Sumários
Aula 6 MED (MM) - Objetivos Pedagógicos: Gerais, Específicos e Operacionais (Continuação)
14 Março 2022, 09:30 • margarida moura
Continuação da reflexão sobre os objetivos, os conteúdos e as atividades a incluir na planificação pedagógica.
Exercícios práticos e colaborativos com os estudantes de melhoramento da tarefa de planificação pedagógica, com o apoio da aula, sobre objetivos dos alunos e as atividades específicas a cada objetivo.
Observações:
Trazer para a próxima aula as atividades da planificação específicas à avaliação das aulas de prática pedagógica. O que vão avaliar (conteúdos) e como pretendem fazer (instrumentos e estratégias).
Bibliografia
Ferraz, A.,& Belhot M. (2010). Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod.. São Carlos, 17, 2, 421-431. Retrieved from http://scielo.br
Birzea, C. (1979). Rendre operationnels le objectifs pedagogiques. Paris: Presses Universitaires de France.
Hainaut, L. . (1983). Des fins aux objectifs de l'éducation: Un cadre conceptuel et une méthode générale pour établir les résultats attendus d'une formation. Paris: F. Nathan.
Harrow, A. J. (1972). A taxonomy of the psychomotor domain: A guide for developing behavioral objectives. New York: D. McKay Co.
De Landsheere, V., & De Landsheere G. (1983). Definir os objectivos da educação. Lisboa: Moraes Editores.
Kassing, G., & Jay, D. M. (2003). Dance teaching methods and curriculum design. Champaign, IL: Human Kinetics.
Keinänen, M., Hetland, L., & Winner, E. (2008). Teaching Cognitive Skill through Dance: Evidence for near but Not Far Transfer. Journal of Aesthetic Education, 34(3/4), 295-306. University of Illinois Press. Retrieved from http://www.jstor.org/pss/3333646
Krathwohl, D. R., Bloom, B. S., & Masia, B. B. (1964). Taxonomy of educational objectives: The classification of educational goals. (Taxonomy of educational objectives.) New York: David McKay.
Noble, T. (January 01, 2004). Integrating the Revised Bloom's Taxonomy With Multiple Intelligences: A Planning Tool for Curriculum Differentiation. Teachers College Record, 106, 1, 193-211.
Purcell, T. M. (1994). Teaching children dance: Becoming a master teacher. Champaign, Ill: Human Kinetics.
for Health, Physical Education, Recreation, and Dance.
Aula 5 (MM) - Objetivos Pedagógicos: Gerais, Específicos e Operacionais
11 Março 2022, 09:30 • margarida moura
Objetivos de aprendizagem.
- Como definir objetivos pedagógicos.
- Formulação de objetivos: Objetivos gerais, objetivos específicos e objetivos operacionais.
- Erros a evitar na formulação de objetivos.
- Estratégias para a formulação de objetivos.
- Relação entre os objetivos e os conteúdos de aprendizagem.
- Objetivos educativos na relação com os 3 domínios taxonômicos, cognitivo, sócio-afetivo e psicomotor. Exemplos específicos.
-
Exercício treino: elaboração de 1 objetivo geral de 2 objetivos
específicos para o objetivo geral e de 2 atividades (1 atividade para cada
objetivo específico). Exercício a realizar pelos grupos de estudantes da Prática
Pedagógica.
Bibliografia
Ferraz, A.,& Belhot M. (2010). Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod.. São Carlos, 17, 2, 421-431. Retrieved from http://scielo.br
Birzea, C. (1979). Rendre operationnels le objectifs pedagogiques. Paris: Presses Universitaires de France.
Hainaut, L. . (1983). Des fins aux objectifs de l'éducation: Un cadre conceptuel et une méthode générale pour établir les résultats attendus d'une formation. Paris: F. Nathan.
Harrow, A. J. (1972). A taxonomy of the psychomotor domain: A guide for developing behavioral objectives. New York: D. McKay Co.
De Landsheere, V., & De Landsheere G. (1983). Definir os objectivos da educação. Lisboa: Moraes Editores.
Kassing, G., & Jay, D. M. (2003). Dance teaching methods and curriculum design. Champaign, IL: Human Kinetics.
Keinänen, M., Hetland, L., & Winner, E. (2008). Teaching Cognitive Skill through Dance: Evidence for near but Not Far Transfer. Journal of Aesthetic Education, 34(3/4), 295-306. University of Illinois Press. Retrieved from http://www.jstor.org/pss/3333646
Krathwohl, D. R., Bloom, B. S., & Masia, B. B. (1964). Taxonomy of educational objectives: The classification of educational goals. (Taxonomy of educational objectives.) New York: David McKay.
Noble, T. (January 01, 2004). Integrating the Revised Bloom's Taxonomy With Multiple Intelligences: A Planning Tool for Curriculum Differentiation. Teachers College Record, 106, 1, 193-211.
Aula 3 (MM) - Planificação pedagógica (continuação)
4 Março 2022, 09:30 • margarida moura
Planificação pedagógica (PP) (continuação).
Reflexão sobre o quadro síntese, conteúdos - objetivos - atividades - avaliação.
Apoio tutorial sobre alguns dos elementos constituintes da PP, em especial diferença entre conteúdos e objetivos; exemplos de formulação de atividades.
Visualização de modelos de planificação realizados por estudantes da licenciatura em dança da FMH.
Tarefa formativa em processo: os estudantes devem pesquisar, para a próxima aula, exemplos modelos de instrução/estilos de ensino.
Bibliografia
Lebrun, N., & Berthelot, S. (1994). Plan pédagogique: Une démarche systématique de planification de l'enseignement. Bruxelles: De Boeck Université.
Morissette, D. , Gingras, M., & Alves, L. A. M. (1994). Como ensinar atitudes: planificar, intervir, valorizar. Porto: Editora Asa.
Palmade, G. (2005). Les méthodes en pédagogie. Paris: PUF.
Ribeiro, A. C., & Ribeiro, M. L. C. (2003). Planificação e avaliação do ensino-aprendizagem. Lisboa: Universidade aberta.
Aula 2 (MM) - Planificação pedagógica de 2 aulas de dança
25 Fevereiro 2022, 09:30 • margarida moura
- Elaboração da planificação, que antecede e prepara o exercício de prática pedagógica (PP).
- Modelo d’Instructional Design (d’ID): funções do modelo. Relação do modelo d’ID com a pedagogia por objetivos e a pedagogia por projeto.
- Fases do plano pedagógico (adaptação de Lebrun, N., & Berthelot, S. (1994).
- Etapas da planificação: Identificar o contexto onde vai decorrer; definir os objetivos (diferentes níveis) e conteúdos; sugerir e organizar as temáticas e as atividades; apresentar diversidade de métodos e estratégias e propor instrumentos de avaliação (testes, questionários, entrevistas, desenhos, sequência de movimento).
- Guião da planificação:
INTRODUÇÃO
CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO EDUCATIVA: Contexto Sócio-Histórico, Contexto Sociogeográfico, Contexto Socioeconómico e Contexto Educativo.
Contexto Educativo:
Ao nível da instituição
a) Recursos Humanos.
b) Recursos Materiais (características do equipamento, espaço, dimensões, piso, iluminação, arejamento, recursos materiais, fixos e móveis).
Ao nível da ação
a) Características da ação educativa (temáticas, tipo de atividade, forma (s) de dança a trabalhar).
b) Professor (objetivos, estratégias / estilos ensino).
c) Alunos (Características da população alvo - idades, interesses, limitações, experiências anteriores, motivações, gostos pessoais...etc.).
Objetivos – Conteúdos – Atividades
d) Avaliação - tipo, quando? Quantas?, qual a finalidade?, como? (critérios e categorias de avaliação).
e) Quadro síntese: objetivos-conteúdos-atividades-avaliação.
f) Quadro temporal – identificação (data, hora, população alvo, tema e/ou subtema, local) e sinopse de cada sessão (conteúdos e avaliação).
CONCLUSÃO - Reflexão sobre a planificação realizada.
BIBLIOGRAFIA - nome dos autores, data, nome do artigo e da revista em que se insere, nº e pgs. do artigo, edição.... A bibliografia deverá ser específica dos temas, pertinente e atualizada e apresentada segundo o sistema APA.
ANEXOS - devidamente identificados e com índice próprio.
Tarefa formativa para a próxima aula – conhecer a população alvo e trazer 2 objetivos possíveis de trabalhar na PP.
Iniciar o processo de planificação da Prática Pedagógica.
Bibliografia:
Dessus, P. (January 01, 2006). Quelles idees sur l'enseignement nous revelent les modeles d'Instructional Design?. Schweizerische Zeitschrift Fur Bildgungswissenschaften = Rivista Svizzera Di Scienze Dell'educazione = Revue Suisse Des Sciences De L'education, 1, 137-158.
Januário, C. (1996). Do pensamento do professor à sala de aula. Coimbra: Livraria Almedina.
Lebrun, N., & Berthelot, S. (1994). Plan pédagogique: Une démarche systématique de planification de l'enseignement. Bruxelles: De Boeck Université.
Morissette, D. , Gingras, M., & Alves, L. A. M. (1994). Como ensinar atitudes: planificar, intervir, valorizar. Porto: Editora Asa.
Palmade, G. (2005). Les méthodes en pédagogie. Paris: PUF.
Ribeiro, A. C., & Ribeiro, M. L. C. (2003). Planificação e avaliação do ensino-aprendizagem. Lisboa: Universidade aberta.
AULA 1 (MM) - MED - Apresentação da disciplina. Explicação do processo avaliativo.
21 Fevereiro 2022, 09:30 • margarida moura
. Apresentação teórica da disciplina - modelo a seguir: por projeto semi-estruturado e pedagogia por objetivos.
. Explicação do quadro temporal da prática pedagógica e organização dos estudantes de acordo com os papéis, “professor” e “observador/comentador”.
. Organização dos estudantes pelo quadro temporal da prática pedagógica (PP).
. Identificar a população alvo da PP (1º, 2º ou 3º anos da licenciatura em dança).
. Apresentação da tarefa formativa 1 - TF1 – exercício de planificação (por parte dos estudantes). Os estudantes decidem qual a população alvo.
e pesquisam sobre as etapas que segue uma planificação.
. Orientação sobre a bibliografia principal e de extensão.
Observações:
Recomenda-se a leitura atenta do programa de MED