Sumários
Métodos e técnicas somáticas: enquadramento contextual do seu desenvolvimento no século XX
28 Setembro 2016, 16:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Métodos e técnicas somáticas: enquadramento contextual do seu desenvolvimento no século XX. O modo como as relações corpo/mente têm sido perspectivadas, em diferentes contextos culturais (conclusão). Debate em torno do documentário visionado na aula anterior, em torno dos seguintes tópicos: dança e cultura; dança, religião e espiritualidade; dança, corpo e mente; dança e bem estar individual/social
Noções de dança teatral, dança social, dança ritual e de dança terapêutica.
Introdução aos conceitos básicos da disciplina: Alinhamento, Tonicidade e respiração; Método Feldenkrais
27 Setembro 2016, 16:00 • Rita de Carvalho Duarte Rato
Alinhamento, Tonicidade e respiração
1.Desenho do Corpo
1.Na posição de deitado no solo (decúbito dorsal): tomada de consciência da respiração e consciencialização do Eixo Corporal. “Inventário” corporal: simetrias ou assimetrias laterais (direito/esquerdo); pontos do corpo que apoiam e não apoiam no chão. Verificação das diferenças em termos de peso. 2 Exercícios de consciencialização corporal de Feldenkrais
De pé – consciencialização da Verticalidade (apoios e eixo do corpo). Oscilações para a frente, trás e para os ladosEm pé – Análise das modificações no alinhamento, postura, distribuição do peso e respiraçãoTrabalho a pares: toque para retirar o parceiro do eixo corporal ( associada ao exercício anterior).
Métodos e técnicas somáticas: enquadramento contextual do seu desenvolvimento no século XX
21 Setembro 2016, 16:30 • Maria Luisa da Silva Galvez Roubaud
Métodos e técnicas somáticas: enquadramento contextual do seu desenvolvimento no século XX. O modo como as relações corpo-mente têm sido perspectivadas, em contextos culturais distintos. Visionamento do documentário “Dancing – The Lord of the Dance” (de Geoff Dunlop; Rhoda Grauer; Raoul Trujillo. Editora: Chicago, IL : Home Vision, 1993)
Apresentação da disciplina
20 Setembro 2016, 16:00 • Rita de Carvalho Duarte Rato
Apresentação da disciplina e dos docentes.