Sumários

Esclarecimento de dúvidas sobre o 1º plano de aula

20 Março 2017, 09:30 Maria João Alves

Esclarecimento de dúvidas sobre a elaboração do 1º plano de aula específico da prática pedagógica com destaque para: critérios de êxito, descrição das atividades, do comportamento do professor, avaliação. 

Relação com a planificação da prática pedagógica apresentada pelos diferentes grupos de estudantes.
Apoio tutorial aos diferentes estudantes-professores.


Aula nº11 - Reflexão sobre as Planificações da Prática Pedagógica

15 Março 2017, 14:00 margarida moura

Reflexão, junto de cada grupo de estudantes, sobre as Planificações da Prática Pedagógica.
Esclarecimento de dúvidas relativamente à avaliação pedagógica a às referências bibliográficas segundo o estilo APA.
Início à elaboração do 1º plano de aula. Trabalho autónomo dos estudantes com tutoria das docentes.


Modelo de Plano de aula

13 Março 2017, 09:30 Maria João Alves

Transmissão de modelo de plano de aula, incluindo os seguintes itens:

· Identificação completa: Número de plano de aula, população alvo, forma de dança, identificação do professor, data, hora, número de aula, duração, sessão, nº alunos, local, conteúdos da sessão, material, objetivos do professor, objetivos de aprendizagem (OG-OE), atividades de aprendizagem para cada objetivo (identificação).

·Descrição pormenorizada de cada atividade, incluindo introdução e conclusão: Título da atividade, identificação da fase (aquecimento, desenvolvimento, clímax, retorno à calma), descrição da atividade, duração (em tempo), condições de realização, comportamento do professor, critérios êxito, avaliação, observações, estilo a adotar, erros a evitar, acompanhamento musical.

· Anexos e observações.

Sugestões de preenchimento. Exemplos-tipo de descrição de atividade dentro do modelo de plano de aula.

Exercício treino de definição de conceitos, identificação de conteúdos de modo a relacionar atividades e definir respetivos critérios de êxito de acordo com graus de exigência diferenciados. O exercício-treino foi efetuado recorrendo a pequenos excertos-videos de atividades de dança com crianças.


Bibliografia

De Landsheere, V., & De Landsheere G. (1983). Definir os objectivos da educação. Lisboa: Moraes Editores.

Kassing, G., & Jay, D. M. (2003). Dance teaching methods and curriculum design. Champaign, IL: Human Kinetics.

Kimmerle, M., & Côté-Laurence, P. (2003). Teaching dance skills: A motor learning and development approach. Andover, N.J: J. Michael Ryan Pub.

Metzler, M. W. (2005). Instructional models for physical education. Scottsdale, Ariz: Holcomb Hathaway, Publishers.

Murphy R. & Espeland M. (2007). Making connections in assessment and evaluation in arts education. In L. Bresler, (Ed.). International handbook of research in arts education. Dordrecht, The Netherlands: Springer. Vol 16 (pp. 337-340).

Purcell, T. M. (1994). Teaching children dance: Becoming a master teacher. Champaign, Ill: Human Kinetics. Ribeiro, M. L. C. (1989).

Ribeiro, A. C., & Ribeiro, M. L. C. (2003). Planificação e avaliação do ensino-aprendizagem. Lisboa: Universidade aberta.


As Estratégias de ensino

8 Março 2017, 14:00 Maria João Alves

As Estratégias de ensino.

Estratégias de gestão e de instrução.

Estratégias de gestão:

preventivas (início da aula e disciplina), interativas, e de constituição de grupos, maximização da segurança, revisão e encerramento.

Estratégias de instrução:

·         estruturação de tarefas/atividades e empenhamento na aprendizagem (comunicação, set induction e verificação da compreensão, promoção de clima de aula positivo, controlo);

·         apresentação de tarefas/atividades de aprendizagem (prelação vs. demonstração,  recurso a media, questionamento, attention cuing, feedback – tipos e dimensões, transição entre tarefas); e

seleção de tarefas/atividades de aprendizagem (tipos de tarefas de dança, a prática globa vs. a prática analítica, actividades de apendizagem segundo os domínios psicomotor/afetivo/cognitivo, variações intratarefa). 


Aula nº8 - Continuação do apoio tutorial à planificação pedagógica conducente ao exercício de prática pedagógica.

6 Março 2017, 09:30 margarida moura

Continuação do apoio tutorial à planificação pedagógica conducente ao exercício de prática pedagógica. Entregar via SGA até 8 de março.