Sumários
Mão – manipulação – risco. Vetores e trajetórias (cont.)
6 Março 2018, 11:00 • Daniel Tércio Ramos Guimarães
Propostas dos discentes organizados em pequenos grupos.
Aula 4 - Palavras que dançam
28 Fevereiro 2018, 12:30 • margarida moura
- A comunicação inter-pessoal e a dinâmica de grupos.
Padrões de comunicação e efeitos da comunicação. O valor comunicacional do
corpo.
- A expressão vocal (duração de um som, sustentação, aceleração e retardamento
de sons diferentes). Qualidades do some de emissão sonora. Sons espontâneos e
intencionais.
- Revisão e inclusão de variantes nos jogos: JOGOS DE APRESENTAÇÃO, JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEPÇÕES e JOGOS DE
VOZ E HISTÓRIAS: "poema em movimento": leitura branca, leitura
confortável, leitura/interpretação com registo diferente e sugerido pelo
docente. Palavras que dançam com e sem inclusão da palavra.
Bibliografia:
Beja, F.; Topa J. & Madureira C. (2007). Drama, pois! Jogos e projectos de expressão dramática. Porto Editora. Porto.
Read, H. (1982). A Educação pela arte. Edições 70. Lisboa.
Rooyackers, P. (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.
Sousa, A. (2003). A Educação pela arte a artes na educação: 2º volume Drama e Dança. Ed. Piaget. Lisboa.
Trigo, E. A. (1999). La corporeidad como expresión de lo humano. In Creatividad y motricidad, (pp. 60-86). Barcelona: Inde. (FMH – 21047).
Mão – manipulação – risco. Vetores e trajetórias.(Cont.)
27 Fevereiro 2018, 11:00 • Daniel Tércio Ramos Guimarães
Continuação da aula anterior.
Experimentação de instrumentos e suportes de registo. Construção de pautas de movimento sobre superfície de exposição.
Inscrições do corpo em superfície de papel.
Aula 3 - A expressão vocal. Textos em movimento
21 Fevereiro 2018, 12:30 • margarida moura
- A comunicação interpessoal e a dinâmica de grupos.
Padrões de comunicação e efeitos da comunicação. O valor comunicacional do
corpo.
- Revisão e inclusão de variantes nos jogos: JOGOS DE APRESENTAÇÃO, JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEPÇÕES e JOGOS DE VOZ E HISTÓRIAS: "poema em movimento": leitura branca, leitura confortável, leitura/interpretação com registo diferente e sugerido pelo docente. .
Bibliografia:
Beja, F.; Topa J. & Madureira C. (2007). Drama, pois! Jogos e projectos de expressão dramática. Porto Editora. Porto.
Read, H. (1982). A Educação pela arte. Edições 70. Lisboa.
Rooyackers, P. (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.
Sousa, A. (2003). A Educação pela arte a artes na educação: 2º volume Drama e Dança. Ed. Piaget. Lisboa.
Trigo, E. A. (1999). La corporeidad como expresión de lo humano. In Creatividad y motricidad, (pp. 60-86). Barcelona: Inde. (FMH – 21047).
Mão – manipulação – risco. Vetores e trajetórias.
20 Fevereiro 2018, 11:00 • Daniel Tércio Ramos Guimarães
Reflexão
sobre o ato de desenhar.
Registos de gestos e rastos de movimento.
Experimentação
de instrumentos e suportes de registo.
Construção de pautas de movimento sobre
uma superfície de exposição.
Bibliografia
Forsythe, W. (2010). Choreographic Tools. [CDRom]
Tércio, D. (2015). “O desenho enquanto exercício performativo”. In #14.art. Arte e desenvolvimento humano. Aveiro: Universidade de Aveiro