340).

Ribeiro, M. L. C. (1989). Avaliação da aprendizagem. Lisboa: Texto Editora.

Ribeiro, A. C., & Ribeiro, M. L. C. (2003). Planificação e avaliação do ensino-aprendizagem. Lisboa: Universidade aberta.