Sumários
21 Fevereiro 2018, 14:00
•
margarida moura
Continuação da aula anterior.
. Avaliação. Tipos, funções e relações: objetivos do programa - conteúdo
de aprendizagem; conteúdo de aprendizagem - instrumentos de avaliação e
objetivos do programa - instrumentos de avaliação.
. Exercício treino: mesmo objetivo (s) – pedir
aos grupos da prática pedagógica 2 atividades para cada objetivo e avaliação de 1 das
atividades. Apoio tutorial na próxima aula.
Bibliografia:
Consultar programa da disciplina.
19 Fevereiro 2018, 10:00
•
margarida moura
. Relação objetivos (gerais, específicos, operacionais) – conteúdos
(específicos das temáticas) – atividades (condições de realização, critérios de
êxito, comportamento dos alunos e do “professor-estudante”) – avaliação (tipos,
funções e relações: objetivos do programa - conteúdo de aprendizagem; conteúdo
de aprendizagem - instrumentos de avaliação e objetivos do programa -
instrumentos de avaliação.
Bibliografia:ver programa da disciplina
14 Fevereiro 2018, 14:00
•
margarida moura
. Apresentação e discussão da tarefa formativa (2 exemplos: o mais e
o menos conseguido) e breve discussão com os estudantes
. Planificação pedagógica. Quadro síntese: objetivos – conteúdos –
atividades – avaliação – estratégias e métodos.
. Apoio tutorial sobre os conteúdos dados e sua relação com o
exercício de planificação da prática pedagógica.
T1 – exercício de planificação (contextualização e caracterização do
plano de aula e respetivos objetivos, conteúdos, atividades e avaliação) da
prática pedagógica por parte dos estudantes.
Bibliografia: ver programa da disciplina.
|
12 Fevereiro 2018, 10:00
•
margarida moura
Não houve aula - Carnaval
7 Fevereiro 2018, 14:00
•
Maria João Alves
Apresentação de conceitos, relacionados com o ensino de dança, intervenção didática, técnica de ensino e estilo de ensino.
Os estilos de Ensino de acordo com Mosston e aplicados ao ensino da dança Gibbons (2007): comando, tarefa, autoavaliação, inclusão, recíproco, autoensino, descoberta convergente, programa individual, produção divergente, iniciado pelo aluno, descoberta guiada.
Exercício de consolidação, através da apresentação em pequenos grupos dos estilos Tarefa, Recíproco, Descoberta Convergente e Descoberta Convergente e posterior discussão/clarificação acerca de exemplos vídeo.
A investigação sobre o espectro dos estilos de Ensino: a síntese efetuada por Byra (2006), sobre os resultados dos estudos relativos aos estilos de ensino por produção.
Eficácia da intervenção pedagógica.
O conceito de “professor de dança eficaz”.
Comportamentos do professor suscitáveis de favorecer melhores resultados nos alunos, segundo Rosenshine & Furst (1971): Clareza, Plasticidade, Concentração na tarefa, crítica, ensino indireto, tempo de prática, estruturação, questionamento e diagnóstico.
As qualidades importantes num professor de técnica de dança (Schlaich & Dupont, 1993).
As qualidades importantes no professor de dança para crianças (Joyce, 1984).
Reflexão de como tornar a ação educativa eficaz (Altet, 1999).
Explicação da Tarefa Formativa, a executar a pares: Entrevista semiestruturada sobre 1 ou 2exemplos de: a) conteúdos que trabalham; b) atividades/exercícios para os conteúdos c) objetivos e d) avaliação (o quê? como?).
Bibliografia
Altet, M. (1999). As Pedagogias da aprendizagem. Lisboa: Instituto Piaget
Byra, M. (2006).Teaching styles and inclusive pedagogies (2006). In David Kirk, Doune MacDonald, M. O'Sullivan (Eds). Thehandbook of physical education. SAGE Ed. Pp. 449-466. Disponível em http://www.google.pt/books?hl=pt-PT&lr=&id=aJv69BDaZjMC&oi=fnd&pg=PA449&dq=dance+teaching+styles&ots=kONlmwR6rY&sig=OnHyUoKpkDJvqkMRFlHfv2kYT20&redir_esc=y#v=onepage&q=dance teaching styles&f=false
Gibbons, E. (2007). Teaching dance: The spectrum of styles. Bloomington, IN: AuthorHouse.
Joyce, M. (1984). Dance technique for children. Palo Alto, California: Mayfield Pub. Co.
Meier, W., & Baranek, M. (1973). Recreative movement in further education. London: Macdonald and Evans.Mosston, M., & Ashworth, S. (1986). Teaching physical education (3ª Ed.). Columbus: Merrill Publishing Company.
Mosston, M., & Ashworth, S. (2008). Teaching physical education. (Spectrum Institute for Teaching and Learning, Ed.) (first onli.,p. 358). Disponível em http://www.spectrumofteachingstyles.org/ebook
Noguera, M. D. (1991). Hacia una clarificación conceptual de los términos didácticos de la educación física y el deporte. Revistade Educación Física. Renovación de la Teoría y la Práctica, 40, 2-10.
Råman, T. (2009, March). Collaborative learning in the dance technique class. Research in Dance Education.doi:
10.1080/14647890802697247Rosenshine & Furst (1971) em Harootunian, Berj (1975). Research in Teaching Effectiveness (pp. 121-134). In M. Mohan, & R. E.Hull (Eds). Teaching effectiveness: Its meaning, assessment, and improvement. Englewood Cliffs, N.J: EducationalTechnology Publications.
Schlaich, J., & DuPont, B. (1993). The art of teaching dance technique. Reston: National Dance Association, an association of theAmerican Alliance for Health, Physical Education, Recreation, and Dance.
Sicilia, C. A. (2001). La investigación de los estilos de ensen̋anza en la educación física: Un viejo tema para un nuevo siglo. Espan̋a:Wanceulen Editorial Deportiva.