Sumários

Aula 14 - Revisões e aperfeiçoamento das composições coreográficas

21 Novembro 2018, 16:00 margarida moura

Revisões das danças e coreografias tradicionais sujeitas à 2ª avaliação de reprodução.
Erva Cidreira - Ribatejo
Esta Noite fui ao Fontelo - Isabel Silvestre, Eu
Janeiradas - Romanças, Azul Desejo

Aperfeiçoamento das composições coreográficas de acordo com a auto-avaliação, a avaliação recíproca e a avaliação formativa do docente

Bibliografia:
Moura, M. (2018). Danças e coreografias tradicionais portuguesas. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – TDS I
Dicografia: Moura, M. (2018). Danças e coreografias tradicionais portuguesas. Materiais Sonoros. Sistema de Gestão e Aprendizagem – TDS I


Aula 13 - Revisão dos conteúdos técnico-artísticos sujeitos a avaliação de reprodução

20 Novembro 2018, 13:30 margarida moura

- Revisão dos conteúdos técnico-artísticos sujeitos à avaliação de reprodução 2, a saber: - Erva Cidreira - dança tradicional ribatejana. - Esta noite fui ao fontelo - coreografia tradicional. Autor, Isabel Silvestre; álbum, Eu. - Saias de luar - coreografia tradicional. Autor, Real Companhia; álbum, Real Companhia. - Janeiradas - coreografia tradicional. Autor, Romanças; álbum, Azul Desejo. 

. Esta Noite Fui ao Fontelo (Isabel Silvestre, Eu). Passos: serrar simples, gingão rodado, lateral picado, serrar com inclinação. MS: nível inferior descontraídos, nível superior e posição básica. Espaço: filas mistas laterais-faciais desalinhadas.
. Saias de Luar (Real Companhia). Passos: serrar simples e passo de vira nas variantes: avançar, recuar, rodado, semi-rodado. MS: nível inferior descontraídos, nível superior ondulantes e posição básica. Espaço: filas mistas laterais-faciais desalinhadas.

. Erva-cidreira (Ribatejo). Passos: passeio a avançar, passeio à volta do par com palmas, escovinha com o par.  Membros superiores/pegas: mãos dadas em carreiras, entrelaçados faciais, nível médio com palmas, nível superior. Espaço: roda simples em carreiras-lateral, roda simples facial-lateral, roda simples lateral-concêntrica.

. Janeiradas (Raízes, Diabo do Belho). Passos: passeio, tacão e bico, galope, gingão lateral, escovinha. Membros superiores/pegas: estalinhos de dedos faciais, posição básica, palmas faciais, mão dada facial a nível médio, posição algarvia lateral, entrelaçados facial, posição de valsa. Espaço: roda dupla facial-concêntrica-excêntrica, roda dupla lateral-lateral.


Bibliografia:

Moura, M. (2018). Danças e coreografias tradicionais portuguesas. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – TDS I
Dicografia: Moura, M. (2018). Danças e coreografias tradicionais portuguesas. Materiais Sonoros. Sistema de Gestão e Aprendizagem – TDS I


Aula 12 - Avaliação das composições coreográficas tradicionais

16 Novembro 2018, 14:30 margarida moura

Avaliação das composições coreográficas tradicionais elaboradas pelos estudantes. Trabalho de grupo sobre temas musicais tradicionais sugeridos pelo docente.

Grupo 1: Bruno Braga, Catarina Silva, Carolina Lopes, Inês Maia, Leonor Patrício, Márcia Gonçalves, Maria Angelina, Patrícia Sequeira.

música / autor / album: Pisa Fronteiras - Júlio Pereira, Geografias

Grupo 2: Beatriz Azevedo, Leonor Silva, Inês Tavares, Margarida Ramos, Juan Antonio Torres, Fabiana Mors, Michele Luceac, Alexandra Figueira.

música / autor / album: Faro Luso - Júlio Pereira, Geografias

Grupo 3: Filipa Viana, Catarina Aires, Inês Evaristo, Rebeca Silva, Francisco Pedrosa, Mariana Soveral, Ana Rita Jorge, Neuma Nicole da Fonseca

música / autor / album: Fon Fon Fon - Deolinda, Canção ao lado.


DI 14. Square Dance

14 Novembro 2018, 16:00 Maria João Alves

Revisão: The Bridge (América do Norte - EUA), Vlaški (Europa de Leste - região dos Balcãs - Sérvia) e Tanko Pushi (Japão).

Ensino-Aprendizagem da dança tradicional: Square Dance (América do Norte – EUA).


DI 13. The Bridge, Vlaski e Tanko Pushi

13 Novembro 2018, 13:30 Maria João Alves

Revisão: Ma Navu (Europa/Médio Oriente – Israel) e do passo base das danças: Mazurca em cadeia (Europa Central – Polónia) e Schottish (Europa Central – Alemanha).

Ensino-Aprendizagem das danças tradicionais: The Bridge (América do Norte - EUA), Vlaški (Europa de Leste - região dos Balcãs - Sérvia) e Tanko Pushi (Japão).