Sumários
Elementos principais no exercício de prática pedagógica
21 Março 2018, 14:00 • margarida moura
Elementos principais no exercício de prática pedagógica a desenvolver por parte dos estudantes-professores com crianças do 3ºano do colégio, A Torre.
a) Cada estudante-professor lecciona 2 aulas de dança para crianças, observa 4 observações de aulas reais de outros colegas estudantes-professores e 12 observações de microensino, observando 2 dimensões de ensino por aula.
b) Cada estudante-professor é responsável pelas fichas de observação geral da aula a disponibilizar aos observadores, bem como, do plano de aula a disponibilizar ao docente da UC que observa a aula.
c) Os estudantes-professores após a leccionação da aula produzem o respetivo relatório de aula que é consequente da auto-avaliação e da avaliação feita pelos observadores gerais da aula. O 2º relatório deverá integrar uma reflexão sobre todo o exercício de prática pedagógica, desde a planificação inicial à leccionação da 2ª aula.
d) Especial atenção aos prazos de entrega dos planos de aula e dos relatórios. Consultar organização temporal da UC.
Reflexão sobre a avaliação dos planos de aula apresentados pelos estudantes
19 Março 2018, 10:00 • margarida moura
Reflexão sobre a avaliação dos planos de aula (PA), no âmbito do exercício de prática pedagógica, apresentados pelos estudantes e possível aferição dos mesmos (PA).
Estratégias de ensino
14 Março 2018, 14:00 • Maria João Alves
As Estratégias de ensino.
Estratégias de gestão e de instrução.Estratégias de gestão:preventivas (início da aula e disciplina), interativas, e de constituição de grupos,maximização da segurança, revisão e encerramento.Estratégias de instrução: estruturação de tarefas/atividades e empenhamento na aprendizagem(comunicação, set induction e verificação da compreensão, promoção declima de aula positivo, controlo); apresentação de tarefas/atividades de aprendizagem (prelação vs.demonstração, recurso a media, questionamento, attention cuing, feedback– tipos e dimensões, transição entre tarefas); e seleção de tarefas/atividades de aprendizagem (tipos de tarefas de dança, aprática globa vs. a prática analítica, actividades de apendizagem segundo osdomínios psicomotor/afetivo/cognitivo, variações intratarefa).