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DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO – a evolução objectal
23 Fevereiro 2018, 10:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO – a evolução objectal
Relação materno-infantil e primeira infância: a transição do fisiológico ao psicológico, como período em que se constituem a génese e a matriz das posteriores relações sociais. Definição do conceito de “relação de objecto”. O desenvolvimento da relação objectal segundo R.Sptiz: o estádio não-objectal; “estádio pré-objectal” (3-7/8 meses). O sorriso à face humana, e a reacção negativa à partida do adulto. O fim do sorriso automático; o “estádio objectal”: a angústia do oitavo mês. O laço objectal e o início da relação de amor.
Bibliografia
Durkin, Kevin (1995) Developmental Social Psychology- from infancy to old age. Cambridge. Blackwell Publishers
Harlow, Harry (s/d) “A Natureza do Amor”. In as Ligações Infantis. Lisboa
Reymond-Rivier, Berthe (1986) O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente, Lisboa, Aster,
Stern, Daniel (1993) O Mundo interpessoal do bebé, Porto Alegre, Ed Artes MédicasDANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO – o período pré-verbal
21 Fevereiro 2018, 11:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO – o período pré-verbal
O desenvolvimento psicológico na 1ª infância: a importância da estimulação relacional precoce; a teoria da vinculação segundo Bolwby e K.Lorenz; As perturbações da relação objectal: as fases do “protesto”, do “desespero” e do “desapego” (Bowlby). O “diálogo tónico”, de Henri Wallon. Os estudos longitudinais de Spitz. A síndroma do “hospitalismo”,a “depressão anaclítica”. A relação entre perturbações da relação precoce e o deflagrar de distúrbios psíquicos posteriores.
Alimentação ou segurança?: a experiência de Harlow
Estimulação precoce e neurociências.
Relação materno-infantil e primeira infância: a transição do fisiológico ao psicológico, como período em que se constituem a génese e a matriz das posteriores relações sociais. Definição do conceito de “relação de objecto”. O desenvolvimento da relação objectal segundo R.Sptiz: o estádio não-objectal.
Bibliografia
Brown, Steven & Michael J. Martinez, Lawrence M. Parsons (2006) “The Neural Basis of Human Dance”. In Cerebral Cortex, August 2006,16, pgs 1157--1167
Durkin, Kevin Developmental Social Psychology- from infancy to old age. Cambridge. Blackwell Publishers, 1995
Gardner, H. (1982) Art, Mind and Brain, Univ. Illinois Press
Harlow, Harry (s/d) “A Natureza do Amor”. In as Ligações Infantis. Lisboa
Reymond-Rivier, Berthe O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente, Lisboa, Aster, 1977
Stern, Daniel (1993) O Mundo interpessoal do bebé, Porto Alegre, Ed Artes MédicasDANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO - a dimensão social e cultural do desenvolvimento psicológico
16 Fevereiro 2018, 10:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO - a dimensão social e cultural do desenvolvimento psicológico
A importância dos factores sociais e culturais, da socialização e da influência do meio no desenvolvimento humano e na estruturação da personalidade infantil.
A psicogénse da expressão e da comunicação artística.
Freud e a perspectiva psicanalítica relativa às vivências corporais e da sensório-motricidade da primeira infância na modelação dos primeiros padrões expressivo-comunicativos. Aspectos afectivo-relacionais, cognitivo-comportamentais e as interacções sociais.
Bibliografia
Dolle, Jean-Marie De Freud a Piaget, Lisboa, Morais, 1979
Durkin, Kevin Developmental Social Psychology- from infancy to old age. Cambridge. Blackwell Publishers, 1995
Gardner, H. (1982) Art, Mind and Brain, Univ. Illinois Press
Reymond-Rivier, Berthe O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente, Lisboa, Aster, 1977
Stern, Daniel (1993) O Mundo interpessoal do bebé, Porto Alegre, Ed Artes MédicasDança e Psicologia
14 Fevereiro 2018, 11:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Dança e Psicologia
Dança e psicologia: corpo e a mente são indissociáveis; o movimento reflecte cultura a personalidade; a criatividade enquanto fenómeno projectivo; o movimento expressivo apela à globalidade das funções neuropsíquicas.
Bibliografia
Brown, Steven & Michael J. Martinez, Lawrence M. Parsons (2006) “The Neural Basis of Human Dance”. In Cerebral Cortex, August 2006,16, pgs 1157--1167
Durkin, Kevin (1995) Developmental Social Psychology- from infancy to old age. Cambridge. Blackwell Publishers, 1995
Gardner, H. (1972) The Arts And the Human Development N.York John Wiley
Gardner, H. (1982) Art, Mind and Brain, Univ. Illinois Press
Lovatt, Peter. Dance Psychology (2013). In Psychology Review, Vol 9, nº1, Set. 2013, pgs 18-21
Reymond-Rivier, Berthe (1986) O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente, Lisboa, AsterA Universalidade da Dança
9 Fevereiro 2018, 10:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
A Universalidade da Dança
A universalidade da dança no comportamento e cultura humanos - estudos na área da história/paleontologia, da antropologia/estudos culturais, da psicologia e neurociências; contributos, confrontos e complementaridades entre as ciências sociais, biológicas e psicológicas.
Dança e psicologia: corpo e a mente são indissociáveis; o movimento reflecte cultura a personalidade; a criatividade enquanto fenómeno projectivo; o movimento expressivo apela à globalidade das funções neuropsíquicas.
Bibliografia
Brown, Steven & Michael J. Martinez, Lawrence M. Parsons (2006) “The Neural Basis of Human Dance”. In Cerebral Cortex, August 2006,16, pgs 1157--1167
Durkin, Kevin (1995) Developmental Social Psychology- from infancy to old age. Cambridge. Blackwell Publishers, 1995
Gardner, H. (1972) The Arts And the Human Development N.York John Wiley
Gardner, H. (1982) Art, Mind and Brain, Univ. Illinois Press
Lovatt, Peter. Dance Psychology (2013). In Psychology Review, Vol 9, nº1, Set. 2013, pgs 18-21
Reymond-Rivier, Berthe (1986) O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente, Lisboa, Aster