Sumários
Aula 4 - Aprendizagem da coreografia tradicional portuguesa Sr. Vinho
9 Outubro 2018, 13:30 • margarida moura
- Revisão e aperfeiçoamento das coreografias tradicionais, Patuscada em Linha, Patuscada em Roda e Sopa de Passos (parte A e B).
Sopa de Passos - parte B
Passos: tacão e bico a avançar e a recuar; vira na diagonal direita-frente e esquerda-frente.
Espaço: filas mistas laterais-faciais desalinhadas com enfoque nas direções: frente, trás, diagonais direita frente e esquerda frente.
MS: posição básica, nível superior ondulantes em sincronização com o passo.
- Aprendizagem da coreografia tradicional, Sr. Vinho (Mariza, Fado em Mim). Passos e posição dos membros superiores: serrar simples com braços a nível inferior descontraídos seguido de nível médio com palmas; malhão a avançar em sentido inverso e direto com braços a nível inferior mão dadas entrelaçadas; malhão à volta do par pela direita (dta) e pela esq (esq) com braços a nível superior; malhão a rodar com o par pela dta e pela esq com braços a nível inferior facial mãos dadas. Espaço: roda dupla lateral-lateral sentido inverso e direto, roda dupla facial-concêntrica/excêntrica.Bibliografia:
Moura, M. (2018). Danças e coreografias tradicionais portuguesas. Sistema de Gestão e Aprendizagem – Técnicas de Dança Social I
Observações: Leitura atenta do programa.
DI5. The Lucky Seven, Balecito – “Pilo-Pilo” e Yankee Doodle
3 Outubro 2018, 16:00 • Maria João Alves
Revisão: Troika (Europa do Norte – Rússia).
Ensino-Aprendizagem das danças tradicionais: The Lucky Seven (América do Norte – EUA), Balecito – “Pilo-Pilo” (América do Sul - Bolívia, Peru e norte da Argentina) e Ensino-Aprendizagem da dança tradicional: Yankee Doodle (América do Norte – EUA).DI4. Composição Coreográfica
2 Outubro 2018, 13:30 • Maria João Alves
Revisão: Haderiansschottish (Europa – Suécia) e Sept Sauts (Europa – França e País Basco).
DI3. Haderiansschottish e Sept Sauts (Europa – França e País Basco)
28 Setembro 2018, 14:30 • Maria João Alves
Revisão: Five foot Two (América do Norte – EUA) e Steppin’out (América do Norte – EUA).
Ensino-Aprendizagem das danças tradicionais: Haderiansschottish (Europa – Suécia), Troika (Europa do Norte – Rússia) e Sept Sauts (Europa – França e País Basco).Alves, M. J. (2013). Haderiansschottish [Sistema de gestão de aprendizagem FMH]. Retrieved from http://sga.fmh.ulisboa.pt/pluginfile.php?file=/6934/course/section/1534/haderiansschottis.pdf
Alves, M. J. (2013). Sept Sauts [Sistema de gestão de aprendizagem FMH]. Retrieved from http://sga.fmh.ulisboa.pt/pluginfile.php?file=/6934/course/section/1534/sept_saults.pdf
Alves, M. J. (2013). Troika [Sistema de gestão de aprendizagem FMH]. Retrieved from http://sga.fmh.ulisboa.pt/pluginfile.php?file=/6934/course/section/1534/TROIKA.pdf
Battilani, J. C. [Juancarlos Battilani]. (2009, março 19). Sept sauts by maurizio diamantini & giancarlo battilani [Video file]. Retrieved from https://www.youtube.com/watch?v=--bYwpPDijI&feature=related
Danskant [ Danskantvzw]. (2009, março 19). Troika (Het Driespan) Rusland [Video file]. Retrieved from https://www.youtube.com/watch?v=hBJHGvRinhANo SGA encontram outras versões em vídeo dos Sete Saltos e da Troika.
Aula 3 DCTP - Aprendizagem do Regadinho e da parte B da coreografia tradicional Maragato Son
26 Setembro 2018, 16:00 • margarida moura
- Revisão e aperfeiçoamento das coreografias tradicionais, Patuscada em linha, em Roda e Sopa de Passos (parte A).
- Aprendizagem da coreografia tradicional Maragato Son - Sopa de Passos (parte B). Movimento: passo de tacão e bico a avançar e a recuar e passo de vira a avançar e recuar nas diagonais direita-frente e esquerda-frente. Espaço: filas mistas laterais-faciais desalinhadas. MS/Pegas: posição básica e braços elevados a nível superior ondulantes.
Bibliografia:
Moura, M. (2018). Danças e coreografias tradicionais portuguesas. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – TDS I .
Observações: Leitura atenta do programa específico do módulo DCTP. Sistema de Gestão de Aprendizagem - TDS I, 2018.