Sumários
ARTE, DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
4 Abril 2018, 11:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
ARTE, DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
Desenvolvimento Psicológico na adolescência
A adolescência e puberdade: aspectos psicossociológicos e culturais (introdução)
A variabilidade histórica e contextual na definição do período da adolescência e das suas características. Os “ritos de passagem” nas sociedades tradicionais e nas sociedades contemporâneas: consequências no plano do sentimento de inclusão na comunidade ou/e da possibilidade de construção de processos individuais na escolha dos percursos de vida.
Bibliografia
Durkin. K. (op.cit.)
Reymond-Rivier, B. (op.cit.)
Lehale, H. Psychologie des Adolescents, Paris, Puf,
“L´adolescence Sociale” in Science et Vie, 188, Spt.94
Oliveira, Mª Cláudia (2006) “Identidade, Narrativa e Desenvolvimento na Adolescência:
uma Revisão Crítica”. In. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 2, mai./ago. 2006, pgs. 427-4361º TESTE (avaliação contínua)
23 Março 2018, 10:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
1º TESTE (avaliação contínua)
DANÇA, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
21 Março 2018, 11:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
DANÇA, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Da percepção à representação.
Dança e Psicologia do Desenvolvimento. Motricidade e percepção enquanto base de toda a aprendizagem: a percepção do tempo, do espaço e da forma. A exploração motora, perceptiva e expressiva enquanto reflexo e enquanto estímulo para as capacidades gerais de aprendizagem.
Os exemplos da leitura e da matemática.
Potencialidades da dança em contextos de educação e de reeducação.
Esclarecimento de dúvidas, com vista ao 1ºteste (23 de Março)
Bibliografia
Barret, M (1982) A Educação em Arte, Lisboa, Presença
Dulicai, D. (s/d) “Theories and methods of Dance movement-therapy” (artº não publicado)
Gardner, Howard (1973) The Arts and the Human Development, N.Iorque, J.Wiley & Sons
Gilbert, Anne G. (2004) “Brain Compatible Approach to studio Dance”
(www.newhorizons.org/strategies/artsineducation)
Humphrey, J. (1987) - Child Development and Learning through Dance, AMS Press
Lowenfeld, V. e col. (1977) O Desenvolvimento da Capacidade Criadora, S.Paulo, Ed.M.Jou
Priddle, R. (ed.) s/d Psychological Perspectives on Dance, N.Iorque, CORD
SCHILLER, Wendy e col (2003), “Dance – Moving beyond steps to ideas Wright”, in Wright, Susan, (2003) Children, Meaning-making and the Arts, Australia, Pearson Education
DANÇA E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO: o nascimento do pensamento lógico (conclusão)
16 Março 2018, 10:00 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
O nascimento do pensamento lógico e sua influência no comportamento infantil (conclusão). A construção do conhecimento; relações entre crianças.
Debate sobre o vídeo-documentário da aula anterior em busca de pistas acerca dos motivos pelos quais as crianças de diferentes idades respondem aos testes de modo diferente.
Apresentação da teoria piagetiana acerca do modelo cognitivo baseado no egocentrismo do período sensório-motor (0-2anos) e suas repercussões no comportamento do bebê.
Apresentação e discussão coletiva acerca da diminuição do egocentrismo e o surgimento da consciência de si no período pré-operatório. Debate sobre as relações do período pré-operatório (segundo Piaget) com o período do complexo de Édipo (segundo Freud), ocorridos na mesma faixa etária segundo os autores.
Apresentação do período operatório concreto como consolidação do fim do egocentrismo e da firmeza de uma moralidade heterônoma com o nascimento do pensamento lógico e suas repercussões no comportamento de grupo infantil.
Bibliografia
Durkin, Kevin (1995) Developmental Social Psychology- from infancy to old age. Cambridge. Blackwell Publishers
Reymond-Rivier, Berthe (1986) O Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente, Lisboa, Aster