Sumários

Aula 6 - Escolha do acompanhamento sonoro para a composição coreográfica em DCTP

19 Outubro 2018, 14:30 margarida moura

- Escolha do acompanhamento sonoro para o exercício de composição coreográfica em DCTP (danças e coreografias tradicionais portuguesas). Selecção feita pelos estudantes das sugestões musicais propostas pelo docente.

Grupo 1: Pisa Fronteiras - Júlio Pereira, Geografias

Bruno Braga

Catarina Silva

Carolina Lopes

Inês Maia

Leonor Patricio

Márcia Gonçalves

Maria Angelina

Patrícia Sequeira

Grupo 2: Faro Luso - Júlio Pereira, Geografias

Beatriz Azevedo

Leonor Silva

Inês Tavares

Margarida Ramos

Juan Antonio Torres

Fabiana Mors

Michele Luceac

Alexandra Figueira

Grupo 3: Fon Fon Fon - Deolinda, Canção ao lado

Filipa Viana

Catarina Aires

Inês Evaristo

Rebeca Silva

Francisco Pedrosa

Mariana Soveral

Ana Rita Jorge

Neuma Nicole da Fonseca

O exercício de composição coreográfica é da responsabilidade dos estudantes com tutoria do docente.

- Revisão geral das danças e coroegrafias tradicionais dadas até ao momento: Maragato Son | Sopa de Passos; Patuscada em Linha e em Roda, Regadinho (Minho); Sr. Vinho, Malhão do Douro.



DI8. Avaliação prática

17 Outubro 2018, 16:00 Maria João Alves

Avaliação prática das danças aprendidas entre a 1ª e a 6ª sessão, inclusive.


DI7. Revisões e esclarecimento de dúvidas

16 Outubro 2018, 13:30 Maria João Alves

Revisões e esclarecimento de dúvidas.


DI6. Composição coreográfica

12 Outubro 2018, 14:30 Maria João Alves

Revisão: Haderiansschottish (Europa – Suécia) e Sept Sauts (Europa – França e País Basco). 

Composição coreográfica (CC) sobre a dança Troika (Europa do Norte – Rússia). 
Escolha da música e início do trabalho sobre a música da Composição Coreográfica de grupo.


Aula 5 - Revisões das danças dadas até ao momento. Aprendizagem da dança Douriense Malhão Malhão

10 Outubro 2018, 16:00 margarida moura

- Revisão e aperfeiçoamento da coreografia tradicional Sopa de Passos (parte A e B). Aprendizagem da parte C.

- Revisão e aperfeiçoamento das coreografias tradicionais, Patuscada em Linha, Patuscada em Roda (Raízes, Diabo do Belho, Patuscada) e Sr. Vinho (Mariza, Fado em Mim, Sr. Vinho).

- Aprendizagem da dança tradicional douriense, Malhão Malhão (Sete Saias, Sete Saias, Malhão Malhão). Dança realizada em filas simples faciais-laterais e em roda dupla facial-concêntrica/excêntrica, utilizando os passos: serrar simples e malhão (a avançar e a recuar sozinho e com o par, rodado e a trocar de lugar com o par. Posição dos braços / pega: nível inferior facial descontraídos, nível superior e nível inferior com palmas).


Bibliografia: Moura, M. (2018). Danças e coreografias tradicionais portuguesas. Sistema de Gestão e Aprendizagem – Técnicas de Dança Social I.

Observações: Leitura atenta do programa. Esclarecimentos de dúvidas junto do docente, com possibilidade de aferição até ao final do mês.