Sumários

Aula 10 - Apoio tutorial à elaboração dos Planos de Aula

12 Março 2018, 10:00 margarida moura

  Apoio tutorial ao exercício de elaboração dos planos de aula levados a cabo pelos estudantes.


plano de aula

7 Março 2018, 14:00 Maria João Alves

Transmissão de modelo de plano de aula, incluindo os seguintes itens:

  • Identificação completa: Número de plano de aula, população alvo, forma de dança, identificação do professor, data, hora, número de aula, duração, sessão, nº alunos, local, conteúdos da sessão, material, objetivos do professor, objetivos de aprendizagem (OG-OE), atividades de aprendizagem para cada objetivo (identificação).
  • Descrição pormenorizada de cada atividade, incluindo introdução e conclusão: Título da atividade, identificação da fase (aquecimento,desenvolvimento, clímax, retorno à calma), descrição da atividade, duração(em tempo), condições de realização, comportamento do professor, critérios êxito, avaliação, observações, estilo a adotar, erros a evitar, acompanhamento musical.
  • Anexos e observações.Sugestões de preenchimento. Exemplos-tipo de descrição de atividade dentro domodelo de plano de aula. Exercício treino de definição de conceitos, identificação de conteúdos de modo arelacionar atividades e definir respetivos critérios de êxito de acordo com graus deexigência diferenciados. O exercício-treino foi efetuado recorrendo a pequenos excertos- videos de atividades de dança com crianças.
De Landsheere, V., & De Landsheere G. (1983). Definir os objectivos da educação. Lisboa: Moraes
Editores.
Kassing, G., & Jay, D. M. (2003). Dance teaching methods and curriculum design. Champaign, IL:Human Kinetics.
Kimmerle, M., & Côté-Laurence, P. (2003). Teaching dance skills: A motor learning and development approach. Andover, N.J: J. Michael Ryan Pub.
Metzler, M. W. (2005). Instructional models for physical education. Scottsdale, Ariz: Holcomb Hathaway, Publishers.
Murphy R. & Espeland M. (2007). Making connections in assessment and evaluation in arts education. In L. Bresler, (Ed.). International handbook of research in arts education. Dordrecht, The Netherlands: Springer. Vol 16 (pp. 337-340).
Purcell, T. M. (1994). Teaching children dance: Becoming a master teacher. Champaign, Ill: HumanKinetics. 
Ribeiro, M. L. C. (1989).Ribeiro, A. C., & Ribeiro, M. L. C. (2003). Planificação e avaliação do ensino-aprendizagem. Lisboa: Universidade aberta.


Estratégias de ensino

5 Março 2018, 10:00 Maria João Alves

As Estratégias de ensino.
Estratégias de gestão e de instrução.

Estratégias de gestão:preventivas (início da aula e disciplina), interativas, e de constituição de grupos,maximização da segurança, revisão e encerramento.
Estratégias de instrução:
  • estruturação de tarefas/atividades e empenhamento na aprendizagem (comunicação, set induction e verificação da compreensão, promoção de clima de aula positivo, controlo);
  • apresentação de tarefas/atividades de aprendizagem (prelação vs.demonstração, recurso a media, questionamento, attention cuing, feedback– tipos e dimensões, transição entre tarefas); e
  • seleção de tarefas/atividades de aprendizagem (tipos de tarefas de dança, aprática globa vs. a prática analítica, actividades de apendizagem segundo os domínios psicomotor/afetivo/cognitivo, variações intratarefa).


Aula 7 - Apoio à elaboração das planificações pedagógicas

28 Fevereiro 2018, 14:00 margarida moura


. Apoio tutorial ao exercício de planificação pedagógica elaborado pelos estudantes.

. Entrega das planificações na 9ª aula


Apoio tutorial à planificação

26 Fevereiro 2018, 10:00 Maria João Alves

Apoio tutorial à planificação


1 - Contextualização... Caracterização da população alvo (desenvolvimento psicomotor… e experiências anteriores)
Esclarecimento de dúvidas sobre os conteúdos dados e sobre a elaboração da planificação com destaque para os aspetos relacionados com a identificação do contexto, definição dos objetivos, organização de experiências educativas –atividades, promoção de diversidade de estratégias e seleção de instrumentos de avaliação. Apoio tutorial aos diferentes estudantes-professores.