Sumários
Aula 2 DCTP - Aprendizagem da coreografia tradicional "Sopa de Passos" parte A e da dança tradicional "Regadinho" (Minho)
25 Setembro 2018, 13:30 • margarida moura
- Revisão e aperfeiçoamento das coreografias tradicionais; Patuscada em Linha e em Roda (Raízes, Diabo do Belho).
- Aprendizagem da coreografia tradicional, Realejo-Maragato Son, "Sopa de Passos" (parte A). Passos e posição dos membros superiores (MS)/braços/pegas: passeio, marcha picado, gingão lateral, malhão. MS/pega: posição básica, nível superior e nível inferior descontraídos. Espaço: filas mistas laterais-faciais desalinhadas com enfoque nas direções: frente, trás, lado direito, lado esquerdo diagonais direita frente e esquerda frente, rodado no lugar, com e sem alternância de frente.
- Aprendizagem da dança tradicional, Regadinho (Minho). Passos e posição dos MS/pegas: passeio em sentido inverso e direto com braços em posição de braço dado (lateral); saltitado cruzado com braços a nível superior ondulantes; saltitado a trocar de lugar com braços em posição de braço dado oposta (facial). Espaço: roda dupla lateral-lateral sentido inverso e direto; roda dupla facial-concêntrica/excêntrica com “marias” no exterior da roda.
Bibliografia
Moura, M. (2018). Danças e coreografias tradicionais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – TDS 1.
Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.
Observações: Leitura atenta do programa específico do módulo DCTP. Sistema de Gestão de Aprendizagem - TDS I, 2018.
Aula 1 DCTP - Aprendizagem das coreografias tradicionais, Patuscada em Linha e Patuscada em Roda
21 Setembro 2018, 14:30 • margarida moura
a) Apresentação do programa específico da disciplina e do modulo – Danças e Coreografias Tradicionais Portuguesas. Referência ao processo de avaliação. Orientação bibliográfica.
b) Referência à organização da disciplina e do módulo (documentação e materiais de apoio à consecução das aulas dos módulos, programa e notícias divulgados no SGA da FMH).
c) Explicitação das regras de funcionamento (acesso ao SGA, pontualidade, assiduidade, saia como material de apoio nas aulas).
d) Explicação da barra de dança tradicional, existente no início de todas as aulas.
e) Início à aprendizagem da coreografia tradicional (CT) Patuscada (Raízes, Diabo do Belho) em linha. Passos: marcado no lugar com a perna direita e com a perna esquerda; passeio descrevendo um círculo pela direita e pela esquerda (realizam um “8” espacial); saltitado cruzado (no lugar) com a direita e com a esquerda; saltitado descrevendo um quadrado espacial pela direita e pela esquerda. Posição dos braços: posição básica, nível superior ondulantes. Espaço: filas mistas laterias-faciais desalinhadas. Evoluções espaciais: “oitos” pela direita e pela esquerda; quadrados pela direita e pela esquerda.
f) Início à aprendizagem da coreografia tradicional (CT) Patuscada (Raízes, Diabo do Belho) em roda. Passos: cumprimento com a direita, cumprimento com a esquerda, marcado no lugar com a direita e com a esquerda; passeio rodado com o par pela direita e pela esquerda de mãos dadas; saltitado em frente trocando de lugar com o par com os braços em posição básica. Posição dos braços: nível inferior facial mão dada (direita-esquerda), posição básica, nível inferior facial mãos dadas. Espaço: roda dupla facial-concêntrica/excêntrica, roda dupla lateral-lateral sentido inverso e direto.
Bibliografia:
Moura, M. (2018). Danças e coreografias tradicionais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão de Aprendizagem – TDS 1.
Observações: Leitura atenta do programa específico do módulo DCTP. Sistema de Gestão de Aprendizagem - TDS I, 2018.
DI2. Aprendizagem do Five Foot Two, Steppin’out e Fjaskern.
19 Setembro 2018, 16:00 • Maria João Alves
Revisão: An Dro (Europa Central – região da Bretanha – França), Hanter Dro (Europa Central – região da Bretanha – França), Havermeuleke (Europa Central – região da Flandres - Bélgica) e Fjaskern (Europa – Dinamarca e Suécia).
Alves, M. J. (2013). Five Foot Two [Sistema de gestão de aprendizagem FMH]. Retrieved from www.fmh.ulisboa.pt/elearning/file.php?file=%2F145%2Fdescricoes%2FFive_foot_two.pdf
Korf, E. (1991). Stepping’Out (USA) [website]. Retrieved from http://www.mts.net/~jinks/fd/stepping.htm
Danskant [ Danskantvzw]. (2009, março 19). Stepping Out (USA) [Video file]. Retrieved from https://www.youtube.com/watch?v=r0HoWrpZBYkDI1. Apresentação do programa do módulo Danças Internacionais (DI). Aprendizagem do Andro, Hanter Dro, Havermeuleke e Fjaskern.
18 Setembro 2018, 13:30 • Maria João Alves
Reflexão sobre o programa de Danças Internacionais e em especial sobre o processo avaliativo.
Ensino-Aprendizagem das danças tradicionais: An Dro (Europa – região da Bretanha – França), Hanter Dro (Europa – região da Bretanha – França), Havermeuleke (Europa – região da Flandres - Bélgica) e Fjaskern (Europa – Dinamarca e Suécia).Alves, M. J. (2013). Andro [sistema de gestão de aprendizagem FMH]. Retrieved from www.fmh.ulisboa.pt/elearning/file.php?file=%2F145%2Fdescricoes%2FAn_Dro.pdf
Alves, M. J. (2013). Hanter Dro [sistema de gestão de aprendizagem FMH]. Retrieved from www.fmh.ulisboa.pt/elearning/file.php?file=%2F145%2Fdescricoes%2FHanter_Dro.pdf
Alves, M. J. (2013). Havermeuleke [sistema de gestão de aprendizagem FMH]. Retrieved from www.fmh.ulisboa.pt/elearning/file.php?file=%2F145%2Fdescricoes%2FHavermeuleke.pdf
Alves, M. J. (2013). Fjaskern [sistema de gestão de aprendizagem FMH]. Retrieved from sga2015.fmh.ulisboa.pt/file.php?file=%2F145%2Fdescricoes%2FFJAESKERN.pdf
Plazartscenter [ plazaartscenter]. (2010, março 30). Swedish Dance - Fjäskern (Hurry Scurry) [Video file]. Retrieved from https://www.youtube.com/watch?v=i6l3BsZZCqs