Sumários
Aula 2 - A comunicação verbal e não verbal
14 Fevereiro 2018, 12:30 • margarida moura
- A
comunicação verbal e não verbal (literal, não literal e abstracta)
- O valor comunicacional do corpo. Exploração de diferentes espaços: próprio,
partilhável, colectivo.
JOGOS DE APRESENTAÇÃO (facilitam o contexto para a expressão dramática e
teatral) com e sem contacto, com e sem significado, sempre com inclusão de
movimento.
JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEPÇÕES (apelam ao desenvolvimento sensorial e ás capacidades de atenção e concentração privilegiando-se a comunicação não verbal, conducentes a uma relação de confiança e cumplicidade com os outros).
JOGOS DE VOZ E HISTÓRIAS (desenvolvem a oralidade e estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de partida, explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e colectiva).
- Tarefa Formativa para a próxima aula: Os estudantes trazem um texto à escolha.Bibliografia:
Beja, F.; Topa J. & Madureira C. (2007). Drama, pois! Jogos e projectos de expressão dramática. Porto Editora. Porto.
Rooyackers, P. (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.
Sousa, A. (2003). A Educação pela arte a artes na educação: 2º volume Drama e Dança. Ed. Piaget. Lisboa.
Aula 1 - Apresentação da disciplina
7 Fevereiro 2018, 12:30 • margarida moura
- Apresentação do programa de PEC II com especial atenção para o processo avaliativo da cadeira. Trabalho de turma a apresentar no final do semestre e que deverá revelar a influência dos 2 blocos lecionados na cadeira mais o tratamento criativo dado à informação, por parte dos estudantes. A apresentação acontece num espaço exterior à FMH.
- Apresentação do programa específico do bloco, Movimento e Expressão Dramática. Explicitação do processo avaliativo:
E (Evolução) - momento formativo, processual que inclui, a assiduidade, a pontualidade, a participação ativa, o empenhamento objetivo nas tarefas propostas pelo professor, a cooperação com o outro, a interajuda, os comportamentos e atitudes conducentes a um clima de aula eficaz e eficiente.
P1 (Prática Individual) – Diz respeito à concepção e apresentação de 2 tarefas, uma de construção e vivência do personagem (P1a) e outra de movimento e voz/texto (P1b). Tarefas individuais apresentadas em contexto de aula.
P2 (Prática Coletiva) – Refere-se à apresentação de uma tarefa de construção de um texto criativo e coletivo (com inclusão de movimento e de personagem) consequente da desconstrução de um conjunto de textos individuais. Tarefa realizada em pequenos grupo. Valoriza-se a relação do movimento com o texto, a voz e a personagem. Avalia-se a interpretação individual e coletiva de acordo com o guião dramático de cada grupo..
Nota final MED = 30% E + 30% P1 (15% P1a + 15% P1b) + 40% P2
Apresentação da Unidade Curricular PEC II e do bloco Movimento e Expressão Plástica
6 Fevereiro 2018, 11:00 • Daniel Tércio Ramos Guimarães
Esclarecimento dos objetivos e da organização sequencial dos
conteúdos do bloco Movimento e Expressão Plástica.
Exposição da literatura e
dos recursos disponíveis.
Previsão das tarefas a realizar e processo de
avaliação.
Apresentação
dinâmica dos estudante a partir da introdução do primeiro tema do bloco: ponto, linha e plano.