Sumários

Aula 2 - Conhecimento da população alvo específica À Prática Pedagógica

8 Fevereiro 2017, 14:00 margarida moura

Trabalho autonomo dos estudantes, tutoriado pelos docentes, de diagnóstico informal sobre a população alvo específica do exercício de prática pedagógica. Contavcto com as crianças e professores do colégio da Torre.


Aula 1 - Apresentação da Unidade Curricular Metodologia do Ensino da Dança - MED

6 Fevereiro 2017, 09:30 margarida moura

-  Apresentação da unidade curricular Metodologia do Ensino da Dança.
- Explicação do processo avaliativo com organização dos estudantes pelo processo de prática pedagógica.
(E) 30% – Evolução -
Relativo à assiduidade, pontualidade e à participação ativa e efetiva do aluno (quer durante as aulas, participando, cooperando, questionando, quer nas tarefas formativas propostas: entrega, cumprimento e qualidade de resolução das tarefas). Serão valorizadas as atitudes, o empenho nas tarefas propostas, a cooperação e inter-ajuda com os colegas e com o docente.
(P) 30% – Planificação –
Relativo ao exercício de planificação da prática pedagógica (fundamentado e operacionalizado através dos diferentes itens que constam da planificação).
(PP) 40% – Prática Pedagógica –
Relativo ao exercício de lecionação de 2 aulas. Compreende: 2 planos de aula (PA); 2 lecionações, “decorrer da aula” (A) e 2 relatórios de aula (R) (1º específico da 1ª aula – autoavaliação e avaliação dos observadores e do docente da disciplina) e o 2ª aglutinador quer da 2ª aula, quer da reflexão sobre todo o processo de PP – autoavaliação, avaliação dos observadores e do docente da disciplina e ainda a avaliação realizada à população alvo da PP).
A classificação final do estudante será a média ponderada dos itens:
NOTA FINAL: 30% E + 30% P + 40% PP (PA + A + R)

- delimitação conceptual do quadro teórico de referencia: pedagogia por objetivos e pedagogia por projeto semi-estruturado. Papel do aluno (estudante-observador) e papel do professor (estudante-professor) no contexto do quadro teórico de referencia.
- Organização dos estudantes pelo quadro temporal da PP

Bibliografia:

Humphrey, J. H. (1987). Child development and learning through dance. New York: AMS Press.

Januário, C. (1996). Do pensamento do professor à sala de aula. Coimbra: Livraria Almedina.

Johnson, S.; Johnson, C. (1997). O professor um minuto. Lisboa. Editorial Presença.

Morissette, D. , Gingras, M., & Alves, L. A. M. (1994). Como ensinar atitudes: planificar, intervir, valorizar. Porto: Editora Asa.

Palmade, G. (2005). Les méthodes en pédagogie. Paris: PUF.

Ribeiro, A. C., & Ribeiro, M. L. C. (2003). Planificação e avaliação do ensino-aprendizagem. Lisboa: Universidade aberta.

Observações:

Os estudantes devem consultar, no SGA, o programa de MED para um conhecimento especifico da bibliografia recomendada; a organização temporal da disciplina, bem como, a organização temporal do exercício da prática pedagógica.