Sumários
Esclarecimento de dúvidas sobre o 1º plano de aula
20 Março 2017, 09:30 • Maria João Alves
Esclarecimento de dúvidas sobre a elaboração do 1º plano de aula específico da prática pedagógica com destaque para: critérios de êxito, descrição das atividades, do comportamento do professor, avaliação.
Apoio tutorial aos diferentes estudantes-professores.
Aula nº11 - Reflexão sobre as Planificações da Prática Pedagógica
15 Março 2017, 14:00 • margarida moura
Reflexão, junto de cada grupo de estudantes, sobre as Planificações da Prática Pedagógica.
Esclarecimento de dúvidas relativamente à avaliação pedagógica a às referências bibliográficas segundo o estilo APA.
Início à elaboração do 1º plano de aula. Trabalho autónomo dos estudantes com tutoria das docentes.
Modelo de Plano de aula
13 Março 2017, 09:30 • Maria João Alves
Transmissão de modelo de plano de aula, incluindo os seguintes itens:
· Identificação
completa: Número de plano de aula, população alvo, forma de dança,
identificação do professor, data, hora, número de aula, duração, sessão, nº
alunos, local, conteúdos da sessão, material, objetivos do professor, objetivos
de aprendizagem (OG-OE), atividades de aprendizagem para cada objetivo
(identificação).
·Descrição pormenorizada de cada atividade, incluindo introdução e conclusão: Título da atividade, identificação da fase (aquecimento, desenvolvimento, clímax, retorno à calma), descrição da atividade, duração (em tempo), condições de realização, comportamento do professor, critérios êxito, avaliação, observações, estilo a adotar, erros a evitar, acompanhamento musical.
· Anexos e observações.
Sugestões de
preenchimento. Exemplos-tipo de descrição de atividade dentro do modelo de
plano de aula.
Exercício
treino de definição de conceitos, identificação de conteúdos de modo a relacionar
atividades e definir respetivos critérios de êxito de acordo com graus de
exigência diferenciados. O exercício-treino foi efetuado recorrendo a pequenos
excertos-videos de atividades de dança com crianças.
De Landsheere, V., & De Landsheere G. (1983). Definir os objectivos da educação. Lisboa: Moraes Editores.
Kassing, G., & Jay, D. M. (2003). Dance teaching methods and curriculum design. Champaign, IL: Human Kinetics.
Kimmerle, M., & Côté-Laurence, P. (2003). Teaching dance skills: A motor learning and development approach. Andover, N.J: J. Michael Ryan Pub.
Metzler, M. W. (2005). Instructional models for physical education. Scottsdale, Ariz: Holcomb Hathaway, Publishers.
Murphy R. & Espeland M. (2007). Making connections in assessment and evaluation in arts education. In L. Bresler, (Ed.). International handbook of research in arts education. Dordrecht, The Netherlands: Springer. Vol 16 (pp. 337-340).
Purcell, T. M. (1994). Teaching children dance: Becoming a master teacher. Champaign, Ill: Human Kinetics. Ribeiro, M. L. C. (1989).
Ribeiro, A. C., & Ribeiro, M. L. C. (2003). Planificação e avaliação do ensino-aprendizagem. Lisboa: Universidade aberta.As Estratégias de ensino
8 Março 2017, 14:00 • Maria João Alves
As Estratégias de ensino.
Estratégias de gestão e de instrução.
Estratégias de gestão:
preventivas (início da aula e disciplina), interativas, e de constituição de grupos, maximização da segurança, revisão e encerramento.
Estratégias de instrução:
· estruturação de tarefas/atividades e empenhamento na aprendizagem (comunicação, set induction e verificação da compreensão, promoção de clima de aula positivo, controlo);
· apresentação de tarefas/atividades de aprendizagem (prelação vs. demonstração, recurso a media, questionamento, attention cuing, feedback – tipos e dimensões, transição entre tarefas); e
seleção de tarefas/atividades de aprendizagem (tipos de
tarefas de dança, a prática globa vs. a prática analítica, actividades de
apendizagem segundo os domínios psicomotor/afetivo/cognitivo, variações
intratarefa).
Aula nº8 - Continuação do apoio tutorial à planificação pedagógica conducente ao exercício de prática pedagógica.
6 Março 2017, 09:30 • margarida moura
Continuação do apoio tutorial à planificação pedagógica conducente ao exercício de prática pedagógica. Entregar via SGA até 8 de março.