Sumários

ARTE, DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO

4 Abril 2018, 11:00 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

ARTE, DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO

Desenvolvimento Psicológico na adolescência

A adolescência e puberdade: aspectos psicossociológicos e culturais (introdução)

A variabilidade histórica e contextual na definição do período da adolescência e das suas características. Os “ritos de passagem” nas sociedades tradicionais e nas sociedades contemporâneas: consequências no plano do sentimento de inclusão na comunidade ou/e da possibilidade de construção de processos individuais na escolha dos percursos de vida.

Bibliografia

Durkin. K. (op.cit.)

Reymond-Rivier, B. (op.cit.)

Lehale, H. Psychologie des Adolescents, Paris, Puf,

“L´adolescence Sociale” in Science et Vie, 188, Spt.94

Oliveira, Mª Cláudia (2006) “Identidade, Narrativa e Desenvolvimento na Adolescência:

uma Revisão Crítica”. In. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 2, mai./ago. 2006, pgs. 427-436


INTERRUPÇÃO PÁSCOA

28 Março 2018, 11:00 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

INTERRUPÇÃO PÁSCOA


1º TESTE (avaliação contínua)

23 Março 2018, 10:00 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

1º TESTE (avaliação contínua)


DANÇA, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

21 Março 2018, 11:00 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

DANÇA,  DESENVOLVIMENTO  E APRENDIZAGEM

Da  percepção à representação.

Dança e Psicologia do Desenvolvimento. Motricidade e percepção enquanto base de toda a aprendizagem: a percepção do tempo, do espaço e da forma. A exploração motora, perceptiva e expressiva  enquanto reflexo e enquanto estímulo para as capacidades gerais de aprendizagem.

Os exemplos da leitura e da matemática.

Potencialidades da dança em contextos de educação e de reeducação.

Esclarecimento de dúvidas, com vista ao 1ºteste (23 de Março)

Bibliografia

Barret, M (1982) A Educação em Arte, Lisboa, Presença

Dulicai, D. (s/d) “Theories and methods of Dance movement-therapy” (artº não publicado)

Gardner, Howard (1973) The Arts and the Human Development, N.Iorque, J.Wiley & Sons

Gilbert, Anne G. (2004) “Brain Compatible Approach to studio Dance”

(www.newhorizons.org/strategies/artsineducation)

Humphrey, J. (1987) - Child Development and Learning through Dance, AMS Press

Lowenfeld, V. e col. (1977) O Desenvolvimento da Capacidade Criadora, S.Paulo, Ed.M.Jou

Priddle, R. (ed.) s/d Psychological Perspectives on Dance, N.Iorque, CORD

SCHILLER, Wendy e col (2003), “Dance – Moving beyond steps to ideas Wright”, in Wright, Susan, (2003) Children, Meaning-making and the Arts, Australia, Pearson Education


DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO: o nascimento do pensamento lógico (conclusão)

16 Março 2018, 10:00 Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud

O nascimento do pensamento lógico e sua influência no comportamento infantil (conclusão). A construção do conhecimento; relações entre crianças.

Debate sobre o vídeo-documentário da aula anterior em busca de pistas acerca dos motivos pelos quais as crianças de diferentes idades respondem aos testes de modo diferente.

Apresentação da teoria piagetiana acerca do modelo cognitivo baseado no egocentrismo do período sensório-motor (0-2anos) e suas repercussões no comportamento do bebê.

Apresentação e discussão coletiva acerca da diminuição do egocentrismo e o surgimento da consciência de si no período pré-operatório. Debate sobre as relações do período pré-operatório (segundo Piaget) com o período do complexo de Édipo (segundo Freud), ocorridos na mesma faixa etária segundo os autores.

Apresentação do período operatório concreto como consolidação do fim do egocentrismo e da firmeza de uma moralidade heterônoma com o nascimento do pensamento lógico e suas repercussões no comportamento de grupo infantil.

 

Bibliografia

Durkin, Kevin (1995) Developmental Social Psychology- from infancy to old age. Cambridge. Blackwell Publishers

Reymond-Rivier, Berthe (1986)  O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente, Lisboa, Aster