Sumários
Aula 6 - Escolha do acompanhamento sonoro para a composição coreográfica em DCTP
19 Outubro 2018, 14:30 • margarida moura
- Escolha do acompanhamento sonoro para o exercício de composição coreográfica em DCTP (danças e coreografias tradicionais portuguesas). Selecção feita pelos estudantes das sugestões musicais propostas pelo docente.
Grupo 1: Pisa Fronteiras - Júlio Pereira, Geografias
Bruno Braga
Catarina Silva
Carolina Lopes
Inês Maia
Leonor Patricio
Márcia Gonçalves
Maria Angelina
Patrícia Sequeira
Grupo 2: Faro Luso - Júlio Pereira, Geografias
Beatriz Azevedo
Leonor Silva
Inês Tavares
Margarida Ramos
Juan Antonio Torres
Fabiana Mors
Michele Luceac
Alexandra Figueira
Grupo 3: Fon Fon Fon - Deolinda, Canção ao lado
Filipa Viana
Catarina Aires
Inês Evaristo
Rebeca Silva
Francisco Pedrosa
Mariana Soveral
Ana Rita Jorge
Neuma Nicole da Fonseca
O exercício de composição coreográfica é da responsabilidade dos estudantes com tutoria do docente.
- Revisão geral das danças e coroegrafias tradicionais dadas até ao momento: Maragato Son | Sopa de Passos; Patuscada em Linha e em Roda, Regadinho (Minho); Sr. Vinho, Malhão do Douro.
DI8. Avaliação prática
17 Outubro 2018, 16:00 • Maria João Alves
Avaliação prática das danças aprendidas entre a 1ª e a 6ª sessão, inclusive.
DI7. Revisões e esclarecimento de dúvidas
16 Outubro 2018, 13:30 • Maria João Alves
Revisões e esclarecimento de dúvidas.
DI6. Composição coreográfica
12 Outubro 2018, 14:30 • Maria João Alves
Revisão: Haderiansschottish (Europa – Suécia) e Sept Sauts (Europa – França e País Basco).
Aula 5 - Revisões das danças dadas até ao momento. Aprendizagem da dança Douriense Malhão Malhão
10 Outubro 2018, 16:00 • margarida moura
- Revisão e aperfeiçoamento da coreografia tradicional
Sopa de Passos (parte A e B). Aprendizagem da
parte C.
- Revisão e aperfeiçoamento das coreografias tradicionais, Patuscada em Linha, Patuscada em Roda (Raízes, Diabo do Belho, Patuscada) e Sr. Vinho (Mariza, Fado em Mim, Sr. Vinho).
- Aprendizagem da dança tradicional douriense, Malhão Malhão (Sete Saias, Sete Saias, Malhão Malhão). Dança realizada em filas simples faciais-laterais e em roda dupla facial-concêntrica/excêntrica, utilizando os passos: serrar simples e malhão (a avançar e a recuar sozinho e com o par, rodado e a trocar de lugar com o par. Posição dos braços / pega: nível inferior facial descontraídos, nível superior e nível inferior com palmas).
Bibliografia: Moura, M. (2018). Danças e coreografias tradicionais portuguesas. Sistema de Gestão e Aprendizagem – Técnicas de Dança Social I.
Observações: Leitura atenta do programa. Esclarecimentos de dúvidas junto do docente, com possibilidade de aferição até ao final do mês.