Sumários

Aula 6 MED (MM) - Objetivos Pedagógicos: Gerais, Específicos e Operacionais (Continuação)

14 Março 2022, 09:30 margarida moura

Continuação da reflexão sobre os objetivos, os conteúdos e as atividades a incluir na planificação pedagógica.

Exercícios práticos e colaborativos com os estudantes de melhoramento da tarefa  de planificação pedagógica, com o apoio da aula, sobre objetivos dos alunos e as atividades específicas a cada objetivo.


Observações:

Trazer para a próxima aula as atividades da planificação específicas à avaliação das aulas de prática pedagógica. O que vão avaliar (conteúdos) e como pretendem fazer (instrumentos e estratégias).


Bibliografia

Ferraz, A.,& Belhot M. (2010). Taxonomia de Bloom: revisão teórica e  apresentação das adequações do instrumento  para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod.. São Carlos, 17, 2, 421-431. Retrieved from http://scielo.br

Birzea, C. (1979). Rendre operationnels le objectifs pedagogiques. Paris: Presses Universitaires de France.

Hainaut, L. . (1983). Des fins aux objectifs de l'éducation: Un cadre conceptuel et une méthode générale pour établir les résultats attendus d'une formation. Paris: F. Nathan. 

Harrow, A. J. (1972). A taxonomy of the psychomotor domain: A guide for developing behavioral objectives. New York: D. McKay Co.

De Landsheere, V., & De Landsheere G. (1983). Definir os objectivos da educação. Lisboa: Moraes Editores.

Kassing, G., & Jay, D. M. (2003). Dance teaching methods and curriculum design. Champaign, IL: Human Kinetics.

Keinänen, M., Hetland, L., & Winner, E. (2008). Teaching Cognitive Skill through Dance: Evidence for near but Not Far Transfer. Journal of Aesthetic Education, 34(3/4), 295-306. University of Illinois Press. Retrieved from http://www.jstor.org/pss/3333646

Krathwohl, D. R., Bloom, B. S., & Masia, B. B. (1964). Taxonomy of educational objectives: The classification of educational goals. (Taxonomy of educational objectives.) New York: David McKay. 

Noble, T. (January 01, 2004). Integrating the Revised Bloom's Taxonomy With Multiple Intelligences: A Planning Tool for Curriculum Differentiation. Teachers College Record, 106, 1, 193-211. 

Purcell, T. M. (1994). Teaching children dance: Becoming a master teacher. Champaign, Ill: Human Kinetics. 

for Health, Physical Education, Recreation, and Dance.


Aula 5 (MM) - Objetivos Pedagógicos: Gerais, Específicos e Operacionais

11 Março 2022, 09:30 margarida moura

Objetivos Pedagógicos: Gerais, Específicos e Operacionais / atividades.

Objetivos de aprendizagem.

-        Como definir objetivos pedagógicos.

-        Formulação de objetivos: Objetivos gerais, objetivos específicos e objetivos operacionais.

-        Erros a evitar na formulação de objetivos.

-        Estratégias para a formulação de objetivos.

-        Relação entre os objetivos e os conteúdos de aprendizagem.

-        Objetivos educativos na relação com os 3 domínios taxonômicos, cognitivo, sócio-afetivo e psicomotor. Exemplos específicos.

-        Exercício treino: elaboração de 1 objetivo geral de 2 objetivos específicos para o objetivo geral e de 2 atividades (1 atividade para cada objetivo específico). Exercício a realizar pelos grupos de estudantes da Prática Pedagógica.


Bibliografia

Ferraz, A.,& Belhot M. (2010). Taxonomia de Bloom: revisão teórica e  apresentação das adequações do instrumento  para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod.. São Carlos, 17, 2, 421-431. Retrieved from http://scielo.br

Birzea, C. (1979). Rendre operationnels le objectifs pedagogiques. Paris: Presses Universitaires de France.

Hainaut, L. . (1983). Des fins aux objectifs de l'éducation: Un cadre conceptuel et une méthode générale pour établir les résultats attendus d'une formation. Paris: F. Nathan.

Harrow, A. J. (1972). A taxonomy of the psychomotor domain: A guide for developing behavioral objectives. New York: D. McKay Co.

De Landsheere, V., & De Landsheere G. (1983). Definir os objectivos da educação. Lisboa: Moraes Editores.

Kassing, G., & Jay, D. M. (2003). Dance teaching methods and curriculum design. Champaign, IL: Human Kinetics.

Keinänen, M., Hetland, L., & Winner, E. (2008). Teaching Cognitive Skill through Dance: Evidence for near but Not Far Transfer. Journal of Aesthetic Education, 34(3/4), 295-306. University of Illinois Press. Retrieved from http://www.jstor.org/pss/3333646

Krathwohl, D. R., Bloom, B. S., & Masia, B. B. (1964). Taxonomy of educational objectives: The classification of educational goals. (Taxonomy of educational objectives.) New York: David McKay.

Noble, T. (January 01, 2004). Integrating the Revised Bloom's Taxonomy With Multiple Intelligences: A Planning Tool for Curriculum Differentiation. Teachers College Record, 106, 1, 193-211.


Aula 3 (MM) - Planificação pedagógica (continuação)

4 Março 2022, 09:30 margarida moura

Planificação pedagógica (PP) (continuação).

Reflexão sobre o quadro síntese, conteúdos - objetivos - atividades - avaliação.

Apoio tutorial sobre alguns dos elementos constituintes da PP, em especial diferença entre conteúdos e objetivos; exemplos de formulação de atividades.

Visualização de modelos de planificação realizados por estudantes da licenciatura em dança da FMH.

Tarefa formativa em processo: os estudantes devem pesquisar, para a próxima aula, exemplos modelos de instrução/estilos de ensino.


Bibliografia

Lebrun, N., & Berthelot, S. (1994). Plan pédagogique: Une démarche systématique de planification de l'enseignement. Bruxelles: De Boeck Université.

Morissette, D. , Gingras, M., & Alves, L. A. M. (1994). Como ensinar atitudes: planificar, intervir, valorizar. Porto: Editora Asa.

Palmade, G. (2005). Les méthodes en pédagogie. Paris: PUF.

Ribeiro, A. C., & Ribeiro, M. L. C. (2003). Planificação e avaliação do ensino-aprendizagem. Lisboa: Universidade aberta.


Aula 2 (MM) - Planificação pedagógica de 2 aulas de dança

25 Fevereiro 2022, 09:30 margarida moura

- Elaboração da planificação, que antecede e prepara o exercício de prática pedagógica (PP).

- Modelo d’Instructional Design (d’ID): funções do modelo. Relação do modelo d’ID com a pedagogia por objetivos e a pedagogia por projeto.

- Fases do plano pedagógico (adaptação de Lebrun, N., & Berthelot, S. (1994). 

- Etapas da planificação: Identificar o contexto onde vai decorrer; definir os objetivos (diferentes níveis) e conteúdos;  sugerir e organizar as temáticas e as atividades; apresentar diversidade de métodos e estratégias e  propor instrumentos de avaliação (testes, questionários, entrevistas, desenhos, sequência de movimento).

- Guião da planificação: 

INTRODUÇÃO

CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO EDUCATIVA: Contexto Sócio-Histórico, Contexto Sociogeográfico, Contexto Socioeconómico e Contexto Educativo. 

Contexto Educativo: 

Ao nível da instituição 

a) Recursos Humanos.

b) Recursos Materiais (características do equipamento, espaço, dimensões, piso, iluminação, arejamento, recursos materiais, fixos e móveis).

Ao nível da ação

a) Características da ação educativa (temáticas, tipo de atividade, forma (s)   de dança a trabalhar).

b) Professor (objetivos, estratégias / estilos ensino).

c) Alunos (Características da população alvo - idades, interesses, limitações, experiências anteriores, motivações, gostos pessoais...etc.).

Objetivos – Conteúdos – Atividades

d) Avaliação - tipo, quando? Quantas?, qual a finalidade?, como? (critérios e categorias de avaliação).

e) Quadro síntese: objetivos-conteúdos-atividades-avaliação.

f) Quadro temporal – identificação (data, hora, população alvo, tema e/ou subtema, local) e sinopse de cada sessão (conteúdos e avaliação).

CONCLUSÃO - Reflexão sobre a planificação realizada.

BIBLIOGRAFIA - nome dos autores, data, nome do artigo e da revista em que se insere, nº e pgs. do artigo, edição.... A bibliografia deverá ser específica dos temas, pertinente e atualizada e apresentada segundo o sistema APA.

ANEXOS - devidamente identificados e com índice próprio.

 

Tarefa formativa para a próxima aula – conhecer a população alvo e trazer 2 objetivos possíveis de trabalhar na PP. 

Iniciar o processo de planificação da Prática Pedagógica.


Bibliografia:

Dessus, P. (January 01, 2006). Quelles idees sur l'enseignement nous revelent les modeles d'Instructional Design?. Schweizerische Zeitschrift Fur Bildgungswissenschaften = Rivista Svizzera Di Scienze Dell'educazione = Revue Suisse Des Sciences De L'education, 1, 137-158. 

Januário, C. (1996). Do pensamento do professor à sala de aula. Coimbra: Livraria Almedina.

Lebrun, N., & Berthelot, S. (1994). Plan pédagogique: Une démarche systématique de planification de l'enseignement. Bruxelles: De Boeck Université.

Morissette, D. , Gingras, M., & Alves, L. A. M. (1994). Como ensinar atitudes: planificar, intervir, valorizar. Porto: Editora Asa.

Palmade, G. (2005). Les méthodes en pédagogie. Paris: PUF.

Ribeiro, A. C., & Ribeiro, M. L. C. (2003). Planificação e avaliação do ensino-aprendizagem. Lisboa: Universidade aberta.


AULA 1 (MM) - MED - Apresentação da disciplina. Explicação do processo avaliativo.

21 Fevereiro 2022, 09:30 margarida moura

. Apresentação teórica da disciplina - modelo a seguir: por projeto semi-estruturado e pedagogia por objetivos.

. Explicação do quadro temporal da prática pedagógica e organização dos estudantes de acordo com os papéis, “professor” e “observador/comentador”.

. Organização dos estudantes pelo quadro temporal da prática pedagógica (PP).

. Identificar  a população alvo da PP (1º, 2º ou 3º anos da licenciatura em dança).

. Apresentação da tarefa formativa 1 - TF1 – exercício de planificação (por parte dos estudantes). Os estudantes decidem qual a população alvo.

e pesquisam sobre as etapas que segue uma planificação.

. Orientação sobre a bibliografia principal e de extensão.


Observações:

Recomenda-se a leitura atenta do programa de MED