Sumários

Mão – manipulação – risco. Vetores e trajetórias (cont.)

6 Março 2018, 11:00 Daniel Tércio Ramos Guimarães

Propostas dos discentes organizados em pequenos grupos.


Aula 4 - Palavras que dançam

28 Fevereiro 2018, 12:30 margarida moura

- A comunicação inter-pessoal e a dinâmica de grupos. Padrões de comunicação e efeitos da comunicação. O valor comunicacional do corpo.
- A expressão vocal (duração de um som, sustentação, aceleração e retardamento de sons diferentes). Qualidades do some de emissão sonora. Sons espontâneos e intencionais.
- Revisão e inclusão de variantes nos jogos: JOGOS DE APRESENTAÇÃO,  JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEPÇÕES e JOGOS DE VOZ E HISTÓRIAS: "poema em movimento": leitura branca, leitura confortável, leitura/interpretação com registo diferente e sugerido pelo docente. Palavras que dançam com e sem inclusão da palavra.

Bibliografia:

Beja, F.; Topa J. & Madureira C. (2007). Drama, pois! Jogos e projectos de expressão dramática. Porto Editora. Porto.

Read, H. (1982). A Educação pela arte. Edições 70. Lisboa.

Rooyackers, P. (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.

Sousa, A. (2003). A Educação pela arte a artes na educação: 2º volume Drama e Dança. Ed. Piaget. Lisboa.

Trigo, E. A. (1999). La corporeidad como expresión de lo humano. In Creatividad y motricidad, (pp. 60-86). Barcelona: Inde. (FMH – 21047).





Mão – manipulação – risco. Vetores e trajetórias.(Cont.)

27 Fevereiro 2018, 11:00 Daniel Tércio Ramos Guimarães

Continuação da aula anterior.

Experimentação de instrumentos e suportes de registo. Construção de pautas de movimento sobre superfície de exposição.

Inscrições do corpo em superfície de papel.


Aula 3 - A expressão vocal. Textos em movimento

21 Fevereiro 2018, 12:30 margarida moura

- A comunicação interpessoal e a dinâmica de grupos. Padrões de comunicação e efeitos da comunicação. O valor comunicacional do corpo.

- A expressão vocal (duração de um som, sustentação, aceleração e retardamento de sons diferentes). Qualidades do some de emissão sonora. Sons espontâneos e intencionais.
- Revisão e inclusão de variantes nos jogos: JOGOS DE APRESENTAÇÃO,  JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEPÇÕES e JOGOS DE VOZ E HISTÓRIAS: "poema em movimento": leitura branca, leitura confortável, leitura/interpretação com registo diferente e sugerido pelo docente. .

Bibliografia:

Beja, F.; Topa J. & Madureira C. (2007). Drama, pois! Jogos e projectos de expressão dramática. Porto Editora. Porto.

Read, H. (1982). A Educação pela arte. Edições 70. Lisboa.

Rooyackers, P. (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.

Sousa, A. (2003). A Educação pela arte a artes na educação: 2º volume Drama e Dança. Ed. Piaget. Lisboa.

Trigo, E. A. (1999). La corporeidad como expresión de lo humano. In Creatividad y motricidad, (pp. 60-86). Barcelona: Inde. (FMH – 21047).


Mão – manipulação – risco. Vetores e trajetórias.

20 Fevereiro 2018, 11:00 Daniel Tércio Ramos Guimarães

Reflexão sobre o ato de desenhar.
Registos de gestos e rastos de movimento.
Experimentação de instrumentos e suportes de registo.
Construção de pautas de movimento sobre uma superfície de exposição.

Bibliografia

Forsythe, W. (2010). Choreographic Tools. [CDRom]

Tércio, D. (2015). “O desenho enquanto exercício performativo”. In #14.art. Arte e desenvolvimento humano. Aveiro: Universidade de Aveiro