Sumários
Aula 8 - férias da páscoa
28 Março 2018, 12:30 • margarida moura
Férias da Páscoa para os estudantes
Aula 7 - Exercício da vivência da personagem
21 Março 2018, 12:30 • margarida moura
- A comunicação
verbal e não verbal (literal, não literal e abstrata) . A comunicação interpessoal
e a dinâmica de grupos. Comunicação para um público. Padrões de comunicação e
efeitos da comunicação. O valor comunicacional do corpo.
- O personagem.
Construção e desconstrução do personagem. A personificação do personagem. A
personagem real em ação real, a personagem fictícia em ação real, a personagem
real em ação fictícia e a personagem
fictícia em ação fictícia.
Experimentação da personagem em contexto exterior à sala de aula.
- Reflexão conjunta professor-estudantes sobre a consecução do exercício. Aspetos mais e menos conseguidos.
Bibliografia
Stanislavki, C. (1986). A construção da personagem. 4ª ed. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro.
Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.
Aula 6 - Construção da personagem. Trabalho de respiração e voz
14 Março 2018, 12:30 • margarida moura
- O processo de criação e de improvisação do personagem em
movimento através de temas, textos, ideias, frases e conceitos. A distinção
entre 2 tipos de projetos: criativo e de criação adaptado ao personagem.
- Conhecimento da caraterização da personagem: identificação, gostos,
experiências, limitações, possibilidades, etc. Apresentação das personagens aos
colegas.
- Jogos de respiração, de voz e de texto, com o objetivo de desenvolver a
oralidade e estruturas narrativas diferenciadas através de diversos pontos de
partida, explorando e desenvolvendo a atenção, imaginação individual e
coletiva:1) aquecendo a voz (exercícios de respiração); 2) textos expirados
(Barqueirinho e Velhinha); 3) história que se completa.
Bibliografia
Beja, Francisco; Topa José & Madureira Cristina (1999). Drama, pois! Jogos e projetos de expressão dramática. Porto Editora. Porto.
Fontes, Martins (2001). Manual do ator. C. Stanislavski. S. Paulo.
Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. 2º volume drama e dança. Horizontes Pedagógicos Instituto Piaget.
O Corpo enquanto matéria plástica.
13 Março 2018, 11:00 • Daniel Tércio Ramos Guimarães
Introdução à questão do Corpo enquanto matéria plástica. Possibilidades
e limites de expressão do corpo.
Máscara. Exemplos de máscaras considerando as funções, os contextos,
os materiais e as finalidades. Exercícios de construção de presenças mascaradas.
A incorporação da máscara.
Videografia
Hexentanz de Mary Wigman <https://www.youtube.com/watch?v=AtLSSuFlJ5c>
Aula 5 - Inicio da construção da personagem
7 Março 2018, 12:30 • margarida moura
- A mensagem
organizada. As características e os significados das mensagens não verbais.
Codificação e descodificação da mensagem. O significado da mensagem. O
intérprete e o interpretante. Interação simbólica.
O corpo portador de mensagem. O corpo narrativo. Construção e desconstrução da
mensagem.
- A expressão vocal (duração de um som, sustentação, aceleração e retardamento
de sons diferentes). Qualidades do som e de emissão sonora. Sons espontâneos e
intencionais. A respiração, a altura do som, o volume da voz, a velocidade da
emissão. A entoação. Efeitos da alternância. Silêncio e emissão sonora.
- Consciencialização do movimento realçando a postura e naturalidade de
expressão.
- Exploração de diferentes espaços: próprio, partilhável, colectivo.
- JOGOS DE APRESENTAÇÃO, JOGOS DE SENSAÇÕES / PERCEPÇÕES, JOGOS DE VOZ E HISTÓRIAS e JOGOS DE CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO / MOVIMENTO. Inicio da "construção da personagem".
- Tarefa Formativa para a próxima aula: Os estudantes enviam por e- mail a caracterização da personagem o mais completa possível (identificação, gostos, traumas, relações sociais, familiares, ... etc.). Avaliação individual.
Bibliografia
Beja, F.; Topa J. & Madureira C. (2007). Drama, pois! Jogos e projectos de expressão dramática. Porto Editora. Porto.
Fontes, M.(2001). Manual do actor. C. Stanislavski. S. Paulo.
Monteiro, R. (1994). Jogos dramáticos. 7ª edição. Editora Ágora. Brasil.
Rooyackers, P. (2003). 101 Jogos dramáticos - Aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz de conta. Col. práticas pedagógicas. Ed. Asa.
Stanislavki, C. (1986). A construção da personagem. 4ª ed. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro.